Praça Benjamin Constant

Praça Benjamin Constant

Imagem aérea da ex- Praça Benjamin Constant. In: Levantamento aerofotogramétrico de Manaus. DNOS – 2º DFOS. Década de 1960. 

As primeiras referências sobre esse extinto logradouro datam dos anos 1890. E indicam que ele se localizava assim na confluência da antiga estrada da Cachoeirinha, atual avenida Sete de Setembro, com a avenida Uaupés, atual Presidente Castelo Branco, em Cachoeirinha.

Sua primeira então denominação foi Praça de Antimari, nome da rua que, inicialmente, lhe servia de referência. E que existe até os dias de hoje, margeando o igarapé da Cachoeirinha, atual do Mestre Chico. Em 1896 seu nome foi alterado novamente para Praça Benjamin Constant.

No fim da década de 1920, a Intendência Municipal, por meio da Lei 1.477, de 16 de abril de 1928, deu-lhe novo nome: então Praça Coronel Antônio Bittencourt. Dois anos depois, por meio do Decreto 3, de 1º de novembro de 1930, de autoria do prefeito Marciano Armond, voltou a ser assim denominada Benjamin Constant. Posteriormente, com o processo de urbanização da Cidade, a Praça Benjamin Constant foi extinta.

Em sua área, construiu se, por volta de 1939, a antiga subusina de energia elétrica da empresa Manáos Tramways and Light Company Limited e um galpão que servia de oficina de bondes. Atualmente, existe uma unidade da Manaus Energia e o então Mercado Municipal Walter Rayol, no bairro Cachoeirinha.

Acervo: Jucineide Araújo.

 

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , ,