Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias - Durango Duarte

Em Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias: uma homenagem a João Batista de Faria e Sousa, você terá a oportunidade de conhecer não somente a explicação do surgimento das vias da cidade de Manaus, mas também todo um conjunto de descrições sobre vários outros aspectos da nossa urbe, desde a história de personagens conhecidos até a preocupação do poder público com o abastecimento de água, passando, inclusive por uma tentativa de golpe militar local e contra um importante governador do Amazonas, no final do século XIX.

Fatos estes todos conectados às duas avenidas, muito bem dissecados pelo notável “J. B.”. Faria e Sousa escrevia seus artigos em periódicos e, especialmente, no Diário Oficial do Estado (DOE) que, ao contrário dos dias atuais, possuía um caráter muito mais informativo do cotidiano amazonense do que o de mero divulgador de atos administrativos.

Inclusive, ao prestar esta honra a Faria e Sousa, Durango Duarte também faz um alerta ao poder público: que busque com urgência a devida organização e revitalização do acervo de DOE que ainda resiste. Caso contrário, corre-se o risco da perda definitiva de verdadeiros tesouros sobre a história do Amazonas.

Leia o livro nas sequintes plataformas

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Autor: Durango Duarte

Título: Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias: uma homenagem a João Batista de Faria e Sousa

Páginas: 153

Ano: 2014

OUTRAS PUBLICAÇÕES