Crônica de Manaus

compartilhe

Josué Claudio de Souza foi um radialista, político e empresário catarinense que, aos 32 anos de idade, deixou o Rio de Janeiro e veio para Manaus, onde se radicou. Sua missão era a de contribuir na gestão do Jornal do Commercio, o jornal mais tradicional e mais antigo do Amazonas. Josué foi cronista do O Jornal, onde escrevia a coluna “Crônica de Manaus”.

Sua carreira política teve início em janeiro de 1947, quando se elegeu deputado estadual constituinte, tendo sido reeleito em 1950. Em 3 de outubro de 1954, se elegeu deputado federal. Em 1958, deputado estadual e suplente de senador. Em 1959 assumiu a presidência da Assembleia Legislativa e chegou a ocupar a cadeira de senador da República. Em 1962, se elegeu prefeito de Manaus. Em 1978, conquistou uma vaga de deputado federal, tendo sido reeleito em1982.

Josué Claudio de Souza, o Josué Pai, foi o fundador da Rádio Difusora do Amazonas, emissora onde, desde a sua inauguração em 24 de novembro de 1948, por 47 anos, pontualmente às 12h, fazia Manaus parar para ouvir a sua “Crônica do Dia”.

A publicação desse livro, com a coletânea das 61 crônicas iniciais, escritas por esse ilustre homem público e produzidas pelo Instituto Durango Duarte – IDD, perpassa pelo emblemático hiato de tempo – setenta anos – compreendido entre a data em que Josué inaugurou a sua presença na imprensa escrita de Manaus e o ano em que estamos.

Leia o livro nas seguintes plataformas:

 Google Books

 SlideShare

 PDF

Capa do livro Crônica de Manaus


Crônica de Manaus Durango Duarte

Informações técnicas


Autor: Instituto Durango Duarte

Título: Crônica de Manaus: Josué Claudio de Souza

Páginas: 140

Ano: 2016

Evento de lançamento


► Veja mais fotos do lançamento do livro Crônica de Manaus.

O livro Crônica de Manaus foi lançado no dia 10 de março de 2017, no Instituto Durango Duarte.

sobre o autor

Crônica de Manaus Durango Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.

comentários

Uma resposta para “Crônica de Manaus”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *