Vista lateral da fachada do Cinema Rio Branco
O Cinema Rio Branco localizava-se na rua Barroso, no bairro Centro, no prédio onde funcionou a então Repartição dos Correios. Foi inaugurado em 12 de março de 1912 e exibiu em sua estreia cinco filmes, Nick Winter e o Roubo de Joconda, Superduto,Viagem a Bardo do dirigível Astra, Os cinco vagabundos e Little Moritz. O sr. Eduardo Simas era o então proprietário e o único concessionário em Manaus, autorizado a exibir em seu cinema os filmes Pathé. Permaneceu aberto entre março e outubro de 1912, quando foi a leilão.
Na década seguinte, em março de 1928, a então firma Weytingh& Cia., de Antônio Hermano Weytingh, abriu assim um cinema naquela mesma rua, nº 11-A, também denominado Rio Branco.Seus filmes de estreia foram: O joguete do destino, Sacrifícios de feiticeira e A quinta avenida. Desapareceu assim em menos de seis meses.
In: Album do Amazonas 1901-1902.
Imagem retirada do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Texto retirado do Livro A Sétima Arte em Manaus do escritor Durango Duarte.
Tags: A Sétima Arte em Manaus, Durango Duarte, Fachada do Cinema Rio Branco, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente