
A Amazônia lograda, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt em seu artigo “A Amazônia Lograda” escreve que a opulenta região da Amazônia foi mais uma vez lograda. Apesar da promulgação da Carta Magna, a comissão de orçamento da Câmara dos deputados desprezou a verba que seria destinada aos melhoramentos da Amazônia. Ademais a Amazônia precisa ser olhada com aquela atenção que sempre fez por merecer.

Os Larápios, de Agnello Bittencourt
Os larápios estão se multiplicando por toda parte. A arte de roubar e de furtar aperfeirçoa-se e se alastre de modo assustador. Já se foi o dia em que podíamos dormir de portas abertas e que as casas comerciais dispensavam os cofres fortes, pois se guardavam as grandes quantias em gavetas.

Estradas de rodagens, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt em seu artigo “Melhoramentos da Amazônia” elenca os melhoramentos que a Amazônia necessita: Estradas de rodagens, catequeses de selvagens e apoio as indústrias. Não está completa a lista dos melhoramentos reclamados pela Amazônia, cuja execução dependerá da entrega aos respectivos governos.

Dia de Finados, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt descreve em sua artigo suas impressões sobre o Dia dos Finados. “Tristes recordações avassalam nosso espírito e confrangem o nosso coração neste dia consagrado aos morto. É justo que reverenciemos, no compungimento de uma grande saudade, os entes que privaram conosco… Como grãozinhos da ampulheta do tempo, esperemos lá fora, na luta da sociedade, que chegue a nossa queda, ouvindo a consoladora sentença: Laborum Meta”

A samaumeira do Ayapuá, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt em seu artigo “A samaumeira do Ayapuá”, escreve sobre a enorme samaumeira de 65 metros de altura, que domina gigantescas e lindas castanheiras tendo-as como visinhas. Este belo exemplar do mundo vegetal foi filmada por Silvino Santos em 1921, para o filme “O País das Amazonas”. Portanto, a samaumeira do ayapuá é uma sentinela dos séculos

Maguari, sentinela do lago, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt em seu artigo “Maguarí, sentinela do lago” escreve sobre o Ardea Socoi, o maguari, a maior das garças indígenas. Que comumente é encontrado nas embocaduras de lagos e igarapés de nossa região. Amante de sua liberdade, o maguarí é indomesticável.

Necessidade de uma predial, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt em seu artigo, comenta que Manaus precisa de uma empresa predial, rara é a capital que não tem uma organização desta natureza. Manaus está cheia de terrenos baldios, inclusive na parte central. Portanto, precisamos crescer e agasalhar a população.

Balanço entre duas épocas, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt em seu artigo no O Jornal, descreve sobre o passado (1910) e o futuro da cidade de Manaus (1946). Bittencourt fala sobre um artigo de uma revista de quatro décadas atrás, que previa para esta cidade uma grandeza surpreendente, algo que não se realizou.

Exposições-feiras, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt em seu artigo no O Jornal, trata do alto preço da alimentação pública na cidade de Manaus. Estamos a cogitar de meios, que tornem nesta capital menos cara a alimentação pública. Para isto serão realizadas exposições feiras, com a participação de lavradores e criadores.

Desobstrução dos rios, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt, em seu artigo, descreve sobre o apelo aos representantes do Estado no Parlamento Nacional, sobre a desobstrução dos nossos rios. Acontece, todavia, que “esses caminhos que andam” nem sempre são livres à navegação, pois apresentam em certos trechos, paus e pedras de fácil destruição, sendo elas muito mais raras, sobretudo nos baixos rios.

No arraial da política, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt, em seu artigo escreve sobre a carta enviada pelo Marquês de Pombal, ministro de D. José I, ao capitão general Mello e Póvoas, quando este ia assumir o governo da Capitania do Maranhão, lhe recomendava ponderação e paciência tanto para os grande quanto para os humildes. “Não serve para governar, um homem que pratica ou consenti desonestidade”.

Benefício enganoso, fome verdadeira, de Agnello Bittencourt
Agnello Bittencourt utiliza-se de um livro de contos infantis de um conhecido escritor português para ilustrar a situação do Amazonas. No conto fala-se de florestas, de terrenos férteis e de grande fartura. Agnello faz um comparativo com o Amazonas que em 6 anos disparou seu custo de vida, mesmo sendo um Estado rico. No conto, o governo não deixa desprotegida a agricultura, pois é do campo que se tira a riqueza de um país.

Uma análise social sobre comportamento
Aristóphano Antony faz uma análise social sobre o comportamento dos homens e mulheres bem afortunados e como fazem uso de seu dinheiro.

As eleições no Brasil em 1965
Nas próximas eleições em 1965, os discursos dos políticos, espetáculos verbais ditos em praça pública pelos que nem sabem o que é Democracia.

O matutino, O Estado de São Paulo
O jornal “O Estado de São Paulo” que se proclama o verdadeiro orientador da opinião pública brasileira. Publicou em sua edição a real situação nacional.

A Lei das Incompatibilidades e o Congresso Nacional
Sobre a Lei das Incompatibilidades, elaborada pelos acessores do presidente Castelo Branco, o Congresso Nacional não a aprovará.

Ascenção das mediocridades
Ascenção das mediocridades é o tema do artigo de Antony. Segundo um cronista contemporâneo, a ignorância é mais leal que a inteligência.

Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados, tenta aprovar a Lei das incompatibilidades. Integralmente ela não será aprovada como deseja o governo.

Lei das incompatibilidades
A Lei das Incompatibilidades enviada para o Congresso foi vista e revista pelo Presidente. Mas, alguns chefes revolucionários estão decepcionados.

As diferenças entre a República Velha e a política em 1965
No artigo, Antony faz uma comparação dos tempos políticos na época da República Velha com os novos tempos de 1965 da Ditadura Militar.

Navio Alegria transporta pirarucu
O navio Alegria, trouxe do rio Solimões uma partida de 30,510 kg de pirarucu, a serem entregues os srs. Oscar Santos & Cia e Martins Pinheiro & Cia.

Sessão do Conselho Penitenciário
O Conselho Penitenciário se reunirá, na Penitenciária do Estado em sala especial, sob a presidência do professor dr. Waldemar Pedrosa.

Serviço de Limpeza Pública
Está em negociação para a compra de uma motocicleta com “side-car”, carrinho lateral, para uso de funcionário encarregado da fiscalização do Serviço de Limpeza Pública.

Serviço de Fomento Agrícola do Estado
Demetrio Hermes de Araujo assumiu cargo de diretor técnico do Serviço de Fomento Agrícola do Estado, durante a ausência do titular efetivo.

Audiências com Interventor Federal
Fica suspenso as audiências públicas, com o Interventor Federal, devido ao acúmulo de serviço proveniente das próximas eleições.

Manifesto da Liga Democrática Nacional
O Manifesto da Liga Democrática Nacional deverá ser divulgado em todo o país. Integram essa agremiação os oficiais ligados ao movimento 31 de março, militares da ativa e da reserva, das três armas.

Professor Albino Dantas
O professor Albino Dantas, que exercia a função de diretor artístico da Rádio Baré e era visto com bons olhos pelos ouvintes, pediu demissão da Rádio.

Partido Social Democrático
O diretório do Partido Social Democrático, às 20 horas, realizará um comício de propaganda política na praça principal do bairro de Constantinópolis.

O Mercado Público e a carne verde
Para evitar grandes saídas de carne verde, o administrador do Mercado Público, dr. Alfredo Paes Barreto, colocou guardas nos portões.

O problema do abastecimento em Manaus
O problema do abastecimento no Amazonas, foi tratado por um enviado federal para assegurar um melhor padrão alimentar e de vida aos amazonenses.

Fiscalização de preços da carne verde
A polícia fará a fiscalização do preço da carne verde no centro e nos subúrbios e também a repressão aos vendedores clandestinos com sua detenção.

Navio Vitória encalhado
Nota sobre o navio Vitória, da frota da S.N.A.P, que conseguiu escapar da enchente e ficou ancorado em frente ao porto Repouso.

O governo de João Goulart
No governo de João Goulart, os que lutaram contra, chamados de reacionários, agora estão sendo ameaçados pelos homens que a revolução puniu.

Cargo de diretor das armas
Nota sobre a exoneração do general Angelo Mendes de Morais, do cargo de diretor das Armas, e nomeação do general Mario Ramos.

Trabalhadores de carne verde
Os trabalhadores de carne verde, foram multados pela fiscalização municipal por conta da infração ao Código de Posturas do Município de Manaus.

Brigue Constantinópolis
O festejado cordão de foliões suburbanos, denominados “Brigue Constantinópolis” terá início na sua sed à rua Manoel Urbano número 7.

Construção da Escola Agronômica do Amazonas
A presidência da União dos Estudantes do Amazonas convida a classe estudantil para a reunião sobre a construção da Escola Agronômica da Amazônia.

A falta de água na cidade de Manaus
Continua a falta de água em Manaus. E já chegamos ao ponto extremo de ter que adquirir o líquido preciso em latas e por altos valores.

A insatisfação dos perseguidos pela Revolução
A insatisfação dos coronéis responsáveis em chefiar as conclusões do IPMs, vem da pressão oficial para que sejam concluídos os inquéritos.

Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra
“A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra recebeu donativos em dinheiro, roupas, bolsa, um carneiro e dois pandeiros.

Inaugurado curso de inglês
A inauguração de um curso de Inglês, Francês e Estenografia, terá a direção do professor Paulo Leon de Oliveira, que atuava no Colégio estadual ministrando aulas de francês.

Engenheiro Jaime Araújo
Reassumiu, o cargo de prefeito de Manaus, o engenheiro Jaime Araújo, que se afastou para disputar as eleições para deputado federal pela União Democrática Nacional.

Anais das Casas Legislativas
Nos Anais das Casas Legislativas, pode se fazer uma breve comparação sobre os debates que ocorriam em fins do Império e início da República.

Sociedade Progressista do Bairro de Cachoeirinha
Será fundada, no bairro da Cachoeirinha, por pessoas de destaque e comerciantes, uma agremiação denominada Sociedade Progressista do Bairro de Cachoeirinha.

Escola de corte, costura e bordado São José
Será entregue, no Grupo Escolar Saldanha Marinho, as alunas da Escola de Corte, Costura e Bordado “São José, os diplomas de conclusão do curso.

As manifestações populares contra o Regime Militar
As manifestações populares nas ruas contra o Regime Militar no Brasil. A ordem pública está ameaçada pelos estudantes e parte do povo.

Reforma na Lei Eleitoral
A reforma da legislação eleitoral vigente no Brasil em 1965. As correntes partidárias e dominantes tinham erros que deveriam ser sanados o quanto antes.

Governador Dorval Porto
Artigo que relembra o evento revolucionário ocorrido em 29 de outubro de 1930 em Manaus, a véspera para os revoltosos se transformarem em em dirigentes do país, houve manifestações favoráveis a Dorval Porto, governador do Amazonas.

Marechal Castelo Branco
O marechal presidente Castelo Branco, em viagem ao Estado do Pará, discursa sobre seu ponto de vista quanto a internacionalização da Amazônia.

O Estado do Pará, dividido em cinco territórios
Sobre o desmembramento do território do Estado do Pará em cinco territórios que viriam a ser governados por interventores, em 1965.

A Democracia Brasileira
Artigo sobre a desmoralização da democracia no país e a participação dos partidos políticos na cooperação desse descrédito no período da Ditadura Militar.

Presidente Castelo Branco
Artigo sobre as ações do bloco político revolucionário que atuou no Congresso Nacional em prol o presidente do Brasil Humberto de Alencar Castelo Branco, em 1965.

Manaus Harbour Limited
O ministro da Aeronáutica indeferiu pedido da Manaus Harbour Limited que solicitava concessão de terrenos situados no Aeroporto de Ponta Pelada.

Consulado Norte Americano em Manaus
O Consulado Norte Americano, deixou na Associação Comercial do Amazonas, um catálogo sobre as indústrias e comércios americanos, organizado por Thomas Publishing Company.

Departamento de Saúde do Estado
Será feito a equiparação dos salários dos médicos do Serviço de Socorros de Urgência aos dos sanitaristas classe C do Departamento de Saúde do Estado.

Diretor da Faculdade de Direito do Amazonas
O dr. José Alves de Sousa Brasil, em ofício nos comunicou que assumiu o exercício do cargo de diretor da Faculdade de Direito do Amazonas.

Demissão do Diretor dos Serviços Técnicos do Estado
Há rumores de que o dr. Jatir Pucú de Aguiar teria pedido demissão do cargo de diretor dos Serviços Técnicos do Estado, devido aos ataques feitos contra ele. Os ataques são devidos a situação do fornecimento de água à população.

Serventes para o Mercado Público
Alfredo Paes Barreto, administrador do Mercado Público, afirmou que o Prefeito Jaime Araujo assinou um decreto nomeando 6 servente interinos para o Mercado Municipal.

Escola Técnica de Comércio Solon de Lucena
O Escritório de Assuntos Inter-Americanos, em comemoração a Proclamação da República, realizar-se-á na Escola Técnica de Comércio Solon de Lucena uma sessão cinematográfica.

Nomeação para o cargo de delegado
O dr. Helso Ribeiro comunicou ter assumido o cargo de Delegado de Segurança Política e Social, por ato do Interventor Federal.

Dr. José Mendes, deputado estadual
O dr. José Mendes, eleito deputado estadual pelo município de Itacoatiara, excelente orador, chegou a capital para continuar seu trabalho.

O deputado Pessôa Montenegro
O deputado Pessôa Montenegro declarou que gostaria de deixar a política e de entregar o comando, de Uricurituba e Barreirinha a um de seus amigos.

Bancada do PST na Câmara de Manaus
“O vereador João Braga, atualmente integrado a bancada do PST, consoante publicações feitas pela imprensa local, na reunião de segunda-feira […]”

Eleição em Boca do Acre
“Até agora, a oposição não lançou candidato à Prefeitura de Boca do Acre, antigo reduto eleitoral do ex-deputado Danilo Correa.”

Francisco Pereira da Silva
“Ao que tudo indica, o PSD ficará reduzido aos srs. Pereira da Silva e Danilo Corrêa. Os que estão na terra pouco valem eleitoralmente […]”

Visitas ao Palácio Rio Negro
“No Palácio Rio Negro, as segundas, quartas e sextas feiras, o Dr. Assis Peixoto, assessor de assuntos municipais, recebe deputados, prefeitos, vereadores, líderes do interior.

Vereadores Trabalhistas de Parintins
“Estão em Manaus os vereadores trabalhistas de Parintins, srs. Antônio Maia, Raimundo Djard Vieira e Acioli Teixeira. Maia é candidato das forças trabalhistas à Prefeitura.”

Deputado Arthur Virgílio Filho
Arthur Virgílio Filho, da bancada trabalhista na Câmara Federal, estará em Manaus e deve participar da campanha municipal, da capital e do interior.

O industrial Arnóbio Oliveira
Na coluna Instantâneos Políticos comenta-se sobre as atividades parlamentares do industrial Arnóbio Oliveira que começou muito bem em Itacoatiara, a velha Serpa, ganhou mais um defensor.

Funcionalismo público, civil e militar
O aumento de vencimentos ao funcionalismo público civil e militar será concedido, a título provisório, pelo presidente da República.

Arlindo Porto visita interior do Amazonas
Durante os meses de agosto e setembro de 1959, o sr. Arlindo Porto, estará em viagem e quem assumira a liderança da maioria será o sr. Renato de Sousa Pinto.

Flagrante inconstitucionalidade
“A representação de 10 mil cruzeiros para os deputados estaduais saiu do cartaz, felizmente. Trata-se de flagrante inconstitucionalidade […]”

Francisco Pereira da Silva
“Alguns oposicionistas ligados ao PSD andam sonhando com as secretarias que o sr. Pereira da Silva teria pedido ai governador Gilberto Mestrinho.”

Ministro do Brasil, na Suíça
Foi nomeado por decretou, para ministro do Brasil, na Suíça, o ministro Mário Moreira da Silva, atual diretor geral do Conselho Federal do Comércio Exterior.

Gilberto Mestrinho no Rio de Janeiro
Os jornais estão divulgando as notícias das atividades do governador Gilberto Mestrinho, no Rio de Janeiro, jovem Chefe do Poder Executivo.

Haverá eleição nos novos municípios?
Questiona-se se haverá a realização de eleições nos novos municípios criados no Amazonas. Os candidatos estão aguardando uma decisão do TRE.

Diretoria da Fazenda Pública
“Estiveram visitando a Diretoria da Fazenda Pública, o sr. Interventor Federal, desembargador Emiliano Estanislau Afonso e o Secretário Geral Péricles Morais”.

Desentendimentos entre prefeitos
“Mais um fracasso dos boateiros não há desentendimento entre o prefeito Lóris Cordovil e o ex-prefeito Ismael Benigno.”

Chefe de Polícia do Estado
“Temos informações de que será nomeado Chefe de Polícia do Estado o dr. Paulo Jobim, professor contratado da Faculdade de Direito”.

Bancada trabalhista na Assembleia
O sr. Abdala Sahado, integrante da bancada trabalhista, na Assembleia, foi convocado em razão do afastamento do sr. Josué Cláudio de Sousa.

Compra da Lancha do Estado
” O sr. Adalmir Braga de Sousa propôs à Interventoria Federal a quantia de Cr$ 60.000,00, pela compra da lancha ‘Onça’, de propriedade do Estado”.

Deputado Anfremon Monteiro
“Assumiu a presidência da Assembleia o sr. Anfremon Monteiro, líder trabalhista”, motivado pela viagem do governador Gilberto Mestrinho.

Assessor de assuntos municipais
“O Dr. Assis Peixoto, assessor de assuntos municipais, não pretende disputar uma cadeira de deputado federal no próximo pleito.”

Política romana nas Cartas a Lucílio
Artigo que parafraseia sobre a política romana narrada nas Cartas de Lucílio, onde Nero gosta de ser adorado e ter o poder em suas mãos.

A candidatura do marechal Teixeira Lott
“Parte final do comentário político do Jornal do Brasil sobre a reunião que assegurou o apoio de prestigiosos líderes da política brasileira a candidatura do marechal Teixeira Lott, que foi lembrada em primeiro lugar pelo vice-presidente João Goulart, no dia de sua viagem a Genebra, como presidente da nossa delegação a Conferência Internacional do Trabalho”.

Sociedade Amazonense de Imprensa Estudantil
Será homenageado pela Sociedade Amazonense de Imprensa Estudantil, o dr. Álvaro Maia que tem a admiração e respeito dos jovens jornalistas.

O candidato Marechal Lott
Continua a reportagem sobre a candidatura do Marechal Teixeira Lott e aspectos apresentados pelo Jornal do Brasil.

Conselho Administrativo do Estado
“Podemos informar que, até agora, só o dr. Julio Nery solicitou exoneração do Conselho Administrativo do Estado”.

O movimento de 31 de março
Após movimento de 31 de março, o Partido Social Democrático e o Partido Trabalhista Brasileiro, continuaram a dar apoio ao presidente João Goulart.

Marechal Lott, ministro da guerra
“Na secção ‘Coisas de Política’ [do Jornal do Brasil], sob o título ‘Operação almoço fez do Marechal Lott candidato mineiro, civil e pessedista’ […]”

Visita do Embaixador Português em Manaus
“Mais alguns dias Manaus estará recebendo, honrosamente, a visita do embaixador Teotonio Pereira, da República Portuguesa”.

Artur Virgílio Filho, deputado federal
“O nome do deputado federal Artur Virgílio Filho aparece nos principais comentários políticos do Rio de Janeiro. Começou muito bem o parlamentar […]”

A mendicância em Manaus
A mendicância em Manaus, problema social que assolava um grande número de pessoas que ficam nas calçadas e ruas dia a dia em busca de esmolas.

O sr. Renato de Sousa Pinto
“O deputado Renato de Sousa Pinto tem no deputado José Cláudio de Sousa um amigo sincero. Está sempre em contato com o Presidente da Assembleia […]”

As prefeituras municipais
As Prefeituras Municipais de Itacoatiara, Urucurituba, Urucará, Barreirinha, Itapiranga e Parintins são governadas por cidadãos do PTB.

Os trabalhistas do Careiro
“Os trabalhistas do Careiro estão unidos em torno dos deputados Alfredo Campos, Francisco Queiroz e do ex-prefeito Almir Diniz de Carvalho.”

Candidato a Câmara Federal
“Trabalham em comum acordo os srs. Arlindo Porto e Sergio Pessoa Neto, salientando-se que o líder da maioria contra com o apoio do sr. Pessoa Neto.”

Deputado Josué Cláudio de Sousa
O deputado Josué Cládio de Sousa, presidente da Assembleia, assumirá o governo do Estado do Amazonas durante a viagem do governador Gilberto Mestrinho, ao Rio de Janeiro e Estados Unidos.

Diretório Nacional da UDN
“O deputado Magalhães Pinto, presidente do Diretório Nacional da UDN, visitará Manaus no ano corrente, possivelmente acompanhado do sr. Jânio Quadros.”

Subsídios para os deputados
“O deputado Arlindo Porto não acredita em aumento de subsídios dos deputados estaduais. E mais: enfrentará, se aparecer, o movimento ‘aumentista’.”

Efeitos benéficos da Revolução
A Revolução Militar no Brasil. As Forças Armadas apresentou um saldo positivo sobre o golpe. Mas existiram erros, que devem ser lamentados.

Partido Social Trabalhista
“O deputado Simão Abinader está solidário à política criteriosa do governador Gilberto Mestrinho e ingressará, oficialmente, no Partido Social Trabalhista.”

O sonho de Manaus ter uma Polícia de preços
“Já desistimos de apurar se há de haver época, em Manaus, em que seja possível instaurar uma Polícia de Preços […] realmente eficiente”.

Josué Cláudio de Sousa
“O deputado Josué Cláudio de Sousa, pela sua experiência parlamentar, é o conselheiro dos jovens trabalhistas que estão na Assembleia.”

Companhia Editora Nacional-Hiléia Amazônica
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a segunda edição da obra de Gastão Cruls, Hiléia Amazônica, publicada pela Companhia Editora Nacional em forma de coleção “Brasiliana”.

O prefeito Loris Cordovil
“O prefeito Loris Cordovil afirma que não disputará cargo eletivo, quando foi indagado sobre seu ingresso no Partido Social Trabalhista.” Mas o mesmo participará ativamente da campanha eleitoral em Manaus, recomendando nomes para as vagas de vereadores.

Partido Rural Trabalhista no Amazonas
Simão Abinader deixou a UDN e deverá ingressar no Partido Rural Trabalhista. “O deputado mais votado da ‘eterna’ tem razões para abandonar a agremiação.”

Deputado Josué Cláudio de Souza
Deputado Josué Cláudio de Sousa, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, está em atividade política no objetivo do crescimento do Partido Trabalhista.

Um século depois, de Anisio Jobim
Anísio Jobim fala em seu artigo sobre a comemoração do primeiro centenário de elevação do Amazonas à categoria de Província pela lei 582 de 5 de setembro de 1850.

5 de setembro 1950, 1º Centenário da Província
Anísio Jobim em seu artigo fala da comemoração do primeiro centenário da criação da Província pela Lei 582, de 5 de setembro de 1850 mas sua Instalação ocorreu somente em 1º de janeiro de 1852.

O Partido Trabalhista Brasileiro no Amazonas
Os políticos do interior que chegam a Manaus dão notícias do crescimento do prestígio do Partido Trabalhista Brasileiro, devido ao governador Gilberto Mestrinho.

Primeiro Poeta Amazonense
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a vida de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, reconhecidamente o primeiro poeta amazonense. Quase toda sua produção foi perdida em um naufrágio.

Deputado Nelson Carneiro
Artigo sobre a subemenda apresentada pelo deputado pessedista Nelson Carneiro concedendo poderes ao Supremo Tribunal Federal de cassação aos direitos políticos durante a Ditadura Militar no Brasil.

Poetisa Matilde Areosa escreve belo soneto
Coluna Você sabia de Júlio Uchôa: Matilde Areosa, esposa de Antônio Duarte de Matos Areosa, escreveu um soneto e gravou na lápide de sua filha, cometida com febre amarela. Tal homenagem mostra a imensa dor da perda da poetisa.

Manoel da Gama Lobo D’almada
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a chegada a Amazônia do então capitão Manoel da Gama Lobo D’Almada em 1770, para governar a capitania de São José do Rio Negro.

Nem sempre é possível agradar a todos
“Sobra-me o consolo de ter agradado a maior parte dos que me leem. Aliás, nem sempre é possivel agradar a todos”. Tentar Conter as línguas ferinas.

Subcomissão Nacional de Folclore
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a fundação e instalação em uma sala do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) da subcomissão Amazonense de Folclore tendo como presidente o senhor Renato Almeida.

A Reforma do Código Eleitoral
Emendas apresentadas pelo governo do Amazonas sobre a Reforma do Código Eleitoral, criação dos Estatutos dos Partidos, da inelegibilidade e da incompatibilidade.

Fim da escravidão no Amazonas
As leis que contribuiram para a extinção gradual da escravidão na antiga Província do Amazonas são citadas na coluna de Júlio Uchôa.

Políticos e suas vaidades
No artigo, Antony fala sobre a vaidade dos políticos que se julgam ídolos do povo, dominadores das mutidões.

Homenagem a Leopoldo Péres
Anísio Jobim em seu artigo fala da homenagem póstuma a vida e obra de Leopoldo Péres que com seu desaparecimento foi um grande golpe para o Amazonas e a cultura brasileira.

Sociedade Emancipadora Amazonense
Em festivais, realizados pela Sociedade Emancipadora Amazonense, eram entreguem cartas de libertação a escravos no Paço da Câmara Municipal de Manaus.

Os Inquéritos Policiais Militares-IPM
A Justiça do Estado do Amazonas, vem adiando os julgamentos dos Inquéritos Policiais Militares. A procrastinação, indica, é intensional.

O Serviço Geográfico do Exército (S.G.E)
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre o trabalho realizado pelo coronel Dácio Cesar sobre “A ocupação holandeza no Brasil” estudadas sobre as cartas topográficas do S.G.E. (Serviço Geográfico do Exército).

A Semana Inglesa não vingou em Manaus
A Semana Inglesa não foi instituída, nesta capital. Não é razoável que diversas lojas mantenham suas portas entreabertas com empregados trabalhando.

A deposição de Turiano Chaves Meira
A 23 de julho de 1924 o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, doutor Turiano Chaves Meira, foi deposto e Manaus vivenciou graves acontecimentos.

O Jornal, 29 de setembro de 1946
” O governo do Estado deve estar atento para esse fato, e não hesitar em afastar dos cargos os que incidirem em tais erros”.

Fundação da Sociedade Emancipadora do Amazonas
A Sociedade Emancipadora Amazonense foi instalada em 6 de fevereiro de 1870. Mais de 300 pessoas compareceram a “festa da liberdade”.

A extinção da escravidão no Amazonas
Em 1840 foram computados, na Comarca do Alto Amazonas, 940 escravos; em 1850, 750; em 1860, 1.026, em 1869, 581 e em 1881, 1.716 escravos. Foi criada muito antes da Lei do Ventre Livre, a Sociedade Emancipadora Amazonense, que tinha por finalidade manumitir a maior quantidade de alforria aos escravos da Província do Amazonas.

O Jornal, 28 de setembro de 1946
” E louvamos o ponto de vista do nosso chefe do executivo, com relação ao ponto de vista jornalístico sobre os vários problemas que se referem ao Estado”.

Construção da estrada Manaus-Boa Vista do Rio Branco
A primeira tentativa da construção de uma estrada de ferro entre Manaus e Boa Vista do Rio Branco, foi do engenheiro civil Rodrigo Carlos da Câmara Júnior. A concessão seria anulada, se no período de 2 anos os trabalham não tivessem sido iniciados.

Reedição da obra de João Leda
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a reedição da obra “Vocabulário de Rui Barbosa” de autoria do filólogo e escritor João Leda.

Deputado Amaral Peixoto
O deputado Amaral Peixoto e seu irmão Ernani, ostentam o título de Almirante. Quando ingressarm na política tiveram o apoio de Getúlio Vargas.

A libertação dos escravos na Província do Amazonas
O dia 10 de julho de 1884, é a data que marca a extinção da escravidão na Província do Amazonas. J.B de Faria e Souza escreveu sobre essa data.

O Jornal, 27 de setembro de 1946
” Segundo estamos informados, a cerveja vem sendo, para certos comerciantes desta praça, uma fonte de lucros verdadeiramente escandalosa […]”.

Raul Azevedo escreve no Diário Oficial do Estado
Raul de Azevedo escreveu, em 1948, no Diário Oficial do Estado, como se consumou a evasão de sementes de seringueira, em larga escala, pelo Porto de Manaus.

IGHA homenagea Vilvaldo Palma Lima
Anísio Jobim em seu artigo fala da homenagem póstuma a memória do ilustre sócio fundador e orador perpétuo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, IGHA, Vivaldo Palma Lima.

O cinquentenário do Teatro Amazonas
Coluna “Você sabia?” escrita por Júlio Uchôa para o jornal A Gazeta. Júlio Uchôa escreve sobre o cinquentenário do Teatro Amazonas. E tambem sobre Domenico de Angelis e as obras no Salão Nobre.

Amazônia, a grande planície
A Amazônia, retratada ao longo dos anos por autores regionais e nacionais que a estudaram e descobriram um lado desconhecido da Região Norte.

O Jornal, 26 de setembro de 1946
” O impaludismo está grassando livremente, no interior do Estado, matando os caboclos numa proporção assustadora” – O Jornal Comenta.

Estrada de rodagem: de Lábrea a Humaitá
Em agosto de 1919, o engenheiro Erasmo Gnone foi designado para continuar o serviço de exploração e levantamento da estrada de rodagem de Lábrea a Humaitá, tendo como auxiliar o tenente Cícero Corrêa.

O Jornal, 24 de setembro de 1946
” … procurem imediatamente a enfermaria infantil da LBA e deixem, ali, no ambiente arejado daquele pavilhão de cura, os pequeninos entes”.

Obra sobre a figura de Caxias
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre o recebimento do livro “Novos aspectos da figura de Caxias” escrito pelo Diretor do Arquivo Público Nacional sr. E. Vilhena de Moraes.

Governador Silvério Nery
O governador Silvério Nery, chegou a conclusão de que somente uma secretaria poderia exercer o serviço público com economia ao Estado. Então é extinta as demais secretarias e é criada a Secretaria Geral do Estado.

Miguel Arraes e a Justiça Militar
Artigo sobre a libertação do comunista Miguel Arraes e seus inquéritos relacionados à Segurança Nacional durante o Regime Militar no Brasil.

O Jornal, 21 de setembro de 1946
” Os guardas-civis e guardas-noturnos da cidade constituem duas das classes mais desfavorecidas que existem em Manaus”. – O Jornal Comenta.

Instalação do Liceu Provincial
O Liceu Provincial, construído na antiga Praça 28 de Setembro, atual Praça Heliodoro Balbi, foi inaugurado a 5 de setembro de 1886.

