Conheça o Instituto

O Instituto Durango Duarte (IDD) foi inaugurado em 15 de abril de 2016 e é uma associação civil sem fins lucrativos e com objetivos não econômicos.

O IDD realiza, promove e patrocina reuniões, palestras e cursos; gerencia e sistematiza fontes secundárias de conteúdo político, histórico, social e econômico, e faz o lançamento de produções literárias próprias.

Todo o material produzido pelo Instituto e seu parceiros sobre a história de Manaus e do Amazonas estão neste site, como artigos, coletâneas especiais, vídeos, fotografias, recortes de jornais e revistas antigos, entre outros.

O IDD possui ainda em sua biblioteca particular mais de oito mil obras, diários oficiais, jornais e revistas digitalizados, cartografias e produções audiovisuais, além de um acervo iconográfico e documental. No entanto, esse material não está disponível para consulta neste momento.

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

Sistematizar e disponibilizar conteúdo histórico da cidade de Manaus em meio virtual;

Incentivar a produção literária de forma independente ou em parceria com o setor público e privado;

Promover o debate de temas de relevância regional;

Preservar o acervo físico documental.

VISÃO

Ser reconhecido como uma grande unidade virtual de informação no estado do Amazonas;

Tornar-se uma instituição de apoio que estimule a comunidade acadêmica a tratar dos temas que o IDD se propõe a oferecer, particularmente sobre Manaus, o Amazonas e a Amazônia;

Incentivar a produção de teses, monografias e dissertações sobre a história de Manaus e do Amazonas;

VALORES

Manter o compromisso com a democratização do acesso à informação, de forma equitativa, respeitando a ética e os valores humanos, estimulando, assim, a formação do pensamento amazônico por meio do conhecimento da história local.

Estatuto

O estatuto social do Instituto Durango Duarte.