A Coleção 50 Anos Hoje, do pesquisador e publicitário Durango Duarte, em síntese, é um diário que contém uma seleção de efemérides, das mais singelas às de maior relevância, ocorridas na capital amazonense, na virada dos anos 1960 para os 1970, e publicadas nos principais jornais impressos de Manaus daquela época.
De comemorações de aniversários a realizações de festas e concursos de beleza; de fundações e criações de empresas, entidades, estabelecimentos comerciais, indústrias e instituições até aos lançamentos e inaugurações de obras importantes para a cidade, cada um dos 1.095 dias, compreendidos entre 1º de janeiro de 1969 e 31 de dezembro de 1971, possui, ao menos, um acontecimento destacado nestes três primeiros volumes.
São eventos – pequenos ou grandes – que, inicialmente, talvez não possuam nenhuma importância para você, mas que poderão, sim, ser de grande utilidade para estudos e projetos futuros, sejam eles estudantis, acadêmicos ou profissionais.
No Volume I – 1969, são apresentadas algumas efemérides de destaque, como os aniversários de 65 anos do Jornal do Comércio e de 60 anos da Faculdade de Direito do Amazonas; o início do funcionamento da Rádio Tropical; a inauguração do Conjunto Presidente Castelo Branco, no Parque 10; o centenário do Colégio Amazonense D. Pedro II, e a instalação do Comando Militar da Amazônia, entre outras.