Primeira Constituição do Amazonas
Eduardo Gonçalves Ribeiro, como substituto de Augusto Ximeno de Villeroy, decretou a primeira Constituição Política do Estado do Amazonas a 13 de março de 1891.

Anisio Jobim e suas impressões sobre salvador
Anísio Jobim em seu artigo fala sobre sua participação como representante do Amazonas na IX Reunião das Assembleias Gerais de Geografia e Estatística realizada na cidade de Salvador.

A Amazônia é intocável
A Amazônia é intocável. O governo da República não permitirá a internacionalização da Amazônia. Afirma o presidente marechal Castelo Branco.

Antes rua Municipal, depois Avenida 7 de setembro
A rua Municipal, atual avenida 7 de setembro, recebeu tal denominação do Superintendente Municipal de Manaus, dr. Basílio Torreão Franco de Sá.

A Fábrica de cerveja ou Cervejaria Amazonense
A Fábrica de cerveja ou Cervejaria Amazonense, foi idealizada pelo engenheiro Antonino de Miranda Corrêa. Antonino trouxe da Alemanha o maquinário e dois técnicos para trabalharem na fábrica.

Cartas com pedidos aos políticos
Algumas cartas, de eleitores brasileiros e americanos, escritas para alguns políticos. Nelas contem os pedidos mais inusitados e engraçados.

Luis Alaysa Y Paz Soldan, Mi País
Anísio Jobim em seu artigo comenta sobre o livro de 490 páginas, com título “Mi Pais” escrito por Luis Alaysa Y Paz Soldan, geógrafo e historiador peruano grande conhecedor de seu país.

Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha
Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha escreveu o soneto Cultor das Musas, por ocasião do assassinato de uma mulher mameluca em Belém.

A Reforma da magistratura
A principal promessa da Revolução de 1964 seria a reforma integral da magistratura Brasileira. Tarefa séria para os chefes revolucionários.

Climatologia Médica de Hermenegildo de Campos
O livro de Hermenegildo de Campos “Climatologia Médica do Estado do Amazonas” de 1910, foi usado por Lino de Macedo para explicar sobre a enchente e vazante do rio Amazonas.

Uso do termo Hiléia – Selva
Anísio Jobim comenta sobre o livro do escritor Henrique Pérez Arbeláez de Bogotá e a utilização do termo Hiléia (selva) que foi utilizado pela primeira vez por Martius em 1824.

A insatisfação dos militares
Após o golpe realizado no Brasil em 31 de março de 1964, trouxe insatisfação e inconformismo dos oficiais das três armas contra o governo federal.

Associação Comercial do Amazonas-ACA
Anísio Jobim em seu artigo fala de sua admiração pela Associação Comercial do Amazonas e da dedicação da mesma em defesa e amparo da borracha para o progresso do Amazonas.

Pedra fundamental do Liceu Provincial
Em 25 de março de 1881, ocorreu o lançamento da pedra fundamental do edifício do Liceu Provincial, no governo do Dr. Sátiro Dias.

A enchente do rio Amazonas
Você sabia que “no porto de Manaus a subida das águas, de novembro a março, é devido ao represamento do Rio Negro pelo Amazonas”? E que os afluentes do rio Amazonas não enchem ao mesmo tempo como se sabe.

Inauguração do Hotel Amazonas
A colocação da pedra fundamental foi em 28 de abril de 1947. A inauguração do imponente edifícil do Hotel Amazonas foi em 7 de abril de 1951.

Interventor Federal Sizeno Sarmento
Pegou mal a atitude de Ariolino Azevedo, ao pedir conselho ao sr. Cunha Melo, após o Interventor Sizeno Sarmento o convidar para ser prefeito de Manaus.

Breve relato sobre a gripe espanhola no Amazonas
Na coluna de Júlio Uchôa, após fazer uma breve pesquisa ele traz um pouco sobre a gripe espanhola que irrompeu em Manaus no ano de 1918, quando os primeiros praças foram internados na Santa Casa.

Asilo de Mendicidade Dr. Thomas
O Asilo de Mendicidade Dr. Thomas, recebeu doações das Firmas Manacapuru Industrial Limitada e J.G. Araújo e Cia para ajudar aos mendicantes.

Os escravos na Província do Amazonas
Segundo a Lei Rio Branco ou Lei do Ventre Livre, existiam no Amazonas em 7 de outubro de 1881, 175 escravos do sexo masculino e 160 do sexo feminino, perfazendo um total de 335 escravos.

A Nova Constituição Brasileira
A Nova Constituição Brasileira foi promulgada. “Depois de exaustivos trabalhos, o poder legislativo conseguiu, finalmente, fixar em táboa rasa […]”.

Criação da Alfândega de Serpa
A Alfândega de Serpa foi criada em 25 de janeiro de 1874, sendo seu primeiro Inspetor João Antonio da Silva Egues. Sendo o mesmo substituído após seu falecimento.

O caso dos automóveis oficiais
“Os automóveis oficiais – é verdade valha – destinam-se ao uso dos chefes de repartições em assuntos estritamente relacionados ao serviço”.

Conselho Nacional de Geografia
O Conselho Nacional de Geografia em 31 de outubro de 1952, alterou a superfície Estado do Amazonas de 1.595.818 para 1.593.281 km quadrados.

O escândalo dos medicamentos falsificados
A falsificação de remédios, um escândalo que ocorre em todo o país e que coloca em sério perigo a saúde muito pessoas que tomam tais remédios.

As primeiras Comarcas do Alto Amazonas
Você sabia que as primeiras comarcas desdobradas da Comarca do Alto Amazonas, no regime monárquico, foram as do Solimões (1853) e de Parintins (1858)? Em 1873 foi criada a Comarca do Rio Negro depois a de Itacoatiara (1876), Rio Madeira (1878), Lábrea (1883) e do Alto Solimões (1884).

Interventor Sizeno Sarmento
“Nós não devemos olhar os males do passado e sim para as possibilidades do futuro …” O Interventor Sizeno Sarmento falou ao ser recepcionado no Palácio Rio Negro.

A inelegibilidade para governadores
” […] estabelece serem inelegíveis para governadores os que, até 18 meses antes da eleição, houverem exercido, interinamente, a função de presidente da República, Interventor ou governador”.

Indenização pelos territórios
“Pleitearam, em novo impulso, a indenização do nosso Estado pela fração de terras perdidas, e mais uma vez o plenário […] eliminou-lhes a reivindicação”.

Teatro Amazonas, quanto foi gasto?
Segundo documentos oficiais : “Discordam os pesquisadores das cousas regionais, quanto ao valor real da construção do Teatro Amazonas”. Na edição do Jornal do Norte, de 27 de junho de 1906: “Tem o Estado dispendido ate 31 de dezembro de 1903, o valor de CR$ 5.170:269$871. Tal obra é exorbitante diz a reportagem.

Mocidade Estudantina do Amazonas
“A Mocidade Estudantina do Amazonas […] irá realizar a instalação, no dia de hoje, em vários pontos da cidade, de diversas ‘bancas de queixas’ […]”.

Cadeira de primeiras letras da Vila de Manaus
O cidadão Joaquim Pereira da Mota foi nomeado para reger a cadeira de primeiras letras da vila de Manaus em 1841. Mota também fazia anotações anuais sobre o desenvolvimento individual de seus alunos.

Os gastos do Tesouro Público no Amazonas
No quadro de gastos realizado em 1906, o Teatro Amazonas e a Penitenciária, entre outros, estão na lista dos 10 maiores gastos do Tesouro Público.

Inauguração do Moinho Municipal
A inauguração do Moinho Municipal, aconteceu na administração de Basílio Torreão Franco de Sá, em 4 de janeiro de 1920. Importado do Rio de Janeiro na administração do superintendente Antônio Aires de Almeida Freitas, o moinho foi montado num barração de madeira, coberto de telha de zinco, no sítio Aracati.

1ª Exportação de borracha do Vale Amazônico
Em 1827, segundo estatísticas oficiais, foi realizada a primeira exportação de borracha do Vale Amazônico, pela então Província do Grão Pará, com a pequena quantidade de látex de 31.365 kg no valor oficial de CR$ 9.361,00.

Origem da Universidade de Manaus
A Universidade de Manaus foi criada a partir da remodelação da Escola Livre de Instrução Militar, em 22 de novembro de 1908.

Superintendente Agnello Bittencourt
Você sabia que a Escola de Comércio foi inaugurada a 22 de fevereiro de 1910, sendo Superintendente Municipal de Manaus, o professor Agnelo Bittencourt?

Curiosidades sobre o Relógio Municipal
Você sabia que o Relógio Municipal de Manaus, na Avenida Eduardo Ribeiro, foi erigido pelo Prefeito José Francisco de Araújo Lima. E que sua base quadrangular tem 5 metros de altura e é rodeada de pedra com moldura de cimento.

Construção do jardim da Praça da Constituição
O Interventor Alvaro Botelho Maia dirigiu ao Dr. Francisco Campos, então Ministro da Justiça, um memorial publicado no Diário Oficial em 1939. O superintendente coronel Adolfo Guilherme de Miranda de Lisbôa em 1906 determinou a construção da Praça da Constituição.

Deputado Paulo Pinto Nery
“Soubemos que os Cr$ 35.000,00 apresentados como saldo da verba de Cr$ 450.000,00 foram localizados com o deputado Paulo Pinto Nery.”

O ataque ao Cine Politeama
“Há comentários nas esquinas da cidade de que os soldados da Polícia, ao depredarem o Cine Politeama, estavam sob influência política”.

Governador Leopoldo Neves
Dizem que o Governador Leopoldo Neves estaria inclinado a renunciar devido aos grandes aborrecimentos que lhe trouxe a interinidade do Menandro Tapajoz.

Homero de Miranda Leão
“O deputado Homero de Miranda Leão, disse da tribuna da Assembleia, que não deve a sua eleição a Partido e sim aos seus amigos de Maués.”

O caso do recibo da Assembleia
O Periódico A Crítica mentiu sobre a informação a respeito da história de um recibo de Cr$ 75.000,00 por um transporte de móveis. Se puderem explicar isto, o que acho muito difícil, eles são mesmo honestos.

União dos Estudantes do Amazonas
“O estudante Deolindo Freitas Dantas acaba de atestar com sua recente derrota na União dos Estudantes do Amazonas, ser um fracasso na política estudantil baré”.

Deputado Paulo Pinto Nery
“O deputado Paulo Pinto Nery queria que nos silenciássemos sobre o caso do transporte de móveis da Assembleia, pela importância de CR$ 25.000,00.”

Escândalo na Assembleia legislativa
Um escândalo atinge a Assembleia Legislativa do Amazonas, noticiado no A Crítica, sobre a compra de móveis cujo recibo foi passado com valores aumentados.

Banco da Borracha liquida dívidas
O Banco da Borracha está fazendo alguns pagamentos, naturalmente, não há dinheiro para liquidar todas as contas que já passam de 10 milhões de cruzeiros.

Senador Álvaro Maia no Palácio Monroe
O senador Alvaro Maia recebeu em conferência, no salão da Biblioteca do Palácio Monroe, o sr. Claudio Borges, líder do PSP.

Os Comandos Sanitários
Os comandos sanitários vão começar a agir nos cafés e botequins. Em seguida, visitarão os cinemas, especialmente onde impera a sujeira de verdade.

Parque 10 de novembro
“É uma vergonha para a Prefeitura que os encarregados das obras da comuna ainda não tenham conseguido lutar contra a simples oposição de uma represa […]”.

Prefeitura de Boca do Acre
O regresso de Cunha e Silva à Prefeitura de Boca do Acre está preocupando pois temem que ali aconteça os acontecimentos sangrentos de Coari.

Os restaurantes de Manaus
A facilidade dos proprietários dos restaurantes de Manaus em enriquecer com a facilidades em cobrar os preços mais absurdos pelas refeições servidas.

Reunião das Comissões Permanentes
As reuniões das Comissões permanentes não estão acontecendo por falta de parlamentares, o que deixou chateado o presidente Negreiros Ferreira.

Independência do Brasil
“Em todos os quadrantes onde impera a bandeira auri-verde, comemora-se, hoje, o dia da Independência do Brasil”.

Comício na Praça general Osório
O comício que os dissidentes trabalhistas fizeram constituiu uma demonstração de força e prestígio dos comandados do vereador Walter Raiol.

Trabalhadores da Manaus Harbour
“Vem os trabalhadores da ‘Harbour’, em Manaus, de obter uma vitória espetacular, pela qual tiveram aumentados […], os seus vencimentos mensais”

Departamento de Educação
O Departamento de Educação tem feito reclamações contra as transferências, remoções e extinções de escolas, durante o governo interino de Menandro Tapajoz.

Avenida Eduardo Ribeiro
“Pouca gente sabe que a avenida Eduardo Ribeiro esteve na iminência de alagação em consequência da queda de uma tromba d’água.”

Ajuda a Escola Cinco de Julho
“Não é a primeira vez que a imprensa tem registrado os apelos do professor Arthur Bezerra, diretor da Escola Cinco de Julho, situada na Cachoeirinha […]”.

Sr. Antóvila Mourão Vieira
“O deputado Antóvila Mourão Vieira conduz parte dos CR$ 200.000,00 que diz haver reunido para compra de votos dos caboclos. Ele vem disposto pro que der e vier inclusive na propaganda política em torno de seu nome.”

Incapacidade administrativa
“O governador Leopoldo Neves, diante da incapacidade administrativa do sr. Chaves Ribeiro, está tomando providências que ao prefeito de Manaus compete.”

Getúlio Vargas e a Constituição
“Se todos seguissem o que disse Vargas, deixando para a rua os assuntos de caráter vis-a-vis, então, quem sabe, a nossa Constituição seria promulgada a 7 de Setembro”.

Departamento de Saúde
Os funcionários do Departamento de Saúde estão sofrendo por conta dos salários atrasados há dois meses, por erro do diretor do departamento

A Ala dissidente do PTBA
O deputado Aureo Melo afirmou que a ala dissidente do PTBA é um partido pobre, sem elementos para distribuir o dinheiro do Estado com os clubes de futebol.

Caixa Econômica Federal
Na coluna De Relance do A Gazeta, fala-se sobre “A mentira do dia: que a Caixa Econômica está facilitando empréstimos ao funcionalismo estadual.

Diretório Udenista de Educandos
A Assembleia Legislativa do Amazonas rejeitou, por unanimidade, um projeto que beneficiava o sr. Lacerda, presidente do diretório udenista de Educandos.

Senador Álvaro Maia em Manaus
O senador Álvaro Maia esteve por trinta minutos de passagem por Manaus onde palestrou com amigos e correligionários.

Desembargador André Araújo
Em conversar nos botequins e cafés da cidade comenta-se sobre o nome do desembargador André Araújo para sucessor do governador Leopoldo Neves.

Prefeito Chaves Ribeiro
Segundo a De Relance, o prefeito Chaves Ribeiro levará o governador Leopoldo Neves ao Mercado Municipal para mostrar a fileira de “ratoeiras”.

Assembleia Legislativa do Amazonas
“Na Assembleia Legislativa está reinando ‘a santa paz do senhor’, entre todas as bancadas […] Quanto tempo durará essa calmaria, nós não sabemos”.

Antóvila Vieira na Câmara Federal
A Coluna De Relance fala sobre a atuação de Antóvila Vieira na Câmara Federal. Sua atuação à frente da Prefeitura de Manaus deixou muito a desejar na questão financeira. Em conversas, é quase certa a não renovação de seu mandato.

Governador Leopoldo Neves
O governador Leopoldo Neves está preocupado com a situação financeira do Estado do Amazonas e os fornecedores também estão, afirma a coluna De Relance.

