Antigo Cemitério São José

Antigo Cemitério São José

Em 1856, o então presidente da província do Amazonas, João Pedro Dias Vieira autorizou a construção do antigo cemitério São José em Manaus. Este ficava entre as ruas Ramos Ferreira, Luiz Antony, estrada Epaminondas e o beco dos inocentes, no centro.

O primeiro sepultamento do antigo cemitério São José aconteceu no dia 7 de maio de 1856, mas o local ainda não estava totalmente pronto. Dois anos depois, Francisco Furtado, sucessor de João Pedro, foi quem mandou cercar com madeira a área da necrópole e construir uma pequena capela.

Estas obras foram concluídas em 1859, após a conclusão a imagem de São José, passou a ficar na então capela da necrópole.

Já em 1888, o cemitério São José , mesmo após sua ampliação, já não tinha mais espaço e não registrou mais nenhum  sepultamento.

Posteriormente, em 1892, a ideia de transferir os restos mortais para o então cemitério São João Batista ganhou força, mas só aconteceu em 1932. No lugar do cemitério, construíram um jardim chamado São José, que depois deu lugar a atual sede social do Atlético Rio Negro Clube.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,