O trabalho do pensador, jornalista e diretor do Jornal A tarde Aristóphano Antony está reunido neste acervo que traz vários recortes de artigos criados por ele e publicados no periódico O Jornal.

Comemoração de 1 ano da Revolução de 1964

Em sua coluna no O Jornal, quase um ano após a revolução ocorrida no Brasil, Aristóphano Antony faz um balanço dos seus principais resultados.
Visualizar

Propaganda política no Brasil

Aristóphano Antony escreve sobre a realidade das campanhas políticas no Brasil, principalmente em período eleitoral.
Visualizar

Uma análise social sobre comportamento

Aristóphano Antony faz uma análise social sobre o comportamento dos homens e mulheres bem afortunados e como fazem uso de seu dinheiro.
Visualizar

As eleições no Brasil em 1965

Nas próximas eleições em 1965, os discursos dos políticos, espetáculos verbais ditos em praça pública pelos que nem sabem o que é Democracia.
Visualizar

O matutino, O Estado de São Paulo

O jornal "O Estado de São Paulo" que se proclama o verdadeiro orientador da opinião pública brasileira. Publicou em sua edição a real situação nacional.
Visualizar

A Lei das Incompatibilidades e o Congresso Nacional

Sobre a Lei das Incompatibilidades, elaborada pelos assessores do presidente Castelo Branco, o Congresso Nacional não a aprovará.
Visualizar

Ascenção das mediocridades

Ascenção das mediocridades é o tema do artigo de Antony. Segundo um cronista contemporâneo, a ignorância é mais leal que a inteligência.
Visualizar

Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados, tenta aprovar a Lei das incompatibilidades. Integralmente ela não será aprovada como deseja o governo.
Visualizar

Lei das incompatibilidades

A Lei das Incompatibilidades enviada para o Congresso foi vista e revista pelo Presidente. Mas, alguns chefes revolucionários estão decepcionados.
Visualizar

As diferenças entre a República Velha e a política em 1965

Se na República Velha os defeitos eram muitos, as virtudes também existiam. Se um partido perdia, ficando na oposição, os seus elementos continuavam fieis aos seus programas.
Visualizar

Manifesto da Liga Democrática Nacional

O Manifesto da Liga Democrática Nacional deverá ser divulgado no país. Integram essa agremiação os oficiais ligados ao movimento 31 de março.
Visualizar

O problema do abastecimento em Manaus

Eram positivas suas intenções, mas os contratempos apareceram e interromperam a execução de seu trabalho. O povo do sul não tem noção do tamanho do nosso Estado.
Visualizar

O governo de João Goulart

Vai para três meses que escrevi um comentário sobre os inquéritos feitos em todo o país e que estão parados, um pouco suspeito.
Visualizar

A insatisfação dos perseguidos pela Revolução

Achamos que há, realmente, motivo para pensarem assim, a revolução, que parecia disposta a punir corruptos e subversivos, foi sendo tolhida e acabou nada fazendo daquilo que estava previsto.
Visualizar

Anais das Casas Legislativas

Gosto de reler, sempre que posso os Anais das Casas Legislativas, dos últimos anos do Império e dos primeiros anos da República para verificar como se travavam os debates.
Visualizar

As manifestações populares contra o Regime Militar

Esclareceram as notícias que os tumultos provocados pelos estudantes, numa das principais ruas de São Paulo, foi por causa da nova modalidade de tráfego de veículos.
Visualizar

Reforma na Lei Eleitoral

A reforma da legislação eleitoral vigente no Brasil em 1965. As correntes partidárias e dominantes tinham erros que deveriam ser sanados o quanto antes.
Visualizar

Governador Dorval Porto

Da revolução de abril de 1964, há também passagens pilhéricas, inclusive uma, igual a de Viriato Correia, da qual foi protagonista conhecido contraventor.
Visualizar

Marechal Castelo Branco e a Amazônia

O marechal Castelo Branco, em viagem ao Estado do Pará, discursa sobre seu ponto de vista quanto a internacionalização da Amazônia.
Visualizar

O Estado do Pará, dividido em cinco territórios

Sobre o desmembramento do território do Estado do Pará em cinco territórios que viriam a ser governados por interventores, em 1965.
Visualizar