A Companhia Telefônica em Manaus
A Companhia Telefônica está tentando conseguir um aumento nos preços das suas assinaturas. O governo foi procurado e negou o aumento.

Prefeitura de Boca do Acre
O sr. Cunha e Silva está pronto para reassumir a prefeitura de Santa Maria da Boca do Acre, porém seu caso ainda depende de pronunciamento da Assembleia Legislativa.

Jornalista Pedro Cordeiro de Melo
O jornalista Pedro Cordeiro de Melo, em suas viagens ao Amazonas, dizem, faz sempre boa colheita nos cofres do Tesouro Estadual.

O eixo Eirunepé-Barcelos
João Conrado teria escrito à jornais desmascarando a “invencionice do eixo Eirunepé – Barcelos, já conhecida como história de ‘cobra grande'”.

Senador Severiano Nunes
“O senador Severiano Nunes persiste em querer convencer o deputado Almeron Caminha de que o deputado Josué Cláudio de Souza não está com a verdade.”

Deputado Aderson Menezes
Aderson Menezes, prometeu falar, na Assembleia, acerca da posição de outro deputado, Vicente Mendonça Junior, que ora fala por um partido e ora pelo outro.

O Jornal, 31 de agosto de 1946
” É justo, portanto, que também eles tenham a vantagem decorrente das horas livres, amenizadoras das atribuições quotidianas”.

O Jornal, 30 de agosto de 1946
“As notícias acerca das atividades iniciais do sr. Sizeno Sarmento, aliás, são as primeiras demonstrações desse objetivo, e o fato nos causa grande satisfação.”

Campanha para salvar uma criança
M. J. Antunes, em conjunto com o cronista Josué Claudio de Souza, fazem campanha para salvar a vida de uma criança.

O Jornal, 29 de agosto de 1946
” […] tudo faz crer que o combate entre guaporinos e amazonenses venha a se constituir um dos memoráveis pleitos do atletismo que se tem realizado por aqui.”

Bairro operário da Cachoeirinha
Sobre a construção do hospital para tuberculosos no bairro operário de Cachoeirinha, que irá desabrigar várias famílias pobres que moram no local.

O Jornal, 28 de agosto de 1946
” Apelamos mesmo para as pessoas que possam edificar moradias, em Manaus, a que façam, quando tenham necessidade de melhores condições de habitação […]”.

O Hospital para os tuberculosos de Manaus
Está em foco a discussão, na Câmara Municipal de Manaus, sobre o caso da localização do futuro hospital para tuberculosos.

O Interventor Álvaro Maia
O Interventor Álvaro Maia criou por decreto o serviço de assistência médica e farmacêutica gratuita às pessoas carentes de Manaus.

O Jornal, 27 de agosto de 1946
” O governo amazonense e, em particular, a Diretoria da Fazenda Pública, precisam voltar as suas vistas para o Posto de Fiscalização do nosso Estado […]”.

Serviço de transporte, o auto-ônibus
Manaus já dispõe de um serviço de transporte regular, o auto-ônibus. Graças ao sr. Xenofonte Antoni, “esforçado Inspetor do Tráfego Público” de Manaus.

Censuras ao vice-presidente da Câmara
Oscar Carneiro sensurou, na Câmara Federal, o fato do vice-presidente daquela casa ter utilizado o carro do Parlamento em serviços estranhos.

O Jornal, 24 de agosto de 1946
“Não é mais possível iludir a gravidade da situação mundial, diante do que vem acontecendo entre os 600 milhões de chineses […]”.

O Jornal, 23 de agosto de 1946
” Há, seguramente, mais de um mês que foi encaminhado pela Cooperativa dos Bancários um requerimento à Junta Comercial do Estado […]”.

Eleição para vereadores de 1947
Na eleição para vereadores em Manaus ocorrida em 1947, os manauaras deixaram de comparecer em diversas seções eleitorais.

A garotinha Dalva Maria
Dalva Maria, garotinha de 3 anos, que está com cancro em um dos olhos e que a falta de recursos não permite que ela seja operada na capital do país.

O problema da Juta no Amazonas
Assembleia Estadual travou uma discussão a respeito do problema da juta. A industrialização da famosa fibra traria desenvolvimento para a região.

O Jornal, 22 de agosto de 1946
“As orquestras que se vem fazendo ouvir nos salões dos nossos melhores clubes recreativos justificam, à sociedade, essa expressão paradoxal: entusiasmo morto”.

Bairro de Constantinópolis, atual Educandos
Moradores do bairro Constantinópolis reclamam da tarifa que tem sido cobrada pela passagem nas pequenas embarcações que levam as pessoas à cidade.

Educandário Gustavo Capanema
M. J. Antunes visitou o “Educandário Gustavo Capanema, onde se encontram os filhos dos hansenianos […] umas das admiráveis obras de assistência social.”

O Jornal, 21 de agosto de 1946
” E ainda: Por que só agora os poderes encaram de frente esse complexo problema, que tantos males já tem causado à Nação?”

As mulheres do meretrício
Sobre as mulheres do meretrício, que a polícia civil quer retirar, num prazo de 20 dias. Achamos plausível que seja tomada uma atitude para que se obtenha um menor índice de prostituição, dentro, porém, de normas objetivas e não draconianas.”

As reclamações sobre jovens arruaceiros
Na coluna do O Jornal, o trabalho da polícia é criticado, pois, jovens que se dizem granfinos, usam os salões de festas para se embriagar.

Os Restaurantes e Cafés de Manaus
“Quem frequenta restaurantes e cafés de Manaus é testemunha da ausência completa do asseio que predomina nesse ambiente”.

Marchei, mocidade, para a luta
“Marchei, mocidade, para a luta que vindes de declarar aos açambarcadores, aos detentores do cambio negro”.

Os vencimentos dos magistrados do Estado
Anisio Jobim em seu artigo apoia o aumento dos vencimentos dos magistrados do Estado, uma vez que o custo de vida está muito elevado.

A subida do rio Maú, de Anisio Jobim
“Ofereceu-se ocasião de ir ao Rio Maú, subir a sua corrente, enfrentar as suas cachoeiras, os rápidos que naquele rio são temerosos”

Os 32 anos de fundação do IGHA
Criado pelo dr. Pedro de Alcântara Bacelar, uma das mais antigas instituições culturais do Estado, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, completa 32 anos de fundação. em 1949.

Homenagem a Huascar de Figueiredo
Anisio Jobim homenageia João Huascar de Figueiredo, confrade da Academia Amazonense de Letras que havia falecido há pouco tempo.

O naturalista Alfred Russel Wallace
Segundo Anisio Jobim, o filósofo e naturalista Alfred Russel Wallace saiu da fria Inglaterra em busca das paisagens do Amazonas, chegando ao Pará em 1848.

Adriano Jorge, artigo de Anisio Jobim
“O sr. Adriano Jorge é uma das figuras de mais acentuado relevo no meio cultural amazonense.” – Trecho do artigo de Anisio Jobim.

Aspectos de São Paulo de Olivença
“São Paulo (de Olivença) derivou da antiga povoação de São Paulo dos Cambebas, assim chamada por haver em outros tempos índios Cambebas.”

O dia do Centenário – 24 de outubro de 1948
Texto de Anisio Jobim “A alma amazônica rejubila-se no dia de hoje […] data do centenário da elevação de sua capital à categoria de cidade.”

Elevação de Manaus à categoria de cidade
Anísio Jobim faz homenagem ao Centenário da “elevação da antiga Vila de Manaus à categoria de cidade, pela Lei 145 de 24 de outubro de 1848.

A Revolução de 31 de março
“[…] muitos milhões de brasileiros que aplaudiram, às primeiras horas, a revolução de 31 de março, estão com ela desencantados, desiludidos mesmo.”

Fundação Getúlio Vargas
[…] a Fundação Getúlio Vargas informava que o custo da vida, em todo o país, aumentara pela elevação constante dos preços dos gêneros e serviços básicos.

Amazônia e a cobiça internacional
Arthur Reis, em sua obra “Amazônia e a cobiça internacional” retratou a internacionalização da Amazônia. “Somos realmente muito cobiçada”.

Milton Campos, Ministro da Justiça
“Parece que o Ministro da Justiça, senhor Milton Campos, não está afinando bem, há bastante tempo, com o alto comando revolucionário […]”. Segundo jornais, dizem que sua maneira de proceder não estava agradando os militares.

Companhia Brasileira de Fiação
“A notícia que um matutino publicou, sob título ‘Constituída, em São Paulo, a Companhia Brasileira de Fiação’, merece um reparo, ligeiro comentário […]”

Deputado Almino Afonso
“O deputado Almino Afonso está em franca atividade política, ajudado pelo sr. Arlindo Porto, líder da maioria no Palácio Ruy Barbosa.”

Homenagem ao senador Cunha Melo
“O senador Cunha Melo está em Manaus recebendo as homenagens que merece pela dedicação dispensada aos problemas do Amazonas.”

Eleição no Município de Tefé
“O deputado Isaac Sabbá, nos próximos dias, viajará rumo ao município de Tefé, para incentivar o movimento pró eleição do sr. Orlando Marinho.”

Os trabalhistas no Careiro
“No Careiro, os trabalhistas segue a orientação dos srs. Alfredo Campos, Francisco Queiroz e Almir Diniz de Carvalho, e continuam em franca atividade […]”

Representantes no Congresso Nacional
Sobre a atuação dos representantes do Amazonas no Congresso Nacional, no Rio, as notícias são que estão seguindo as orientações do governador Gilberto Mestrinho.

Novos municípios do Amazonas
As eleições nos municípios criados em dezembro de 1955, só poderá ocorrer quando o Tribunal Regional Eleitoral esclarecer as dúvidas.

Expulsão de deputados do PTB
O Diretório Estadual do PTB expulsou das fileiras dessa agremiação os deputados Aristophano Antony, Plínio Coelho, Aureo Melo e Nobre da Silva.

Ausência de Leopoldo Neves
“Onde estão sendo feitas as reuniões políticas que se verificavam nos Palácios Rio Negro e Rio Branco, durante a ausência do governador Leopoldo Neves?”

Deputado Almeron Caminha
O deputado Almeron Caminha, quando integrava as hostes severianistas, era considerado o chefe político de maior prestígio no interior do Amazonas.

Deputado Vicente de Mendonça Júnior
O deputado Vicente de Mendonça Júnior andou preocupado com a sua posição político-partidária, não resolvida durante a vinda do sr. Severiano Nunes a Manaus.

Vacância na Câmara Federal
O deputado Vivaldo Palma Lima pretende, no próximo pleito, candidatar-se a Assembleia do Amazonas. Deixando sua vaga na Câmara Federal para o seu filho.

Novo Presidente da Assembleia do Amazonas
O novo Presidente da Assembleia do Amazonas, deputado Negreiros Ferreira, está disposto a acabar com várias regalias dos colegas.

Visita à Colônia Antônio Aleixo
O colunista visitou a “Colônia Antônio Aleixo”, dirigida pelo Dr. João de Paula Gonçalves, onde se encontravam 300 pessoas doentes de lepra.

Associação Amazonense de Imprensa
Associação Amazonense de Imprensa é uma entidade que sempre apoia os jornalistas. A entidade está trabalhando para construir sua sede social.

A Manaus Tramways e a pasmaceira do governo
“Não temos expressões para qualificar a pasmaceira do nosso governo ante a atitude cínica e revoltante com que vem a Manaus Tramways encarando os serviços que lhe são confiados.”

O aumento dos preços dos alimentos
O aumento dos preços dos alimentos, as classes produtoras e os comerciantes deveriam ser os primeiros a irem de encontro aos propósitos do governo.

O abandono do Asilo de Mendicidade
O abandono do Asilo de Mendicidade vem ocorrendo após a posse de João Fábio de Araújo na Prefeitura, que suprimiu a verba que era destinada ao asilo.

Conferência sobre Liberdade de Imprensa
Autoridades estão conversando sobre a realização de uma Conferência sobre a liberdade de Imprensa, para estabelecerem direitos e obrigações. “A liberdade de imprensa, como todas as demais liberdades individuais não somente compreende direitos, mas deveres”.

Fusão de udenistas e trabalhistas
“[…] Visto do outro ângulo, e encarando a possibilidade de uma fusão de udenistas e trabalhistas, como estava sendo esperado.”

Interventoria Federal do Amazonas
“O sr. presidente da República assinou, ontem, o decreto que deu um substituto ao dr. Júlio Nery, na Interventoria Federal do Amazonas.”

Visita de Sizeno Sarmento
O tenente coronel Sizeno Sarmento está sendo esperado em Manaus para assumir a Interventoria Federal no Amazonas em substituição ao dr. Júlio Nery.

Candidatura do dr. Rui Araújo
“Já está se tornando monótono, à força cotidianamente repetido, esse vai-não-vai a que tem sido submetida a candidatura do sr. Rui Araújo.”

O Interventor Júlio Nery
Foi destaque o discurso de Milton Lessa Marinho em Parintins por ocasião das festividades receptivas ao interventor Júlio Nery.

Luso Sporting Clube, espetáculo para os sócios
A diretoria do Luso Sporting Clube os sócios e suas famílias para assistirem ao espetáculo “Gaspar o serralheiro” no palco de sua sede.

Território do Rio Branco
As notícias que chegam à Capital é de que o capitão Ene Garcez dos Reis pediu demissão do cargo de governador do Território do Rio Branco.

Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros
A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra recebeu do Dr. Menandro Tapajós a quantia de Cr$ 200,00.

Biblioteca Agnello Bittencourt
O Diretório dos Estudantes da Escola Técnica de Comércio Sólon de Lucena dará a nova Biblioteca o nome do professor Agnello Bittencourt, fundador da Escola.

Partido de Representação Popular
Foi instalado, o Partido de Representação Popular à avenida Eduardo Ribeiro, altos do Bazar Fátima. O Partido empossou a diretoria estadual provisória.

Subsídio dos Deputados Estaduais
A Nova Constituição do Amazonas, estabelece que os 34 deputados da Assembleia que representarão o Estado terão subsídio mensal de Cr$ 5,000,00.

Nova Constituição do Amazonas
A coluna Gazetilhas informa que a Nova Constituição do Estado do Amazonas será publicada no Diário Oficial da edição de amanhã (27.10.1945).

Salário dos estivadores do porto
O pagamento de salários aos estivadores do porto, pela agência local do Lloyd Brasileiro, estava agitando a imprensa manauara em 1945.

Comissão Municipal de Preços
A Comissão Municipal de Preços tabelou em Cr$ 188,00 o preço do açúcar chegado a Manaus e que poderá acarretar prejuízo ao comércio atacadista.

Candidato trabalhista em Tefé
“Em Tefé, são amplas as possibilidades de vitória do candidato trabalhista à Prefeitura, sr. Orlando Marinho. Dificilmente a oposição lançará candidato.”

O pagamento do Legislativo
“Suplente de deputado (com assento na Assembleia) não deveria receber subsídios quando licenciado. Assim não é possível.”

Eleição para a Câmara de Vereadores
“O PSD de Manaus está em situação bem difícil para formar a sua chapa de candidatos à Câmara de Vereadores”. Ninguém quer concorrer ao pleito.

Conselho de Segurança Nacional
A ideia dos postulantes aos cargos eletivos passarem pelo Conselho de Segurança Nacional não prevalecerá, pois seria um atentado a própria Constituição.

A política financeira e a exportação do café
No artigo fala sobre a política financeira do governo com relação a exportação de café, produto básico da relação com o comercio exterior.

