Primeiramente, em 1929 Edna Frazão Ribeiro foi eleita a primeira Miss Amazonas. Era filha de Adrião Ribeiro Nepomuceno e de Rosa Frazão Ribeiro. Sua escolha aconteceu através dos diários associados, Jornal do Commercio e Rádio Baré. O Jornal publicava um folheto onde a população recortava e escolhia a candidata. Posteriormente colocava seu voto em uma urna colocada na porta do jornal. Foi por voto popular que Edna Ribeiro venceu o Miss Amazonas em 1929. Edna Ribeiro representava o Atlético Rio Negro Clube no concurso. A população recebeu Edna com fogos, os comércios fecharam e as pessoas a aguardavam na avenida Eduardo Ribeiro.
Decorria assim o ano de 1930 e Edna Ribeiro casa-se com o jovem magistrado João Pereira Machado. Após o enlace, partiram para o município de Humaitá. O casal teve três filhos, sua primeira filha chamou-se Cláudia Rosa, o segundo foi João Lúcio e o terceiro filho Gil Machado. Cláudia Rosa passou a ser aluna interna do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Os dois rapazes mais tarde concluíram o então curso de Medicina na Faculdade Federal Fluminense do Rio de Janeiro.
O filho de Edna Ribeiro, o então médico João Lúcio Machado deu sua contribuição na área da medicina para o Amazonas. Tanto que homenagearam dando seu nome ao hospital na zona leste de Manaus. Em suma, Edna Frazão Ribeiro faleceu na cidade de Humaitá em 1943 ao contrair o Tifo.
Fonte: O Malho, Ed. 1.347 ano XXVIII – 20 de abril de 1929.
Tags: Amazonas, Atlético Rio Negro Clube, Charges do Amazonas, Curiosidade de Manaus, Edna Frazão Ribeiro, Edna Ribeiro a primeira Miss Amazonas, Foto Antiga de Manaus, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, Instituto Durango Duarte, Interior do Amazonas, João Lúcio Pereira Machado, Jornal do Commercio, Políticos Amazonenses, Rádio Baré, Revista O Malho