A Democracia Brasileira

Artigo sobre a desmoralização da democracia no país e a participação dos partidos políticos na cooperação desse descrédito no período da Ditadura Militar.
Visualizar

Presidente Castelo Branco

Artigo sobre as ações do bloco político revolucionário que atuou no Congresso Nacional em prol o presidente do Brasil Humberto de Alencar Castelo Branco, em 1965.
Visualizar

Política romana nas Cartas a Lucílio

Artigo que parafraseia sobre a política romana narrada nas Cartas de Lucílio, onde Nero gosta de ser adorado e ter o poder em suas mãos.
Visualizar

O movimento de 31 de março

Após movimento de 31 de março, o Partido Social Democrático e o Partido Trabalhista Brasileiro, continuaram a dar apoio ao presidente João Goulart.
Visualizar

A mendicância em Manaus

A mendicância em Manaus, problema social que assolava um grande número de pessoas que ficam nas calçadas e ruas dia a dia em busca de esmolas.
Visualizar

Efeitos benéficos da Revolução

A Revolução Militar no Brasil. As Forças Armadas apresentou um saldo positivo sobre o golpe. Mas existiram erros, que devem ser lamentados.
Visualizar

Deputado Nelson Carneiro

Artigo sobre a subemenda apresentada pelo deputado pessedista Nelson Carneiro concedendo poderes ao Supremo Tribunal Federal de cassação aos direitos políticos durante a Ditadura Militar no ...
Visualizar

Nem sempre é possível agradar a todos

"Sobra-me o consolo de ter agradado a maior parte dos que me leem. Aliás, nem sempre é possivel agradar a todos". Tentar Conter as línguas ferinas.
Visualizar

A Reforma do Código Eleitoral

Emendas apresentadas pelo governo do Amazonas sobre a Reforma do Código Eleitoral, criação dos Estatutos dos Partidos, da inelegibilidade e da incompatibilidade.
Visualizar

Políticos e suas vaidades

No artigo, Antony fala sobre a vaidade dos políticos que se julgam ídolos do povo, dominadores das mutidões.
Visualizar

Os Inquéritos Policiais Militares-IPM

A Justiça do Estado do Amazonas, vem adiando os julgamentos dos Inquéritos Policiais Militares. A procrastinação, indica, é intensional.
Visualizar

Deputado Amaral Peixoto

O deputado Amaral Peixoto e seu irmão Ernani, ostentam o título de Almirante. Quando ingressarm na política tiveram o apoio de Getúlio Vargas.
Visualizar

Amazônia, a grande planície

A Amazônia, retratada ao longo dos anos por autores regionais e nacionais que a estudaram e descobriram um lado desconhecido da Região Norte.
Visualizar

Miguel Arraes e a Justiça Militar

Artigo sobre a libertação do comunista Miguel Arraes e seus inquéritos relacionados à Segurança Nacional durante o Regime Militar no Brasil.
Visualizar

A Amazônia sempre será intocável

A Amazônia é intocável. O governo da República não permitirá a internacionalização da Amazônia. Afirma o presidente marechal Castelo Branco.
Visualizar

Cartas com pedidos aos políticos

Algumas cartas, de eleitores brasileiros e americanos, escritas para alguns políticos. Nelas contem os pedidos mais inusitados e engraçados.
Visualizar

A Reforma da magistratura

A principal promessa da Revolução de 1964 seria a reforma integral da magistratura Brasileira. Tarefa séria para os chefes revolucionários.
Visualizar

A insatisfação dos militares

Após o golpe realizado no Brasil em 31 de março de 1964, trouxe insatisfação e inconformismo dos oficiais das três armas contra o governo federal.
Visualizar

A Revolução de 31 de março

"[...] muitos milhões de brasileiros que aplaudiram, às primeiras horas, a revolução de 31 de março, estão com ela desencantados, desiludidos mesmo."
Visualizar

Fundação Getúlio Vargas

[...] a Fundação Getúlio Vargas informava que o custo da vida, em todo o país, aumentara pela elevação constante dos preços dos gêneros e serviços básicos.
Visualizar

Amazônia e a cobiça internacional

Arthur Reis, em sua obra "Amazônia e a cobiça internacional" retratou a internacionalização da Amazônia. "Somos realmente muito cobiçada".
Visualizar

Milton Campos, Ministro da Justiça

"Parece que o Ministro da Justiça, senhor Milton Campos, não está afinando bem, há bastante tempo, com o alto comando revolucionário [...]". Segundo jornais, dizem que sua maneira de proced...
Visualizar

Conselho de Segurança Nacional

A ideia dos postulantes aos cargos eletivos passarem pelo Conselho de Segurança Nacional não prevalecerá, pois seria um atentado a própria Constituição.
Visualizar

A política financeira e a exportação do café

No artigo fala sobre a política financeira do governo com relação a exportação de café, produto básico da relação com o comercio exterior.
Visualizar

Ministro Roberto Campos

Ministro Roberto Campos, um dos remanescentes do governo de João Goulart, a quem o presidente Castelo Branco acredita piamente.
Visualizar

Comandante da Capitania dos Portos

Quem achava que o afastamento do comandante Gilberto Ferraz da Capitania dos Portos paralisaria a extinção da Cidade Flutuante, se enganou. Ele solicitou sua transferência para a reserva.
Visualizar

Supremo Tribunal Federal

"Confirmando a sua predisposição anti-revolucionária o Supremo Tribunal Federal mandou por em liberdade o Padre Alípio Freitas, agitador comunista [...]", agitador comunista que fora preso l...
Visualizar

O desaparecimento da Cidade Flutuante

A Cidade Flutuante está desaparecendo dia a dia. Alguns políticos, que almejavam os votos dos moradores, apoiavam sua permanência.
Visualizar

Entrevista do Marechal Teixeira Lott

Aristóphano Antony escreve sobre a entrevista que o marechal reformado Henrique Dufles Teixeira Lott concedeu ao Jornal Correio da Manhã.
Visualizar

A Revolução de 31 de março de 1964

A revolução de 31/03/1964 teria sido feita pelos tenentes, capitães e majores, que estão mais próximos dos "inferiores", e não pelos generais e coronéis.
Visualizar

Entrevista do Ministro da Guerra

Entrevista concedida pelo Ministro da Guerra e a libertação do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, concedida pelo STF.
Visualizar

Desaparecimento do general

O desaparecimento do general Humberto Delgado na fronteira da Espanha com Portugal. O governo português nada falou sobre seu paradeiro.
Visualizar

Governador Plínio Ramos Coelho

Plínio Ramos Coelho foi abandonado após o dia 1 de abril de 1964. Os que antes eram contra a ditadura, hoje lhes viraram as costas. São coisas da política.
Visualizar

Ministro do Supremo Tribunal Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ribeiro da Costa, parecia ser um homem impulsivo. Suas atitudes refletem falta de serenidade.
Visualizar

Golpe militar na Republica Dominicana

"Houve mais um golpe militar na República Dominicana, onde os levantes armados, nos últimos anos, se têm sucedido periodicamente".
Visualizar

O julgamento das irregularidades

O julgamento das irregularidades nos inquéritos deverá ser imediato, segundo o presidente Castelo Branco que recebeu a visita de alguns coronéis.
Visualizar

O senhor Magalhães Pinto

A vida política do senhor Magalhães Pinto, vindo de família humilde, foi banqueiro, entrou para a política e acabou governando Minas Gerais.
Visualizar

Assembleia Legislativa do Amazonas

A Assembleia Legislativa deverá permitir que a Justiça processe alguns deputados senão será vista como acobertadora de "delinquentes".
Visualizar

Mensagem governamental

A Mensagem governamental referente a reforma da Lei Eleitoral, está para ser enviada a Câmara dos Deputados, juntamente com o Estatuto dos Partidos.
Visualizar

A insatisfação de Magalhães Pinto

A insatisfação do senhor Magalhães Pinto com o presidente marechal Castelo Branco, foi o destaque em sua entrevista no jornal.
Visualizar

Inquérito Policial Militar (IPM)

O Inquérito Policial Militar (IPM) feito pelas comissões em Manaus, estavam escondidos em lugares diferentes e eram vistos por membros da justiça.
Visualizar

