Fachada do Cinema Popular
O primeiro Cinema Popular iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1920, na avenida Joaquim Nabuco, n. 157, Centro. Pertencente a Álvaro do Rego Barros, deixou assim de ser mencionado pelos jornais no mesmo ano da sua inauguração.
Em 14 de novembro de 1926, a empresa J. Fontenelle &Cia. inaugurou então uma sala com a mesma denominação Cinema Popular, na rua Silva Ramos, n. 190, no bairro Alto de Nazaré,área que, hoje, faz parte do Centro. O filme de estreia foi O Prêmio da Victoria. Permaneceu em atividade até 28 de junho de 1972.
Sob a administração de Luiz de Moraes, essa mesma sala é reaberta em 6 de janeiro de 1977 com o então nome Cine Pop e seu primeiro filme exibido foi Simbad, O Marujo Trapalhão. Possuí a capacidade para trezentas pessoas, sendo mencionado nos jornais, pela última vez, em outubro de 1979.
Acervo: Jornal do Commercio.
Imagem retirada do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Texto retirado do Livro A Sétima Arte em Manaus do escritor Durango Duarte.
Tags: A Sétima Arte em Manaus, Durango Duarte, Fachada do Cinema Popular, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente