Detalhe da fachada principal do Cine Cantinflas. Década de 1990.
O Cantinflas, mais um empreendimento da Cinemas de Arte Ltda., foi então inaugurado em 8 de outubro de 1987. Funcionava no mesmo local onde existiu o Cinema 2. Na rua José Clemente, Centro, no subsolo do prédio da então rádio Rio Mar. Seu filme de estreia foi Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio. O nome do cinema é assim uma homenagem ao ator mexicano, um dos maiores comediantes latino-americano, Mário Moreno. Desaparece dos anúncios em maio de 1992, junto com o então Cine Carmem Miranda, ambos pertencentes à mesma empresa.
Em 02 de dezembro 1993, reaparece funcionando em uma sala no então extinto centro comercial Nova Shopping, localizado na avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova, com o filme Sombras de um Disfarce, com Charlie Sheen. Sua capacidade era de, aproximadamente, 250 espectadores. Deixou de aparecer nos jornais em abril de 1994.
Acervo: A Crítica.
Imagem retirada do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Texto retirado do Livro A Sétima Arte em Manaus do escritor Durango Duarte.
Tags: A Sétima Arte em Manaus, Cine Cantinflas na Década de 1990, Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente