Encontre todas os textos criados pelo ex-juiz, chefe de polícia e desembargador Anísio Jobim e que foram publicados em coluna assinada por ele no periódico O Jornal.

Companhia Editora Nacional-Hiléia Amazônica

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a segunda edição da obra de Gastão Cruls, Hiléia Amazônica, publicada pela Companhia Editora Nacional em forma de coleção "Brasiliana".
Visualizar

Um século depois, de Anisio Jobim

Anísio Jobim fala em seu artigo sobre a comemoração do primeiro centenário de elevação do Amazonas à categoria de Província pela lei 582 de 5 de setembro de 1850.
Visualizar

5 de setembro 1950, 1º Centenário da Província

Anísio Jobim em seu artigo fala da comemoração do primeiro centenário da criação da Província pela Lei 582, de 5 de setembro de 1850 mas sua Instalação ocorreu somente em 1º de janeiro de 18...
Visualizar

Primeiro Poeta Amazonense

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a vida de Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, reconhecidamente o primeiro poeta amazonense. Quase toda sua produção foi perdida em um naufrágio.
Visualizar

Manoel da Gama Lobo D’almada

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a chegada a Amazônia do então capitão Manoel da Gama Lobo D'Almada em 1770, para governar a capitania de São José do Rio Negro.
Visualizar

Subcomissão Nacional de Folclore

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a fundação e instalação em uma sala do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) da subcomissão Amazonense de Folclore tendo como presidente o...
Visualizar

Homenagem a Leopoldo Péres

Anísio Jobim em seu artigo fala da homenagem póstuma a vida e obra de Leopoldo Péres que com seu desaparecimento foi um grande golpe para o Amazonas e a cultura brasileira.
Visualizar

O Serviço Geográfico do Exército (S.G.E)

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre o trabalho realizado pelo coronel Dácio Cesar sobre "A ocupação holandeza no Brasil" estudadas sobre as cartas topográficas do S.G.E. (Serviço Geográfic...
Visualizar

Reedição da obra de João Leda

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre a reedição da obra "Vocabulário de Rui Barbosa" de autoria do filólogo e escritor João Leda.
Visualizar

IGHA homenagea Vilvaldo Palma Lima

Anísio Jobim em seu artigo fala da homenagem póstuma a memória do ilustre sócio fundador e orador perpétuo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, IGHA, Vivaldo Palma Lima.
Visualizar

Obra sobre a figura de Caxias

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre o recebimento do livro "Novos aspectos da figura de Caxias" escrito pelo Diretor do Arquivo Público Nacional sr. E. Vilhena de Moraes.
Visualizar

Anisio Jobim e suas impressões sobre salvador

Anísio Jobim em seu artigo fala sobre sua participação como representante do Amazonas na IX Reunião das Assembleias Gerais de Geografia e Estatística realizada na cidade de Salvador.
Visualizar

Luis Alaysa Y Paz Soldan, Mi País

Anísio Jobim em seu artigo comenta sobre o livro de 490 páginas, com título "Mi Pais" escrito por Luis Alaysa Y Paz Soldan, geógrafo e historiador peruano grande conhecedor de seu país.
Visualizar

Uso do termo Hiléia – Selva

Anísio Jobim comenta sobre o livro do escritor Henrique Pérez Arbeláez de Bogotá e a utilização do termo Hiléia (selva) que foi utilizado pela primeira vez por Martius em 1824.
Visualizar

Associação Comercial do Amazonas-ACA

Anísio Jobim em seu artigo fala de sua admiração pela Associação Comercial do Amazonas e da dedicação da mesma em defesa e amparo da borracha para o progresso do Amazonas.
Visualizar

Os vencimentos dos magistrados do Estado

Anisio Jobim em seu artigo apoia o aumento dos vencimentos dos magistrados do Estado, uma vez que o custo de vida está muito elevado.
Visualizar

A subida do rio Maú, de Anisio Jobim

"Ofereceu-se ocasião de ir ao Rio Maú, subir a sua corrente, enfrentar as suas cachoeiras, os rápidos que naquele rio são temerosos"
Visualizar

Os 32 anos de fundação do IGHA

Criado pelo dr. Pedro de Alcântara Bacelar, uma das mais antigas instituições culturais do Estado, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, completa 32 anos de fundação. em 1949.
Visualizar

Homenagem a Huascar de Figueiredo

Anisio Jobim homenageia João Huascar de Figueiredo, confrade da Academia Amazonense de Letras que havia falecido há pouco tempo.
Visualizar

