Edna Ribeiro a primeira Miss Amazonas

Edna Ribeiro a primeira Miss Amazonas

Primeiramente, em 1929 Edna Frazão Ribeiro foi eleita a primeira Miss Amazonas. Era filha de Adrião Ribeiro Nepomuceno e de Rosa Frazão Ribeiro. Sua escolha aconteceu através dos diários associados, Jornal do Commercio e Rádio Baré. O Jornal publicava um folheto onde a população recortava e escolhia a candidata. Posteriormente colocava seu voto em uma urna colocada na porta do jornal. Foi por voto popular que Edna Ribeiro venceu o Miss Amazonas em 1929. Edna Ribeiro representava o Atlético Rio Negro Clube no concurso. A população recebeu Edna com fogos, os comércios fecharam e as pessoas a aguardavam na avenida Eduardo Ribeiro.

Decorria assim o ano de 1930 e Edna Ribeiro casa-se com o jovem magistrado João Pereira Machado. Após o enlace, partiram para o município de Humaitá. O casal teve três filhos, sua primeira filha chamou-se Cláudia Rosa, o segundo foi João Lúcio e o terceiro filho Gil Machado. Cláudia Rosa passou a ser aluna interna do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Os dois rapazes mais tarde concluíram o então curso de Medicina na Faculdade Federal Fluminense do Rio de Janeiro.

O filho de Edna Ribeiro, o então médico João Lúcio Machado deu sua contribuição na área da medicina para o Amazonas. Tanto que  homenagearam dando seu nome ao hospital na zona leste de Manaus. Em suma, Edna Frazão Ribeiro faleceu na cidade de Humaitá em 1943 ao contrair o Tifo.

Fonte: O Malho, Ed. 1.347 ano XXVIII – 20 de abril de 1929.

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,