Ministro Roberto Campos
Ministro Roberto Campos, um dos remanescentes do governo de João Goulart, a quem o presidente Castelo Branco acredita piamente.

Comandante da Capitania dos Portos
Quem achava que o afastamento do comandante Gilberto Ferraz da Capitania dos Portos paralisaria a extinção da Cidade Flutuante, se enganou. Ele solicitou sua transferência para a reserva.

Supremo Tribunal Federal
“Confirmando a sua predisposição anti-revolucionária o Supremo Tribunal Federal mandou por em liberdade o Padre Alípio Freitas, agitador comunista […]”, agitador comunista que fora preso logo depois de consumar-se a vitória de 31 de março.

Santa Casa de Misericórdia
No governo de Efigenio de Sales, a entrada da Santa Casa de Misericórdia que ficava na rua José Clemente, foi mudada para a rua 10 de Julho.

Grande agitação popular
Ocorreu uma agitação popular na cidade, por causa da subida da canhoneira norte-americana “Wilmington” no rio Amazonas, sem licença prévia. A canhoneira iria seguir para a cidade de Iquitos, no Peru. Por causa dessa atitude, à noite, um grupo de anônimos atacaram o consulado americano localizado na avenida Eduardo Ribeiro.

Superintendência da Defesa da Borracha
O distrito de fiscalização da Superintendência de Defesa da Borracha, sediado em Manaus, era localizado na estrada Epaminondas nº 13. Em seu quadro de pessoal haviam engenheiros civis e auxiliares técnicos.

O naufrágio do vapor Pais de Carvalho
Em 22 de março de 1926, ocorreu o cinistro e naufrágio do vapor Pais de Carvalho, da frota da Amazon River, comandado pelo piloto João de Deus Cabral dos Anjos.

Doutor Àlvaro Botelho Maia
Em 19 de março de 1926, Àlvaro Botelho Maia foi nomeado professor catedrático de Instrução Moral e Cívia no Ginásio Amazonense Pedro II.

Academia Amazonense de Letras
Situado no flanco esquerdo do Instituto Benjamin Constant à praça Antonio Bittencourt, canto da rua Tapajós, o prédio da Academia Amazonense de Letras foi doado, em caráter definitivo, de conformidade com o Ato n. 3.708, de 5 de junho de 1934.

Os Hotéis de Manaus em 1898
Na obra de Lino de Machado, “Amazônia”, foi publicado os nomes dos hotéis que haviam em Manaus por volta de 1898. A lista contem 14 nomes com seus endereços, são eles: Internacional e do Porto, Duas Nações, Cassino, do Comércio, Familiar e de França, Cercle, Central, Cova da Onça, Artistas, Dois Amigos, Francês e Estrela do Norte.

Os visitantes na Chácara o Pensador
Segundo um reporter da época, dia 15 de outubro de 1900, após saberem da morte de Eduardo Ribeiro, muito nomes ilustres estiveram na chácara. Entre eles: Afonso de Carvalho, Raul Azevedo, coronel Leonardo Malcher, doutor Plácido Serrano entre outros.

Prefeito Antonio Botelho Maia
Na Administração do prefeito Antonio Botelho Maia, foi construído a Praça Oswaldo cruz, o Aviaquário Municipal, destinado a coleta, classificação e manutenção de espécies amazônicas.

A eleição dos suplentes
Os deputados Menandro Tapajós e Carlos Melo, ex-governadores interinos, e Abdul Sá Peixoto, ex-líder da maioria, foram eleitos suplentes do secretário.

Deputado Negreiros Ferreira
A Coluna De Relance felicitou o novo presidente da Assembleia, Negreiros Ferreira, e pediu que o deputado adotasse o sistema de economia do dr. Leopoldo Neves quando assumir o governo.

Governador Ademar de Barros
O Governador Ademar de Barros, segundo a imprensa matutina, entende que o país é um grande estabelecimento comercial e está precisando de um grande gerente.

Parabenizações ao Desembaragdor
O desembargador Sadoc Pereira foi promovido a membro do Tribunal de Apelação do Estado e seus amigos e admiradores vão lhe prestar uma homenagem.

Stand de tiro Olavo Bilac
A inauguração do Stand de Tiro Olavo Bilac, cujas obras estão em vias de conclusão, será no dia 16 de dezembro de 1945, afirma a coluna Gazetilhas.

Padre Pena, vigário de Humaitá
O padre Pena, vigário de Humaitá, comunicou ao sr. Interventor Federal que teve início os trabalhos de construção do prédio do Patronato daquela cidade.

Tefé, uma das mais antigas cidades do Amazonas
Anisio Jobim, desembargador, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas -IGHA- escreve um breve histórico da cidade de Tefé.

O poeta Ramayana de Chevallier
“Um dia, levado pela sua fantasia de poeta, com toques românticos, Ramayana de Chevalier, atirava à publicidade um livro”: No circo sem teto da Amazônia, obra do escritor Ramayana de Chevalier, o autor expoe em suas páginas um estranho refletor da vida amazônica.

Adolfo Ducke, pequeno histórico
De acordo com Anisio Jobim, o sr. Adolfo Ducke “firmou o seu nome de egrégio naturalista com os estudos e pesquisas que empreendeu.”

Nilo de Vasconcelos, artigo de Anisio Jobim
Anisio Jobim faz homenagem ao Dr. Nilo Carneiro Leão de Vasconcelos, diretor e redator-chefe da Revista de Crítica Judiciária, falecido no Rio de Janeiro.

1ª Expedição ao Amazonas, Gonçalo Pizarro
“Todos conhecem mais ou menos as expedições que desceram o Amazonas, de oeste para este. A primeira foi comandada por Gonçalo Pizarro, irmão de Francisco Pizarro, conquistador do Perú.

Sá Peixoto, de Anisio Jobim
Homenagem de Anisio Jobim, ao desembargador Antonio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto, que foi Parlamentar, jurista e depois magistrado.

O Rio Branco, texto de Anisio Jobim
O Rio Branco foi senhoriado há séculos pelos portugueses que firmaram posse imemorial e o exploraram. Foi teatro de muitas tropas de resgates que o percorriam a procura de cativar os indios e ficar com as drogas do sertão.

Manacapuru, e os indios Muras
Em janeiro de 1911, com recomendação de amigos, Anisio Jobim embarcou para Manacapuru, onde ia exercer o cargo de Juiz Municipal de Termo.

Anisio Jobim fala sobre o cel. Temistocles Brasil
Anisio Jobim fala sobre o Coronel Temistocles Brasil que empenhou trabalhos de demarcação das nossas fronteiras com a República da Colômbia.

Ginasianos do Colégio Estadual
Os Ginasianos do Colégio Estadual estão passando por transtornos por causa da exigência para comprar o fardamento para assistir as aulas.

Aspectos da educação no Amazonas
Um aspecto sobre a educação no Amazonas é que em alguns lugares não há se quer professores já em outros sobram mestres.

Candidatos à Mesa da Assembleia
Em reunião na sede da União Democrática Nacional, presidida pelo senador Severiano Nunes, discutiu-se sobre a eleição da Mesa da Assembleia.

Deputado Aristophano Antony
Comenta-se sobre a novidade política do dia: que o deputado Aristóphano Antony ingressou nos quadros do Partido da União Democrática Nacional.

Eleição da Mesa da Assembleia Legislativa
Tensão e interesse tomam conta de udenistas e pessedistas em torno da eleição da mesa da Assembleia Legislativa marcada para o próximo dia 15.

A possível reeleição de Leopoldo Neves
Coluna De Relance, publicada no Jornal A Gazeta comenta sobre a possível reeleição do dr. Leopoldo Neves ao governo do Estado do Amazonas.

Abdul Saiol de Sá Peixoto
Comentou-se nos meios políticos, sobre a possível nomeação à Procurador Fiscal da Fazenda Pública o dr. Abdul Saiol de Sá Peixoto.

A dívida da Assembleia Legislativa
A dívida que a Assembleia Legislativa do Estado tem na praça de Manaus é alta e está prejudicando as firmas que estão passando por dificuldades.

Cunha Melo, Senador pelo Amazonas
O panorama político do Estado vem sendo agitado desde que o ministro Carlos Luz resolveu nomear Leopoldo Tavares para 3ª cadeira de senador pelo Amazonas.

Cargos na Administração Pública
As criações de cargos e de organizações “dá-nos a impressão de que o erário público amazonense está nadando em ouro” – M. J. Antunes.

Operários do Serviço Rodoviário
No relento, é a forma pela qual é efetuado o pagamento dos operários do Serviço Rodoviário. Espera-se a solução do dr. Vilar Câmara.

A Semana Inglesa em Manaus
A “semana inglesa” será instituída a partir do dia 1º de maio após entendimento entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Manaus e outros órgãos.

União Democrática Nacional
Destaque para as notícias da política nacional, do primeiro contato da União Democrática Nacional – UDN com Jânio Quadros, por meio de carta, onde foi tratado assuntos relacionados à Reforma Agrária e a Petrobrás.

Cidades do baixo Amazonas
Os partidos UDN e PDC “desapareceram” no baixo Amazonas, perderam sua expressividade política em cidades como Itacoatiara, Itapiranga, Silves, Barreirinha, Maués, Parintins e Nhamundá para as eleições em outubro de 1959.

O prestígio do trabalhismo
O prestígio do trabalhismo, que conta com a solidariedade do povo em razão das obras realizadas, da moralização e do trabalho implantado.

Governador Gilberto Mestrinho
A Viagem programada do governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, ao interior foi marcada com intuito de conhecer as reivindicações das populações mais humildes de alguns municípios amazonenses.

Eleições municipais no Amazonas
Panorama sobre as eleições municipais em alguns municípios do interior do Amazonas e o apoio dos partidos políticos em algumas candidaturas.

Leopoldo Tavares da Cunha Melo
M. J. Antunes fala mal do indicado de Álvaro Maia para a vaga de senador, sr. Leopoldo Tavares da Cunha Melo.

A salvação da borracha e da Amazônia
A imprensa manauara noticia as reuniões na capital da República para assentamento de bases para salvação da borracha e da Amazônia.

Prefeito de Nova Olinda
Destaque para a posse do novo prefeito do município de Nova Olinda, interior do Amazonas, que contou com a presença, não tão esperada, do deputado estadual Roberto Jansen (UDN).

Os preços elevados dos alimentos em Manaus
O colunista afirma que o mercado negro prossegue “sua marcha tenebrosa” sem que o governo observe isso. E afirma que eles são os senhores feudais do comércio.

Os bondes da Manaus Tramways
A Manaus Tramways vai instituir a cobrança dos passageiros, nos bondes grandes, por dois condutores, dividindo o bondo ao meio por uma faixa branca pintada.

Fornecimento de água para a Cachoeirinha
Os moradores do bairro de Cachoeirinha, da rua Carvalho Leal, fizeram um abaixo assinado solicitando a continuação do fornecimento de água naquela área.

A situação política em Lábrea
Sobre a situação política em Lábrea, interior do Amazonas, para as eleições naquele município em 1959, ao que tudo indicava o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) perderia a eleição.

Conselho Técnico e a Interventoria Federal
Está em cogitação, por parte da Interventoria Federal, a criação de um Conselho Técnico, com a finalidade de estudar os assuntos de interesse coletivo.

Arlindo Porto em busca de votos
Destaque para as viagens realizadas pelo sr. Arlindo Porto aos interiores do Estado do Amazonas com intuito de se aproximar dos habitantes ribeirinhos, eleitores que o levariam ao Congresso Nacional Brasileiro nas próximas eleições daquele ano.

Balneário do Parque 10 de novembro
O balneário do Parque 10 foi construído com o dinheiro do povo. Nestas condições, não está certo que o Prefeito ceda-o com exclusividade para alguém.

Manaus Tramways tem novo fiscal
Júlio Nery nomeou o dr. Deodoro Freire, engenheiro eletrotécnico, “para fiscal do governo junto à poderosa empresa britânica ‘The Manaus Tramways'”.

Voo experimental do hidroplano nº 41
Na coluna de Júlio Uchôa, é falado sobre o voo experimental realizado pelo piloto Fileto Santos do Hidroplano nº 41, modelo 9 tipo Curtiss.

Primeiro vigário geral do Rio Negro
O primeiro Vigário Geral da Comarca do Rio Negro, foi o padre dr. José Monteiro de Noronha, cuja posse se verificou a 2 de maio de 1758. Monteiro escreveu, Roteiro da viagem do Pará, até as últimas colonias do sertão da província.

Na Coluna de Júlio Uchôa: A educação no Amazonas
Em 1860, haviam 525 alunos matriculados nas escolas particulares e públicas. As mais frequentadas eram: a de Vila Bela (Parintins), Serpa, Maués, Borba, Coari, Tefé, São Paulo de Olivença, e as da capital.

Os jardins da Igreja Matriz
Em 28 de outubro de 1901, o Superintendente Arthur Cesar Moreira de Araújo declarou inaugurado os jardins que circundam a Igreja Matriz.

Desembargador André Vidal de Araújo
Desembargador André Vidal de Araújo, presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Amazonas, divulgou ao jornal que a entidade mandaria construir casas no bairro de Constantinópolis (atual Educandos) em Manaus destinadas às vítimas do grande incêndio ocorrido naquele bairro, em 1945.

O cinematógrafo em Manaus
A sensação de Manaus em 1904, foi o cinematógrafo. A tela foi montada no camarote do governador, no Teatro Amazonas, pela empresa E. Hervet. Ao término da passagem de uma fita o público ovacionava.

Farol de pedra no Puraquequara
“A construção de um farol nas pedras de Puraquequara foi autorizada por lei n. 387 de 12 de dezembro de 1902”.

Eduardo Gonçalves Ribeiro, laudo médico
“Circunstâncias um tanto misteriosas” mostra o levantamento cadavérico realizado no corpo de Eduardo Gonçalves Ribeiro no dia de sua morte, em 14 de outubro de 1900. Júlio Uchôa descreve como o corpo do Pensador foi encontrado.

Hotel Amazonas, pedra fundamental
Você sabia que “o lançamento da pedra fundamental do suntuoso Hotel Amazonas foi efetuado a 28 de abril de 1947, sendo inaugurado a 7 de abril de 1951”?.

Colégio Estadual Amazonense
O Ginásio Amazonense foi criado a 13 de outubro de 1893, em substituição ao Instituto Normal Superior Ginásio Amazonense Pedro II. Depois passou a ser chamado de outros nomes até receber o nome de Colégio Estadual Amazonense, em 19 de abril de 1943 por ordem ao Decreto Lei Federal, 4.244 de 9 de abril de 1942.

Legião Brasileira de Assistência
A Comissão Estadual da Legião Brasileira de Assistência foi fundada no Palácio do Governo, a 12 de setembro de 1942, em sessão solene. A senhora Helena Cidade de Araújo, assumiu a direção da entidade.

Alexandre Rodrigues Ferreira
O médico e naturalista baiano, Alexandre Rodrigues Ferreira, chefiou a primeira brasileira no Pará, Mato Grosso e Amazonas, de 1883 a 1893.

Apresentação no Teatro Amazonas
O grande trágico italiano Giovanni Emanuel, de renome internacional, representou no Teatro Amazonas, a 13 de maio de 1899, o drama KEAN. A estreia ocorreu numa noite de emoção e beleza.

A primeira Companhia no Teatro Amazonas
A primeira Companhia Dramática Nacional a trabalhar no Teatro Amazonas, em 1899, foi a do ator Braga Dias junto com a atriz Adelaide Coutinho.

O Jornal do Commercio e os Diários Associados
O Jornal do Comércio, fundado pelo dr. Rocha dos Santos em 02 de janeiro de 1904, passando mais tarde, a propriedade e direção do dr. Vicente Torres da Silva Reis, foi incorporado aos “Diários Associados” a 01 de fevereiro de 1943.

Associação Comercial do Amazonas
Na Associação Comercial do Amazonas, o sr. Waldemar Pinheiro de Sousa renunciou a presidência assumindo o cargo o dr. Álvaro Bandeira de Melo.

Alistamento eleitoral em Manacapuru
Sobre o alistamento de 254 eleitores no município de Manacapuru, no interior do Amazonas. O juiz eleitoral da 6ª Zona, dr. Teodoro Gonçalves Neto, responsável pelo alistamento, expôs as dificuldades de se realizar esse tipo de serviço na região devido à distância e muitos eleitores provir em canoas dos confins do município.

Proprietário da loja Chico Preto
Proprietário da loja “Chico Preto”, situada na Avenida Sete de Setembro em Manaus, é ameaçado por colocar em sua vitrine um retrato do brigadeiro Eduardo Gomes, caso o retrato não fosse retirado dali, o estabelecimento seria invadido.

O Jornal, 31 de julho de 1946
Sobre a modernização dos eletrodomésticos, os chamados “artigos de luxo” pelos quais podia-se usufruir na década de 40 e o elevado preço pago pela população manauara nas contas de energia. Uma crítica de se “ter” e não poder usar.

O Jornal, 30 de julho de 1946
Crítica sobre o descaso de alguns políticos regionais e nacionais e sua indiferença para com os interesses do povo. Interessante crítica feita na década de 40 sobre o cenário político brasileiro.

O Jornal, 26 de julho de 1946
Desabafo sobre os ataques que ocorreram da parte de alguns constituintes sobre o Amazonas. O artigo faz a defesa do estado que, através da economia da borracha, ajudou o país a armar os patrícios para lutarem nos campos de batalha na Europa e, ainda, o auxílio econômico proporcionado pelo látex à cidade de Volta Redonda e a Argentina. O Jornal defendeu o Estado e enalteceu sua importância nas grandes questões nacionais.

O Jornal, 25 de julho de 1946
Matéria sobre a questão do uso e posse de terras no Amazonas. A ocupação por amazonenses e pessoas vindas de outras regiões que dedicaram sua permanência tirando as vantagens e desfavores da mesma. Aborda ainda, o aumento das taxas portuárias na cidade dada pelo ministro da Viação.

O desaparecimento da Cidade Flutuante
A Cidade Flutuante está desaparecendo dia a dia. Alguns políticos, que almejavam os votos dos moradores, apoiavam sua permanência.

Entrevista do Marechal Teixeira Lott
Aristóphano Antony escreve sobre a entrevista que o marechal reformado Henrique Dufles Teixeira Lott concedeu ao Jornal Correio da Manhã.

O Jornal, 24 de julho de 1946
Artigo sobre os bastidores das eleições para o governo do Estado do Amazonas e, a indicação do nome do dr. Rui Araújo pelo PSD e do dr. Leopoldo Amorim da Silva Neves pelo PTB. Aborda ainda, as obras de construção da Casa do Jornalista, vistoriada pelo presidente da Associação Amazonense de Imprensa o jornalista Aristophano Antony.

A Revolução de 31 de março de 1964
A revolução de 31/03/1964 teria sido feita pelos tenentes, capitães e majores, que estão mais próximos dos “inferiores”, e não pelos generais e coronéis.

Entrevista do Ministro da Guerra
Entrevista concedida pelo Ministro da Guerra e a libertação do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, concedida pelo STF.

Interventor do Amazonas Júlio Nery
Entrevista do interventor do Amazonas Júlio Nery concedida à imprensa de Manaus sobre medidas que seriam postas em prática em benefício da navegação, juta moradias e escolas.

Desaparecimento do general
O desaparecimento do general Humberto Delgado na fronteira da Espanha com Portugal. O governo português nada falou sobre seu paradeiro.

Governador Plínio Ramos Coelho
Plínio Ramos Coelho foi abandonado após o dia 1 de abril de 1964. Os que antes eram contra a ditadura, hoje lhes viraram as costas. São coisas da política.

Ministro do Supremo Tribunal Federal
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ribeiro da Costa, parecia ser um homem impulsivo. Suas atitudes refletem falta de serenidade.

Golpe militar na Republica Dominicana
“Houve mais um golpe militar na República Dominicana, onde os levantes armados, nos últimos anos, se têm sucedido periodicamente”.

Escola João de Deus da Colônia Portuguesa
O Luso Sporting Clube mantém com ajuda e atende, gratuitamente, os filhos de portugueses e de brasileiros que estudam na Escola João de Deus.

Reivindicação dos funcionários do Estado
Funcionários públicos do Estado do Amazonas fazem reivindicação sobre a mudança do horário de trabalho. Os mesmos não aguentam o forte calor amazônico e são obrigados a enfrentar altas temperaturas no horário do almoço.

A Base Aérea de Manaus
A Base Aérea de Manaus, existe somente nos decretos oficiais e nada se fez para torná-la concreta, mesmo Manaus sendo o centro geográfico da Amazônia.

Àlvaro Maia no Teatro Amazonas
Álvaro Maia recitou, no ano de 1923, em comemoração à centenária adesão do Amazonas à Independência sua famosa “Canção de Fé e Esperança”.

Os cabanos em Manaus
Os cabanos invadiram a cidade de Manaus em 6 de março de 1836, permanecendo até 31 de agosto. Seus lideres foram Apolinário Maparajuba e Bernardo de Sena.

A primeira Constituição do Amazonas
A primeira Carta Política do Estado foi decretada a 13 de março de 1891 por Eduardo Gonçalves Ribeiro. Em 1903 começou as obras do porto de Manaus.

O julgamento das irregularidades
O julgamento das irregularidades nos inquéritos deverá ser imediato, segundo o presidente Castelo Branco que recebeu a visita de alguns coronéis.

O senhor Magalhães Pinto
A vida política do senhor Magalhães Pinto, vindo de família humilde, foi banqueiro, entrou para a política e acabou governando Minas Gerais.

Assembleia Legislativa do Amazonas
A Assembleia Legislativa deverá permitir que a Justiça processe alguns deputados senão será vista como acobertadora de “delinquentes”.

Mensagem governamental
A Mensagem governamental referente a reforma da Lei Eleitoral, está para ser enviada a Câmara dos Deputados, juntamente com o Estatuto dos Partidos.

A insatisfação de Magalhães Pinto
A insatisfação do senhor Magalhães Pinto com o presidente marechal Castelo Branco, foi o destaque em sua entrevista no jornal.

Inquérito Policial Militar (IPM)
O Inquérito Policial Militar (IPM) feito pelas comissões em Manaus, estavam escondidos em lugares diferentes e eram vistos por membros da justiça.

Retração de crédito na indústria e comércio
Aristóphano Antony escreve sobre as consequências sofridas pela indústria e comércio com a retração bancária.

O primeiro ano da Revolução e os problemas econômicos
Aristóphano Antony escreve sobre a realidade econômico-financeira do país, no primeiro trimestre do ano em que a revolução completa 1 ano.

Assistência médica de Manaus em 1946
A falta de Assistência médica em Manaus foi discutida na coluna de M.J. Antunes, no O Jornal. Ao Inteventor Estanislau Afonso foi falado sobre a situação.

Resposta ao sr. Francisco Orofino
M. J. Antunes publicou uma coluna criticando o Frei Timotheo de Porangaba, agora faz uma outra para responder ao defensor do Frei, o sr. Francisco Orofino. O colunista escreve que em seu artigo em nenhum momento xingou Orofino.

Cargo de Diretor da Secretaria
M. J. Antunes faz novamente duras críticas a nomeação do sr. Vicente de Mendonça Jr., para o cargo de Diretor da Secretaria da Prefeitura de Manaus.

Bombeamento da Ponta do Ismael
Em visita ao Bombeamento da Ponta Ismael, o colunista verificou o estado de abandono daquele conjunto maquinário, pela administração Álvaro Maia.

Mário Jorge Couto Lopes
O dr. Mário Jorge Couto Lopes foi nomeado como procurador fiscal, cuja vaga estava vazia pelo falecimento do dr. Huascar de Figueiredo.

Nomeação de Vicente de Mendonça Júnior
O colunista classificou como imoralidade administrativa a nomeação de Vicente de Mendonça Jr. para o cargo de Diretor da Secretaria da Prefeitura de Manaus.

Assembleia Geral dos Trabalhadores do Comércio
A ocorrida Assembleia Geral do Sindicado dos Empregados no Comércio de Manaus simbolizou um marco no seguimento e progresso da classe.

Senador Manuel Severiano Nunes
O senador Manuel Severiano Nunes, é esperado em Manaus vindo no avião da Panair, para harmonizar as diversas correntes de seu partido.

Aeródromo de Ponta Pelada
No aeródromo da Ponta Pelada será construída no início do mês de março uma pista com dois mil metros, a antiga tem mil metros de comprimento.

O alto preço do café e do açucar
Vendem a preço exorbitante o açúcar e o café na praça de Manaus. M. J. Antunes pede que o governo resolva a situação com a Comissão de Marinha Mercante.

Eleição da Mesa da Assembleia
Por causa da eleição da mesa da Assembleia, os líderes da União Democrática Nacional – UDN – estão ficando bastante agitados. Até promessas à Nossa Senhora das Graças fala-se.

Diversão para os trabalhadores
Os trabalhadores do comércio tem precariedade de diversões. Por conta disto, o Jornal lançou a ideia de irem ao cinema com sessões exclusivas para eles.

Dr. Menandro Tapajoz deixa o governo
O saldo de quatro milhões de cruzeiros deixado pelo Dr. Menandro Tapajoz em sua saída do governo mas as dívidas quase chegam a este valor.

Deputado Menandro Tapajoz
O deputado Menandro Tapajoz pretende se reeleger para a presidência da Assembleia. A informação veio de um homem importante do partido.

Comissão Organizadora
A UDN foi metida numa sinuca de bico pela comissão organizadora dos festejos programados para a recepção ao governador Leopoldo Neves.

Aumento de vencimento dos comerciários
Novamente o colunista falando sobre a questão do aumento de vencimento dos comerciários e a luta do Sindicato dos Empregados do Comércio.

Partido Social Progressista
Estão dizendo pela cidade que está havendo bastante interesse de diversas pessoas em ingressar no Partido Social Progressista.

O Bonde n.2 da Manaus Tramways
Está trafegando pela cidade, mesmo passando por dificuldades financeiras, o Bonde nº 2 da Manaus Tramways, todo reformado e com pintura nova.

Aspectos do município de Manicoré
Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 08 de agosto de 1948, suas impressões sobre o município de Manicoré.

O nome Manaus, de Anisio Jobim
“A denominação Manaus, teria sido a expansão de um arraigado sentimento nativista. Evocava-se o nome guerreiro de uma tribo forte e numerosa para individualizar a vila que se criara com a formação do novo município.

Geólogo e naturalista: Louis Agassiz
Texto sobre o geólogo e naturalista suiço, Louis Agassiz, que escreveu a obra Viagem pelo Brasil. Agassiz veio cercado de desenhistas e outros.

Alexandre Rodrigues Ferreira
Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 18 de julho de 1948, sobre o naturalista e filósofo, Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira.

Charles Marie de La Condamine na Amazônia
Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 11 de julho de 1948, sobre Charles Marie De La Condamine, um dos sábios mais festejados na Europa.

Aspectos de Barreirinha
Anisio Jobim escreve sobre suas impressões sobre a cidade de Barreirinha. Repousando na chapada de numa colina no Paraná dos Ramos.

Empresa J. G. Araujo & Cia
Segundo a coluna Gazetilhas, a empresa J. G. Araujo & Cia Ltda dividiu, com seus auxiliares em 1945, uma parte de seus lucros do ano de 1944.

O Interventor Álvaro Maia
O Interventor Federal Álvaro Maia, autoriza o pedido de reintegração do antigo coletor de rendas estadual em Coari, João Batista de Carvalho.

Grêmio Literário Araújo Filho
Foi fundado na União dos Estudantes do Amazonas -UEA- o Grêmio Literário “Araújo Filho”, que lutará pelo desenvolvimento cultural da mocidade.

Exames no Instituto de Educação
Uma fonte segura confirma que o Interventor Federal, baixará um Ato antecipando os exames no Instituto de Educação para o mês de outubro.

Chefe de Polícia do Estado solicita afastamento
O dr. Paulo Marinho, chefe de Polícia do Estado, em requerimento solicitou ao Interventor Federal 90 dias de licença do cargo.

Doação para o acervo da Biblioteca Pública
O diretor da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, Genesino Braga, recebeu cerca de 10.000 livros para a reconstrução do lugar após o incêndio.

Presidente Getúlio Vargas
Getúlio Vargas aprovou o programa relativo a arte indígena no Brasil e em as manifestações artísticas e material de índios Tucuma do Amazonas.

Falecimento de Antonio Lourenço Camelo Junior
Em destaque o falecimento de Antonio Lourenço Camelo Junior, amazonense e sócio da firma Camelo, Irmão e Companhia, aos 31 anos em Portugal.

Sem açúcar no município de Codajás
Na cidade de Codajás não existe açúcar e os regatões que por ali passam não querem vender esse artigo de primeira necessidade, afirma Gazetilhas.

Incêndio no Bairro em Constantinópolis
Um incêndio no bairro Constantinópolis destruiu 10 moradias e um homem sofreu queimaduras de 2º grau ao salvar uma criança que estava no local.

Cientista Theodor Koch-Gruñberg
Texto de Anisio Jobim sobre o cientista Theodor Koch-Gruñberg. O etnógrafo veio a falecer na expedição do dr. Alexander Hamilton Rice 1924.

José Francisco de Araújo Lima, médico
Anisio Jobim fala sobre o médico especializado em doenças tropicais, José Francisco de Araujo Lima. Araújo Lima escreveu sobre a Amazônia.

Governador Plínio Coelho
O Governador Plínio Coelho deu início, com seriedade e cumprindo seu programa de moralização e trabalho, a construção do Novo Amazonas.

Candidato a prefeitura de Barcelos
O candidato do PTB à Prefeitura de Barcelos será o jovem Augusto Lacerda Filho. No mês de julho irá a Barcelos para confirmar sua candidatura.

A bancada da UDN na Assembleia
A bancada da UDN na Assembleia se licenciou para tratar da saúde e os três deputados foram substituídos pelos seus suplentes. Miranda Leão, Antenor Machado e Menandro Tapajós.

Nova Olinda do Norte com novo prefeito
O novo prefeito de Nova Olinda do Norte, Samuel Araújo da Silva, tomará posse prestigiado pela população que espera uma administração séria.

Governo constrói Casas Populares
O governo pretende construir “Casas Populares” que podem ser adquiridas por um preço razoável, atacando em cheio o problema da habitação.

Movimento Nacionalista Pró-Lott no Amazonas
O Amazonas foi escolhido para a instalação do Movimento Nacionalista Pró-Lott no Amazonas. O ministro da Guerra terá o apoio dos estudantes.

Prisão de Antônio Augusto Sá Nogueira
Preso em Fortaleza, o chantagista, Antonio Augusto Sá Nogueira que se dizia ser deputado estadual e proprietário de um jornal que nunca existiu.

Em Manaus há escassez de alimentos
Os alimentos estão escassos em Manaus, o mercado negro cobra preços abusivos e o caboclo não tem meios para trazer o que planta.

A escassez de alimentos em Manaus
“O povo sofre, faminto, e procura encontrar, em alguma parte, os alimentos…”. A escassez de alimentos em Manaus é de desolação e carestia.