Retração de crédito na indústria e comércio

Aristóphano Antony escreve sobre as consequências sofridas pela indústria e comércio com a retração bancária.
Visualizar

O primeiro ano da Revolução e os problemas econômicos

Aristóphano Antony escreve sobre a realidade econômico-financeira do país, no primeiro trimestre do ano em que a revolução completa 1 ano.
Visualizar

Os descuidos da imprensa local

Os descuidos da imprensa local, que deixa passar os erros de revisão dos textos que são publicados sem o devido cuidado, causando constrangimentos.
Visualizar

Jesus e a traição de Judas

Aristóphano Antony escreve sobre o exemplo de vida de Jesus e a traição de Judas, que recebeu 30 moedas, para entregar Cristo aos seus algozes.
Visualizar

União Democrática Nacional

A União Democrática Nacional, UDN, lançou a candidatura de Carlos Lacerda, governador da Guanabara, para a sucessão presidencial de 1965.
Visualizar

A Carta Magna do Amazonas

Andei um tempo, já se vão dois decênios que se perdem mas brumas da distância, fantasiado de deputado. Foi na Constituinte, que se deu ao Amazonas a atual Carta Magna.
Visualizar

Associação Amazonense de Imprensa

Foi de Aristóphano Antony, a iniciativa de fundar a Associação Amazonense de Imprensa. O Orgão defenderia e daria assistência aos jornalistas.
Visualizar

O General Mourão Filho

Aristóphano Antony escreve sobre a entrevista do general Mourão Filho à imprensa esclarecendo os detalhes da Revolução de 31 de março.
Visualizar

Os Atos revolucionários

Artigo sobre a anulação dos atos revolucionários que foram feitos nos primeiros dias da vitória da revolução de 31 de março de 1964.
Visualizar

Harmonia entre os poderes

Artigo sobre os poderes constituídos da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. Mesmo sendo independentes, são harmônicos entre si.
Visualizar

Leonel Brizola, o incorrigível

O agitador incorrigível, Leonel Brizola. Que nunca se acautela e prefere ficar exposto a condenação popular. Sempre desejou dirigir o Brasil.
Visualizar

Constituição, reafirmação da Democracia

Constituição, reafirmação da Democracia. "A época que vivemos, de perfeita transição política". A revolução assegurou, conceitos nem sempre justos.
Visualizar

Washington Luís, o exilado

"Quando o respeitável Washington Luís, em 1930, foi deposto e, logo em seguida, exilado, o silêncio que manteve, na França, foi tumular."
Visualizar

Obra de Magalhães Junior

A obra de Magalhães Junior, tentou ofuscar a vida e a obra de Ruy Barbosa. O autor queria causar mal no conceito popular do grande brasileiro.
Visualizar

A eleição em São Paulo

O resultado das eleições municipais de São Paulo, com a eleição de Faria Lima, demonstra, segundo Antony, a hostilidade à revolução de 31 de março de 1964.
Visualizar

Marechal Castelo Branco e a Revolução

O Marechal Castelo Branco, afirmou em jornais que a revolução não havia terminado. A declaração foi confortadora e oportuna para a população.
Visualizar

A retração bancária no comércio

Artigo sobre as consequências da retração bancária no comércio local. O crédito fácil desapareceu e os empréstimos restringiram as operações.
Visualizar

Eleição Presidencial de 1966

A eleição presidencial, prevista para o ano de 1966, só não ocorrerá se houver algum acontecimento imprevisto que impeça o voto popular.
Visualizar

General Pery Beviláqua

Esse general Pery Beviláqua, de quem tanto falam os jornais, é uma das personalidades mais altivas do Exército Brasileiro.
Visualizar

As campanhas políticas no Brasil

Os candidatos e seus "camelots" bem como os pasquineiros que fariam Aretino corar de vergonha, se não descuram de falar, com insistência em Democracia e Liberdade.
Visualizar

O primeiro aniversário da Revolução de 1964

O Governo Revolucionário, segundo se afirma, continua interessado em conter a inflação que tanto tem aviltado a nossa moeda
Visualizar