O naturalista Alfred Russel Wallace

Segundo Anisio Jobim, o filósofo e naturalista Alfred Russel Wallace saiu da fria Inglaterra em busca das paisagens do Amazonas, chegando ao Pará em 1848.
Visualizar

Adriano Jorge, artigo de Anisio Jobim

"O sr. Adriano Jorge é uma das figuras de mais acentuado relevo no meio cultural amazonense." - Trecho do artigo de Anisio Jobim.
Visualizar

Aspectos de São Paulo de Olivença

"São Paulo (de Olivença) derivou da antiga povoação de São Paulo dos Cambebas, assim chamada por haver em outros tempos índios Cambebas."
Visualizar

O dia do Centenário – 24 de outubro de 1948

Texto de Anisio Jobim "A alma amazônica rejubila-se no dia de hoje [...] data do centenário da elevação de sua capital à categoria de cidade."
Visualizar

Elevação de Manaus à categoria de cidade

Anísio Jobim faz homenagem ao Centenário da "elevação da antiga Vila de Manaus à categoria de cidade, pela Lei 145 de 24 de outubro de 1848.
Visualizar

Tefé, uma das mais antigas cidades do Amazonas

Anisio Jobim, desembargador, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas -IGHA- escreve um breve histórico da cidade de Tefé.
Visualizar

O poeta Ramayana de Chevallier

"Um dia, levado pela sua fantasia de poeta, com toques românticos, Ramayana de Chevalier, atirava à publicidade um livro": No circo sem teto da Amazônia, obra do escritor Ramayana de Chevali...
Visualizar

Adolfo Ducke, pequeno histórico

De acordo com Anisio Jobim, o sr. Adolfo Ducke "firmou o seu nome de egrégio naturalista com os estudos e pesquisas que empreendeu."
Visualizar

Nilo de Vasconcelos, artigo de Anisio Jobim

Anisio Jobim faz homenagem ao Dr. Nilo Carneiro Leão de Vasconcelos, diretor e redator-chefe da Revista de Crítica Judiciária, falecido no Rio de Janeiro.
Visualizar

1ª Expedição ao Amazonas, Gonçalo Pizarro

"Todos conhecem mais ou menos as expedições que desceram o Amazonas, de oeste para este. A primeira foi comandada por Gonçalo Pizarro, irmão de Francisco Pizarro, conquistador do Perú.
Visualizar

Sá Peixoto, de Anisio Jobim

Homenagem de Anisio Jobim, ao desembargador Antonio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto, que foi Parlamentar, jurista e depois magistrado.
Visualizar

O Rio Branco, texto de Anisio Jobim

O Rio Branco foi senhoriado há séculos pelos portugueses que firmaram posse imemorial e o exploraram. Foi teatro de muitas tropas de resgates que o percorriam a procura de cativar os indios ...
Visualizar

Manacapuru, e os indios Muras

Em janeiro de 1911, com recomendação de amigos, Anisio Jobim embarcou para Manacapuru, onde ia exercer o cargo de Juiz Municipal de Termo.
Visualizar

Anisio Jobim fala sobre o cel. Temistocles Brasil

Anisio Jobim fala sobre o Coronel Temistocles Brasil que empenhou trabalhos de demarcação das nossas fronteiras com a República da Colômbia.
Visualizar

Aspectos do município de Manicoré

Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 08 de agosto de 1948, suas impressões sobre o município de Manicoré.
Visualizar

O nome Manaus, de Anisio Jobim

"A denominação Manaus, teria sido a expansão de um arraigado sentimento nativista. Evocava-se o nome guerreiro de uma tribo forte e numerosa para individualizar a vila que se criara com a fo...
Visualizar

Geólogo e naturalista: Louis Agassiz

Texto sobre o geólogo e naturalista suiço, Louis Agassiz, que escreveu a obra Viagem pelo Brasil. Agassiz veio cercado de desenhistas e outros.
Visualizar

Alexandre Rodrigues Ferreira

Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 18 de julho de 1948, sobre o naturalista e filósofo, Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira.
Visualizar

Charles Marie de La Condamine na Amazônia

Artigo escrito por Anisio Jobim, publicado em O Jornal, 11 de julho de 1948, sobre Charles Marie De La Condamine, um dos sábios mais festejados na Europa.
Visualizar

Aspectos de Barreirinha

Anisio Jobim escreve sobre suas impressões sobre a cidade de Barreirinha. Repousando na chapada de numa colina no Paraná dos Ramos.
Visualizar

Cientista Theodor Koch-Gruñberg

Texto de Anisio Jobim sobre o cientista Theodor Koch-Gruñberg. O etnógrafo veio a falecer na expedição do dr. Alexander Hamilton Rice 1924.
Visualizar

José Francisco de Araújo Lima, médico

Anisio Jobim fala sobre o médico especializado em doenças tropicais, José Francisco de Araujo Lima. Araújo Lima escreveu sobre a Amazônia.
Visualizar

Aspectos históricos de Barcelos

Artigo escrito por Anisio Jobim sobre Barcelos, que surgiu como missão religiosa em 1728, sendo a primeira capital da Província do Amazonas.
Visualizar

J. Barbosa Rodrigues, de Anisio Jobim

Artigo escrito por Anísio Jobim fala sobre o botânico J. Barbosa Rodrigues. O Amazonas, llhe deve reais serviços, por uma série de extraordinárias de pesquisas.
Visualizar

Aspectos de São Gabriel

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre o município de São Gabriel, que foi uma antiga aldeia de indios bravios, difíceis de domar.
Visualizar

As viagens dos naturalistas ao Amazonas

Anisio Jobim escreve sobre as Feições características da Planície Amazônica. Os estudos mais sérios surgiram por causa das viagens dos naturalistas ao Amazonas. A Bacia do Amazonas é estudad...
Visualizar

Aspectos da cidade de Eirunepé

Anisio Jobim escreve sobre a origem do município de Eirunepé. Segundo Jobim, " o Juruá de ontem, de 1852, não é por certo o Juruá de hoje.
Visualizar

Agradecimento ao desembargador Anisio Jobim

Artigo de agradecimento ao desembargador Anisio Jobim pelo trabalho desenvolvido sobre o município de Silves no dia 10 de abril de 1948.
Visualizar

Campos do Puciarí, vastos campos férteis

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre os campos do Puciarí, que ficam situados entre o rio Madeira e o Purús. E constituem uma das melhores reservas para criação de gado.
Visualizar

De Anisio Jobim, Moura a cidade morta

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a cidade de Moura, que desapareceu da organização político-social do Amazonas.
Visualizar

A Planície Amazônica, de Anisio Jobim

Artigo escrito por Anisio Jobim, sobre a história geológica da planície amazônica. Jobim cita as impressões que os viajantes tiveram, entre eles frei Gaspar de Carbajal, do padre José de Mor...
Visualizar

Aspectos do município de Lábrea

"Viagem longa, fadigante, por este tortuoso e profundo Purus, que conhecia através de leituras..." - trecho do artigo de Anisio Jobim intitulado Lábrea.
Visualizar

Luséa, depois denominada de Maués

Anisio Jobim escreve sobre a cidade de Maués, antes denominada Luséa. O nome não persistiu e ao ser elevada a vila é denominada Maués.
Visualizar

Rio Madeira, o salto do Teotonio

"O salto do Teotonio", foi nomeado em homenagem ao bacharel Teotonio da Silva Gusmão, que apoiava a livre navegação no rio Madeira.
Visualizar

Da capital Manaus ao remoto Javari

Artigo de Anisio Jobim, Viagem ao Javari". ... Levado ao desejo de conhecer o rio Amazonas na sua continuação brasileira, que é o Solimões...".
Visualizar

O balneário do Parque 10 de novembro

Artigo de Anisio Jobim abordando sobre o Parque 10 de Novembro em que destaca que é preciso de cuidados por parte dos governantes e público em geral.
Visualizar

Associação da Imprensa do Amazonas

"A Associação da Imprensa do Amazonas precisa de fazer um grande movimento para obter recursos com que concluir a construção de seu prédio".
Visualizar

Dentro da Lei, fora da Lei

Artigo intitulado "Dentro da lei, fora da lei" escrito por Anisio Jobim sobre a inconstitucionalidade da Lei número 1, da Camara Municipal.
Visualizar

A Justiça, um sacerdócio

Anísio Jobim comenta sobre sua passagem pelo Tribunal de Justiça, o comportamento dos magistrados e o respeito que ele tem pela justiça.
Visualizar

O falecimento do escritor Benjamin Lima

Anisio Jobim escreve sobre a perda que a Academia Amazonense de Letras teve com o falecimento do escritor Benjamim Lira.
Visualizar

Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas-IGHA

Coluna escrita por Anisio Jobim falando sobre o Instituto Geográfico e Histórico (IGHA), publicada no periódico O Jornal.
Visualizar