Governo moralizador de Plínio Coelho
As eleições municipais, na capital e interior, se aproximam e a grande influência será do trabalhismo motivado pelo governo de Plínio Coelho.

Assembleia Legislativa do Amazonas
Em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Claudio de Sousa, o deputado Renato de Sousa Pinto parabeniza o governador do Pará, general Magalhães Barata.

Enfermaria para menores
A Santa Casa de Misericórida pretende transformar a antiga ala de Serviço de Socorros de Urgência, em Enfermaria para menores com cerca de 40 leitos.

Asfaltamento das ruas de Manaus
Tupinambá Nogueira está providenciando a compra do material para asfaltar ruas de Manaus. Mas O Jornal pergunta: Como asfaltar se não são nem calçamentadas?

Eleição de Manuel Lins pelo PTB
A possível eleição de Manuel Lins à prefeitura do município de Fonte Boa, pelo PTB, está sendo bem recebido por seu seu irmão, o deputado Belarmino Lins.

Policiais espancam civis indefesos
A Coluna O Jornal Comenta, denuncia que Todos os dias “estão se verificando cenas de espancamentos, por parte de policiais, contra civis indefesos”.

Associação Amazonense de Imprensa
Com a gerência de Aristophano Antony há um prosseguimento dos trabalhos de construção da sede social da Associação Amazonense de Imprensa, afirma O Jornal.

Deixem os bumbás dançarem
Um medida policial pode impedir que os bumbás dancem nas ruas, devido a possíveis atritos entre os seus componentes ou perturbação da sossego público.

Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros
A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra, é uma entidade que apoia os hansenianos de Paricatuba e Aleixo, presidida por damas distintas da sociedade Amazonense.

Os festejos do Centenário de Manaus
Os festejos do Centenário de Manaus estão a todo vapor. Mas, ainda falta efetuar o pagamento ao pintor Branco e Silva e ao marmorista Orofino.

O pobre diabo das colunas pagas
“O pobre diabo das colunas pagas e da volumosa pasta de couro cheia de produtos farmacêuticos revelou, afinal, a sua identidade, chama-se o poggi de figueiredo”.

Dr. José Augusto Borborema
O dr. José Augusto Borborema em carta defendeu o senhor Mitridades Corrêa sobre o suposto assalto à Imprensa Oficial.

Suposto assalto à Imprensa Oficial
O suposto assalto que a Imprensa Oficial teria sofrido, segundo o periódico A Tarde, fora forjado pelo próprio diretor Mitridades Corrêa.

Reuniões dos líderes udenistas
Os Líderes udenistas estão transformando o Palácio Rio Negro, o Rio Branco e o Departamento de Educação em locais de reuniões permanentes.

O cidadão na Administração Pública
O cidadão não deve assumir posições vexatórias ao exercer funções públicas de destaque. Este é um dos temas que a coluna aborda.

Estreia do São Paulo Ballet
A principal casa de arte de Manaus, o Teatro Amazonas e um seleto público pode assistir a estreia do São Paulo Ballet em nossa cidade.

Prédio da Biblioteca pública
Pergunta-se qual foi o destino da verba destinada a mudança da Assembleia Legislativa, para as dependências do prédio da Biblioteca Pública.

Coluna Notas Escolares
A Coluna Notas Escolares, no O Jornal, agradece as pessoas que fizeram donativos ao Grupo Escolar Carvalho Leal por ocasião da Semana da Pátria.

Centro Estudantil Plácido Serrano
O Centro Estudantil Plácido Serrano convocou os ginasianos do Colégio Estadual do Amazonas para reunião do Centro Estudantil.

Fiscalização na Manaus Tramways
O dr. Edmundo Levy, delegado regional do Ministério do Trabalho, esteve nos escritórios da Manaus Tramways para fiscalizar os direitos dos empregados.

O ilustre dr. Waldemar Pedrosa
O dr. Waldemar Pedrosa, procurador regional da República, reassumiu o exercício de seu cargo, do qual se achava afastado por estar de férias.

Proibida a saída de sementes de hevea
Está proibida a saída de sementes e plantas do tipo hevea, exceto materiais destinados as Instituições Científicas Nacionais e estrangeiras.

Falta de saneamanto em Manaus
A falta de saneamento em Manaus é vista nas ruas Silva Ramos e Ferreira Pena, onde existe lama e mosquitos que atentam contra a saúde.

Morador reclama de tratorista
Morador da rua Getúlio Vargas, se queixa do trabalho de um tratorista da Prefeitura que tapou a única boca de lobo que escorria água servida da rua, causando o acúmulo de agua deixando um odor insuportável.

Avião acidentado no piquete de cavalaria
Dr. Almir Correia, presidente do Aeroclube do Amazonas, visitou a redação de O Jornal para falar sobre o avião acidentado no piquete de cavalaria.

Novo chefe comunal de Autazes
O sr. Dorval Cruz, novo chefe comunal do município de Autazes tomou posse na prefeitura. A população espera que o novo prefeito corresponda as expectativas.

Diretório Regional do PST
Será instalado em Parintins, o Diretório Regional do Partido Social Trabalhista com a participação de membros da legenda Partido Social Democrático.

A política Itacoatiarense
O falecimento do sr. Adamastor Onety de Figueiredo, importante figura política de Itacoatiara foi sentida por todos que o estimavam.

Deputados Federais em visita a Manaus
Em visita a Manaus, os deputados federais, Almino Alfonso e Wilson Calmon, aproveitaram sua estadia para entendimentos políticos para 1962.

Candidatura a prefeito de Canutama
Arlindo Porto participou de reunião no município de Canutama com os trabalhistas para escolher o candidato à Prefeitura do município.

Candidato a prefeitura de Maués
Na eleição à Prefeitura de Maués, observadores apontam o senhor José Batista Michiles, nome respeitado para prefeitura da velha Mundurucânia.

A Câmara de Vereadores
O ex-deputado Ney Rayol, concorrerá à Câmara de Vereadores nas próximas eleições. E depois Ney pode concorrer para Assembleia do Estado.

Governador Gilberto Mestrinho
O governador Gilberto Mestrinho, avisou que só se ausentará do Estado se for de verdadeira importância sua presença na capital da República.

Aspectos históricos de Barcelos
Artigo escrito por Anisio Jobim sobre Barcelos, que surgiu como missão religiosa em 1728, sendo a primeira capital da Província do Amazonas.

J. Barbosa Rodrigues, de Anisio Jobim
Artigo escrito por Anísio Jobim fala sobre o botânico J. Barbosa Rodrigues. O Amazonas, llhe deve reais serviços, por uma série de extraordinárias de pesquisas.

Aspectos de São Gabriel
Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre o município de São Gabriel, que foi uma antiga aldeia de indios bravios, difíceis de domar.

As viagens dos naturalistas ao Amazonas
Anisio Jobim escreve sobre as Feições características da Planície Amazônica. Os estudos mais sérios surgiram por causa das viagens dos naturalistas ao Amazonas. A Bacia do Amazonas é estudada desde os anos de 1539.

Aspectos da cidade de Eirunepé
Anisio Jobim escreve sobre a origem do município de Eirunepé. Segundo Jobim, ” o Juruá de ontem, de 1852, não é por certo o Juruá de hoje.

Agradecimento ao desembargador Anisio Jobim
Artigo de agradecimento ao desembargador Anisio Jobim pelo trabalho desenvolvido sobre o município de Silves no dia 10 de abril de 1948.

Campos do Puciarí, vastos campos férteis
Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre os campos do Puciarí, que ficam situados entre o rio Madeira e o Purús. E constituem uma das melhores reservas para criação de gado.

De Anisio Jobim, Moura a cidade morta
Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a cidade de Moura, que desapareceu da organização político-social do Amazonas.

A Planície Amazônica, de Anisio Jobim
Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a história geológica da planície amazônica. Jobim cita as impressões que os viajantes tiveram, entre eles frei Gaspar de Carbajal, do padre José de Morais, de Auna, de Pedro Teixeira e tantos outros que por aqui passaram e descreveram de antemão sobre os tesouros que se escondem nas margens dos rios caldalosos.

O Jornal, 30 de junho de 1946
Coluna O Jornal Comenta publicada em O Jornal no dia 30 de junho de 1946 sobre a indiferença da Prefeitura à aplicação da semana inglesa para os gráficos.

O Jornal, 29 de junho de 1946
O interventor Julio Nery obteve, junto aos poderes centrais, a concessão de verba destinada a fundar 28 escolas rurais no Amazonas.

O Jornal, 28 de junho de 1946
O cenário político no Amazonas têm sido repleto de acontecimentos definidores. Em “A hora política”, a coluna O Jornal Comenta informa as últimas notícias.

O Jornal, 26 de junho de 1946
As “ruas desamparadas” e as calçadas da cidade de Manaus têm sido novamente alvo de duras críticas da coluna O Jornal Comenta, pelo descaso dos governantes.

O Jornal, 22 de junho de 1946
Apelo ao Conselho Administrativo para que julgue a “reivindicação dos nossos laboriosos companheiros de oficinas” para ter horas livres do sábado à tarde.

O Jornal, 21 de junho de 1946
O drama dos seringueiros que aportaram no Amazonas, que não possuíam conforto material, auxílio médico e que padeciam em benefício do progresso desta terra.

A falta dágua, problema antigo
O problema antigo da falta de água nos bairros da cidade de Manaus é debatido a duras críticas na coluna O Jornal Comenta.

Parque 10 de Novembro
O Parque 10 de Novembro, que é refúgio do manauara nos domingos ensolarados, possui um telefone danificado e a coluna O Jornal Comenta cobra resultados.

Departamento de Saúde Pública
O diretor do Departamento de Saúde Pública do Estado do Amazonas, declarou que será instalado um dispensário para tratamento de moléstias venéreas, com 30 leitos..

A febre amarela no Amazonas
Em 1856, ocorreu um surto de febre amarela, transmitida por uma espécie de mosquito, em todo o Amazonas, atacando cerca de 70% da população.

Cemitério São João Batista
Em novembro de 1903, 12 anos após sua inauguração, ocorreram as primeiras exumações no cemitério Municipal de São João Batista. Adolfo Lisboa autorizou os procedimentos de exumação, quebrando assim uma tradição que considerava as exumações um ato de profanação ou desumanidade.

Formação territorial do Amazonas
A formação territorial do Amazonas começou depois da grande penetração do intrépido bandeirante Pedro Teixeira, ligando Belém a Quito, no então vice-reinado do Peru, pelas águas que cortam o vale, entre 1637 e 1639. Começou a circular em 18 de março de 1900 o primeiro número do periódico O PLEBEU, dedicada a defesa da classe operária, sendo seu redator Efigenio Ferreira de Sales, que muitos anos depois seria o chefe do executivo estadual.

Os pracinhas do Amazonas
Você sabia que “a 4 de agosto de 1807, seguiu para Canudos, no sertão baiano, sob o comando do tenente-coronel Cândido José Mariano, o 1º Batalhão de Infantaria, do então Regimento Militar do Estado do Amazonas, […], retornando a Manaus, a 8 de novembro do mesmo ano, após brilhante atuação, contra os fanáticos de Antônio Conselheiro?”

Augusto Ximeno de Vileroy
O tenente de engenheiros Augusto Ximeno de Vileroy, primeiro governador republicano do Amazonas, assumiu em 4 de janeiro de 1890. Em novembro do mesmo ano, Vileroy passa as funções governamentais, para o também tenente e engenheiro Eduardo Gonçalves Ribeiro, seu oficial de gabinete e diretor das Obras Públicas.

Município de Xibaua, atual Carauari
Foi na administração do governador Jonathas de Freitas Pedrosa em 1913, que o município de Xibaua recebeu o nome de Carauari e também foi por ele autorizado a realização da demarcação dos limites do município.

Freguesia de Codajás e Coari
Você sabia que “a lei nº 287, de 1 de maio de 1874, no governo de Domingos Monteiro Peixoto, 14º presidente da Província, elevou as freguesias de Codajás e Coari à categoria de vilas, com as mesmas denominações?”

Ajuricaba, aprisionado pelos portugueses
Em 1727, o chefe indígena Ajuricaba, após ser aprisionado pelos portugueses, se atira acorrentado nas águas do rio Negro para fugir da prisão.

Samuel fritz, o apóstolo do Amazonas
O Padre Samuel Fritz, foi cognominado como o Apóstolo do Amazonas. Fritz faleceu em 20 de março de 1752, em Quito, aos 71 anos de idade, 40 deles usados nas missões amazônicas.

O aumento dos ordenados
M. J. Antunes diz que é “engraçado o modo de ver das pessoas que são contra o aumento de ordenados” e pede que “fiquem calados”.

Asilo de mendicidade doutor Thomas
Destaque para descaso com o “Asilo de Mendicidade Dr. Thomas”. Houve promessa do Banco de Crédito da Borracha para melhorias no local mas não se concretizaram.

Sindicato dos Empregados no Comércio
A luta do Sindicato dos Empregados no Comércio do Amazonas, para que seja concedido aumento dos vencimentos salariais a essa classe.

A polêmica de Frei Thimoteo de Porangaba
A atitude do Frei Thimoteo Porangaba está equivocada ao atacar instituições religiosas no programa “Hora Católica” ao invés de pregar – M. J. Antunes.

O aumento no custo de vida
O aumento do custo de vida na cidade de Manaus é um dos problemas enfrentados pelos comerciários que trabalham no centra da capital.

Ex-Interventor Federal, Álvaro Maia
Álvaro Maia, ex-interventor federal do Estado do Amazonas, disse “assumir plena responsabilidade dos atos praticados” pelos companheiros de administração.

Escola para crianças pobres
M. J. Antunes aborda em sua coluna sobre a educação de crianças pobres e como os pais fazem para comprar os materiais didáticos de seus filhos.

A falta de hotéis em Manaus
O proprietário do Grande Hotel procurou D. Aldina Bastos, dona da mais confortável pensão de Manaus, para uma possível parceria. Falta hotéis em Manaus.

Gêneros de primeira necessidade
O aumento excessivo dos impostos sobre os gêneros de primeira necessidade das mercadorias em Manaus e dos “lucros extraordinários” do governo.

Os descuidos da imprensa local
Os descuidos da imprensa local, que deixa passar os erros de revisão dos textos que são publicados sem o devido cuidado, causando constrangimentos.

Jesus e a traição de Judas
Aristóphano Antony escreve sobre o exemplo de vida de Jesus e a traição de Judas, que recebeu 30 moedas, para entregar Cristo aos seus algozes.

União Democrática Nacional
A União Democrática Nacional, UDN, lançou a candidatura de Carlos Lacerda, governador da Guanabara, para a sucessão presidencial de 1965.

A Carta Magna do Amazonas
“Foi na Constituinte, que deu ao Amazonas a atual Carta Magna, por mim também subscrita. Éramos trinta, eleitos num pleito limpo […]”.

Associação Amazonense de Imprensa
Foi de Aristóphano Antony, a iniciativa de fundar a Associação Amazonense de Imprensa. O Orgão defenderia e daria assistência aos jornalistas.

O General Mourão Filho
Aristóphano Antony escreve sobre a entrevista do general Mourão Filho à imprensa esclarecendo os detalhes da Revolução de 31 de março.

Os Atos revolucionários
Artigo sobre a anulação dos atos revolucionários que foram feitos nos primeiros dias da vitória da revolução de 31 de março de 1964.

Harmonia entre os poderes
Artigo sobre os poderes constituídos da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Mesmo sendo independentes, são harmônicos entre si.

Leonel Brizola, o incorrigível
O agitador incorrigível, Leonel Brizola. Que nunca se acautela e prefere ficar exposto a condenação popular. Sempre desejou dirigir o Brasil.

Aspectos do município de Lábrea
“Viagem longa, fadigante, por este tortuoso e profundo Purus, que conhecia através de leituras…” – trecho do artigo de Anisio Jobim intitulado Lábrea.

Luséa, depois denominada de Maués
Anisio Jobim escreve sobre a cidade de Maués, antes denominada Luséa. O nome não persistiu e ao ser elevada a vila é denominada Maués.

Rio Madeira, o salto do Teotonio
“O salto do Teotonio”, foi nomeado em homenagem ao bacharel Teotonio da Silva Gusmão, que apoiava a livre navegação no rio Madeira.

Da capital Manaus ao remoto Javari
Artigo de Anisio Jobim, Viagem ao Javari”. … Levado ao desejo de conhecer o rio Amazonas na sua continuação brasileira, que é o Solimões…”.

O balneário do Parque 10 de novembro
Artigo de Anisio Jobim abordando sobre o Parque 10 de Novembro em que destaca que é preciso de cuidados por parte dos governantes e público em geral.

Associação da Imprensa do Amazonas
“A Associação da Imprensa do Amazonas precisa de fazer um grande movimento para obter recursos com que concluir a construção de seu prédio”.

Dentro da Lei, fora da Lei
Artigo intitulado “Dentro da lei, fora da lei” escrito por Anisio Jobim sobre a inconstitucionalidade da Lei número 1, da Camara Municipal.

A Justiça, um sacerdócio
Anísio Jobim comenta sobre sua passagem pelo Tribunal de Justiça, o comportamento dos magistrados e o respeito que ele tem pela justiça.

O falecimento do escritor Benjamin Lima
Anisio Jobim escreve sobre a perda que a Academia Amazonense de Letras teve com o falecimento do escritor Benjamim Lira.

Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas-IGHA
Coluna escrita por Anisio Jobim falando sobre o Instituto Geográfico e Histórico (IGHA), publicada no periódico O Jornal.

Arlindo Porto visita Urucurituba
Em visita ao município de Urucurituba, Arlindo Porto, levará apoio aos seus correligionários que participarão da eleição para prefeitura.

A autonomia do município de Manaus
Coluna Instantâneos Políticos, publicada no Jornal A Gazeta abordando o desligamento do sr. Campos Vergal, 1º suplente do PSP paulista.

A atuação de Arlindo Porto
A atuação do sr. Arlindo Porto na Assembleia é destaque. O líder da bancada trabalhista, mesmo sendo provocado mantém a serenidade.

O político sr. José Mendes
O sr. José Mendes, veio de Itacoatiara para cuidar de seus interesses eleitorais em Manaus. Trouxe com ele, 1000 votos e deseja crescer eleitoralmente.

Constituição, reafirmação da Democracia
Constituição, reafirmação da Democracia. “A época que vivemos, de perfeita transição política”. A revolução assegurou, conceitos nem sempre justos.

Jânio Quadros, candidato à presidente
Jânio Quadros, que está em visita ao Japão, enviou telegrama ao sr. Quintanilha Ribeiro confirmando sua candidatura à presidente da República.

Washington Luís, o exilado
“Quando o respeitável Washington Luís, em 1930, foi deposto e, logo em seguida, exilado, o silêncio que manteve, na França, foi tumular.”

O deputado Arlindo Porto
O movimento liderado pelo deputado Arlindo Porto em Manaus, teve início na Câmara Federal. O objetivo é acabar com os “doentes de araque”.

Obra de Magalhães Junior
A obra de Magalhães Junior, tentou ofuscar a vida e a obra de Ruy Barbosa. O autor queria causar mal no conceito popular do grande brasileiro.

Ilha Afonso de Carvalho
“O prefeito de Nhamundá, Sousa Filho, organizará um núcleo trabalhista na Ilha Afonso de Carvalho, sede do município, reunindo figuras expressivas”.

A eleição em São Paulo
O resultado das eleições municipais de São Paulo, com a eleição de Faria Lima, demonstra, segundo Antony, a hostilidade à revolução de 31 de março de 1964.

Diretório do PTB em Parintins
A reestruturação do Diretório do PTB de Parintins foi executada. e tendo como presidente de honra o ex-deputado Sousa Filho.

Marechal Castelo Branco
O Marechal Castelo Branco, afirmou em jornais que a revolução não havia terminado. A declaração foi confortadora e oportuna e que as expectativas continuam favoráveis para a população.

Futebol no Parque Amazonense
A torcida que compareceu ao Parque Amazonense para prestigiar o Nacional Futebol Clube, o mais querido, que venceu o Clube do Remo, prestou homenagem ao governador Plínio Coelho.

A retração bancária no comércio
Artigo sobre as consequências da retração bancária no comércio local. O crédito fácil desapareceu e os empréstimos restringiram as operações.

A política no Estado do Amazonas
A política no Amazonas passa pela reorganização dos Diretórios dos partidos PSD e UDN. Plínio Coelho assumiu a chefia do PTB do Amazonas.

Secretário da União Democrática Nacional
O periódico A Tarde abordou a suposta renúncia do deputado Júlio de Carvalho Filho ao cargo de secretário da União Democrática Nacional.

Eleição presidencial de 1966
A eleição presidencial, prevista para o ano de 1966, só não ocorrerá se houver algum acontecimento imprevisto que impeça o voto popular.

Sr. Antóvila Mourão Vieira
A falta de compromisso do sr. Antóvila Mourão Vieira com os problemas de interesse do Estado é o que se comenta nos bastidores da política.

Rua Marquês de Santa Cruz
A prefeitura de Manaus deu início ao trabalho de recomposição do calçamento da rua Marquez de Santa Cruz que estava em péssimo estado.

General Pery Beviláqua
O general Pery Beviláqua destacou-se por sua postura respeitável no comando do Exército Brasileiro e, posteriormente, como ministro do Supremo Tribunal Militar opondo-se às injustiças cometidas pelo foro militar.

Deputado Antóvila Mourão Vieira
O deputado Antóvila Mourão Vieira mudou sua tática e não utilizará a tática da intriga para se projetar no cenário político amazonense.

Chaves Ribeiro pode deixar a Prefeitura
Se comenta nos meios políticos, sobre a substituição do sr. Chaves Ribeiro pelo sr. Pedro Cordeiro de Melo na Prefeitura Municipal de Manaus.

As campanhas políticas no Brasil
A realidade das campanhas políticas que precedem as eleições, tendem sempre partir para insultos pessoais, de candidatos e seus seguidores.

Áureos tempos da borracha
O aumento do registro de casos de furto e assalto à propriedade em Manaus é registrado diariamente. Nos áureos tempos da borracha isto não ocorria.

Turistas paulista no Amazonas
Turistas de São Paulo visitam o Amazonas em uma longa excursão pelos Estados do Norte. Para eles nossa região é interessante e primitiva.

O traçado da Ponte de São Raimundo
O traçado da Ponte de São Raimundo já está escolhido, será no prolongamento do Boulevard Amazonas, a escolha do local foi por motivos técnicos.

O primeiro aniversário da Revolução de 1964
Um ano após a revolução ocorrida no Brasil, 31/03/1964, o governo determina que sejam realizados festejos em todo o território nacional.

Falta de luz elétrica em Manaus
A coincidência entre a falta de luz na cidade não pode ser usada como pretexto para os planos políticos obscuros em desenvolvimento.

Jornal divulga gratificação por escrava
“Nuno Alves Pereira de Melo Cardoso, […] prometia gratificar a quem capturasse sua escrava Angelina, de 25 anos presumíveis, que fugira, em estado de gravidez bem adiantado.

Os soldados do Amazonas na Guerra do Paraguai
O Amazonas enviou 1.500 soldados para a Guerra do Paraguai. Os sobreviventes, apenas 55, retornaram a Manaus em 25 de julho de 1870, comandados pelo capitão honorário Marcelino José Nery.

Vila Bela da Imperatriz, atual Parintins
A Vila Bela da Imperatriz, passa a se chamar Parintins, na administração do presidente da Província Sátyro de Oliveira Dias, em 30 de outubro de 1880.

Atlético Rio Negro Clube
Coluna De Relance, publicada no jornal A Gazeta descreve a reunião da Assembleia Geral do Atlético Rio Negro Clube, realizada em seu esplendoroso salão dos espelhos, que estava repleto de sócios da agremiação desportiva. A reunião parecia um parlamento em miniatura e mesmo com o adiantado das horas não houve fadiga.

Criação do Diário Oficial do Amazonas
Segundo o decreto nº 1, de 31 de agosto de 1892, foi criado a Imprensa Oficial, que recebeu o nome de Diário Oficial do Estado do Amazonas.

Imigração japonesa no Amazonas
Foi Efigênio Ferreira de Sales, durante seu governo, que conduziu a imigração japonesa no Amazonas, com contrato de opção, publicado no Diário Oficial, de 12 de março de 1927.

O bombardeio de Manaus
No governo de Antonio Clemente Ribeiro Bittencourt, a cidade de Manaus foi duramente bombardeada em 8 de outubro de 1910, por forças federais.

A compra do Palácio Rio Negro
O Palácio Rio Negro, foi adquirido pelo governador Pedro de Alcântara Bacelar, por Cr$ 200.000,00, a 30 de janeiro de 1918. O Palácio foi usada como residência particular de Waldemar Scholz, considerado o “barão da borracha”.

Cinco de Setembro, o primeiro periódico impresso amazonense
O Cinco de Setembro, foi o primeiro periódico impresso do Amazonas, em 3 de maio de 1851. Passou a ser chamado de Estrela do Amazonas após inaugurada a província.

Tenreiro Aranha 1º Presidente da Província
Você sabia que Tenreiro Aranha governou a Província do Amazonas, como seu primeiro presidente, de 1 de janeiro de 1852 a 27 de junho do mesmo ano?. A 24 de maio de 1884, houve total emancipação dos escravos na Província do Amazonas e a 10 de julho do mesmo ano foi declarado não mais existir escravidão na província.

Manoel Francisco Machado, Barão do Solimões
A Coluna é feita de curiosidades referentes ao Amazonas. Tais como: Que o Barão do Solimões, Manoel Francisco Machado, foi o último presidente da Província e tinha sua formação pela Universidade de Coimbra era considerado um homem erudito para o seu tempo.

Os marchantes de Manaus
Foi suspensa a matança dos rebanhos do Baixo Amazonas, que alimentavam a população manauara. Permitindo o revesamento da produção nos campos ribeirinhos.

Serviço Nacional de Recenseamento
Segundo Giorgio Mortara, do Serviço Nacional de Recenseamento, o Amazonas possuía 469.567 habitantes em 1º de janeiro de 1945 e a região Norte 1.637.960.

Companhia de Comédia Alma Flora
A Companhia de Comédia Alma Flora, se apresentou no Templo resplandecente do Teatro Amazonas, brindando-nos com suas notáveis peças.

Caminhões do Serviço de Limpeza Pública
O prefeito Couto Vale adquiriu no Rio de janeiro dois caminhões para serem usados no Serviço de Limpeza Pública da Prefeitura de Manaus.

Candidatos ao governo no Amazonas
Surgem cogitações sobre os possíveis interventores concorrerem como candidatos ao governo, entre eles, figuram o nome do sr. Júlio Nery.

Educandários de Manaus
Pais de alunos reclamam da exploração nos Educandários de Manaus, principalmente em internatos, que cobram preços abusivos além da mensalidade.

Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos
Getúlio Vargas readmitiu Irineu Francisco da Silva na função de rádio-telegrafista da Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos do Amazonas e Acre.

Aumento no preço do açucar
Em reunião com os grandes comerciantes do Amazonas, na Associação Comercial do Amazonas, foi debatido o aumento de um cruzeiro no preço do açúcar refinado.

Juiz Tutelar de menores de Manaus
O dr. Juiz de Menores baixou uma portaria censurando dois vigilantes de menores, por terem sido vistos bebendo num cabaré na capital.

Batalha Naval de Riachuelo
O Brasil em comemoração ao feito naval de Riachuelo e relembra os feitos heroicos de Barroso e Greenhalgh que ficaram na história.

A falta de trigo em Manaus
A carência de pão em Manaus tem atingido toda a população. A causa é falta de trigo que provem da Argentina.

Título definitivo no Município de Maués
“Foi assinado, pelo Interventor Federal, o título definitivo do lote de terras denominado “Jará”, no município de Maués, requerido por Isaac Pinto”.

Biblioteca Pública do Estado
O dr. Arnoldo Péres, juiz de menores, sedeu sem ônus a parte superior de sua repartição para abrigar provisoriamente a Biblioteca Pública do Estado.

Prefeito de Manaus Couto Vale
O prefeito Couto Vale pretende baixar um ato para dispensar o pagamento de impostos dos cidadãos que forem pintar as fachadas de seus prédio.

Departamento de Educação e Cultura
O Departamento de Educação e Cultura do Estado do Amazonas solicita a presença dos alunos que desejam matricularem-se nas escolas e grupos escolares.

Escola Agronômica da Amazônia
Foi criada a Escola Agronômica da Amazônia por influência de Felisberto de Camargo, diretor do Instituto Agronômico do Norte.

O mestre Agnello Bittencourt
Com o título “Interesses do Estado”, que Agnelo Bittencourt escreveu para o jornal A Tarde, M. J. Antunes discorda do “mestre” em sua coluna.

Serviço de abastecimento de água
“Até o presente momento não apareceu o culpado pelo estado em que se encontra o serviço de abastecimento dágua à cidade”. Coluna escrita por M. J. Antunes.

Os trabalhadores dos seringais
Os trabalhadores dos seringais, tão esquecidos, tiveram uma grata surpresa. O presidente extinguiu duas organizações que tantos males causaram. A CAETA, Comissão Administrativa de Encaminhamento de Trabalhadores para a Amazônia e a SAVA, Serviços Aéreos do Vale Amazônico. Assim deu-se início a libertação desses trabalhadores.

As dificuldades da população de Manaus
As dificuldades da população é discutida no artigo de M.J Antunes. No artigo, o prefeito era visto como a esperança do povo de Manaus.

Código de Posturas de Manaus
Surpreendeu-se a população dos nossos subúrbios com a nova ordem do sr. prefeito municipal de proibição imposta pelo Código de Posturas.

Estivadores da Manaus Harbour
Os estivadores da Manaus Haurbour estão pleitiando um aumento de salário, almejam vencimentos maiores. Pois lidam de sol a sol com o peso dos fardos.

Irmã siamês da Tramways
A organização estadual, verdadeira irmã siamês da Tramways nada faz pelo povo e os abusos da companhia estranheira continuam.

A Prefeitura e a carne verde
A Prefeitura de Manaus não deve continuar no mercado da carne verde, sob pena do povo vir a ficar em piores condições que já se encontra.

Presidente Getúlio Vargas
Discussões sobre a situação do presidente Getúlio Vargas. Novamente na história partidária, diante de uma grande interrrogação. O Jornal em 05 de junho de 1946.

O inefável sr. Cunha Melo
A saída do senhor Cunha Melo que segundo O Jornal é “pessoa inefável, legítima expressão de recuo moral e dignidade para o nosso estado”.

Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros
A Sociedade Amazonense de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra recebeu Cr$ 1.822,00 do Cassino Império e Cr$ 400,00 do sr. A. de Almeida.

Incêndio destrói a Biblioteca Pública do Amazonas
Na madrugada do dia 22 de agosto de 1945, um incêndio destruiu a Biblioteca Pública do Amazonas, sobrando somente 60 livros de seu acervo.

As discussões da política brasileira
As discussões sobre política e os acontecimentos de relevante importância em Manaus e no Brasil são mostrados na Coluna Gazetilhas.