Um acervo composto de diversas notícias e matérias publicadas e extraídas dos principais jornais que circularam no Amazonas. Trazendo curiosidades, fatos e datas históricas do Estado e da cidade de Manaus.

Desfiles no Estádio General Osório

Imagem do Estádio General Osório no centro de Manaus, onde se comemorava a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, com um desfile escolar. As diversas escolas da cidade se fizeram presentes ao desfile com suas apresentações que chamaram a atenção do público que prestigiou o desfile.

Visualizar

As Pilhas Ray-O-Vac Chegam a Manaus

Carregamento das Pilhas Ray-O-Vac sendo retiradas no Porto de Manaus pelos trabalhadores. As pilhas, um total de 1.500 caixas, chegaram pelo navio Cynthia e foram distribuídas no comércio da Zona Franca já todas vendidas, mesmo com um valor mais caro que as importadas.

Visualizar

Aniversário de José Lindoso

Reportagem do O Jornal parabenizando José Lindoso, Deputado Federal e Presidente da ARENA no Amazonas, tendo sido também Governador do Amazonas (1979-1982), pela passagem de seu natalício. Lindoso foi professor da Faculdade de Direito do Amazonas e um dos homens que mais conhecia os problemas da região.

Visualizar

Inauguração da Avenida Castelo Branco

Matéria de Jornal sobre a Avenida Presidente Castelo Branco, antiga Waupés, inaugurada em 31 de março em comemoração ao 4º aniversário da Revolucão de 1964. A obra foi realizada na administração do prefeito Paulo Pinto Nery, pela empresa paulista Construções e Transportes, Constram Ltda.

Visualizar

Sede do Clube Sírio Libanês do Amazonas

Fachada do antigo prédio em demolição na Rua Miranda Leão, que serviu inicialmente de sede da Colônia Sírio Libanesa em Manaus e depois foi a sede do Atlético Barés Clube. O prédio daria lugar a nova sede social do Clube Sírio Libanês com linhas mais modernas.

Visualizar

Avenida Waupés Asfaltada

Nas imagens estão as máquinas que prepararam a base para o início dos trabalhos de compactação e depois receberia o revestimento asfáltico da firma contratada; e a vista parcial da grandiosa Waupés, rua que foi traçada para facilitar a distribuição do trânsito em nossa cidade e aproximar mais o centro da cidade. O engenheiro Orlando Holanda Cabral, titular do Departamento Rodoviário Municipal, com a aprovação do prefeito Paulo Pinto Nery traçou o programa que foi cumprido rigorosamente.

Visualizar

Inauguração da Granja da Polícia Militar

O governador do Amazonas, Danilo de Mattos Areosa e o coronel Omar da Silveira marcaram presença na inauguração da Granja da Polícia Militar do Estado localizada no Km 95 da AM-010 (rodovia Manaus-Itacoatiara).

Visualizar

Linhas Aéreas da Espanha, IBERIA

Na foto estão a senhora Maria de Lourdes Archer Pinto, diretora do O Jornal, com o senhor Joaquim Vieira Pontes, diretor do Departamento de Vendas da IBERIA, atualmente em Manaus. A Firma Imporbrás, Importadora Brasileira, localizada na rua Rui Barbosa centro de Manaus, foi a escolhida para oferecer os planos de viagem da IBERIA.

Visualizar

A Moderna Fábrica Baré

Reportagem do O Jornal de 30 de julho sobre a Fábrica Baré, Indústria Amazonense de Bebidas, situada a rua José Clemente, centro de Manaus. Nas imagens, a fachada da Fábrica e as máquinas utilizadas para engarrafar os refrigerantes. Os que mais se destacavam eram o Guaraná Baré e paralelamente a Pepsi-Cola distribuídas em todo o Amazonas, mediante convênio com os donos do produto, sediados nos Estados Unidos.

Visualizar

Professor Pedro Silvestre e o Título de Cidadão de Manaus

Na edição de 28 de dezembro do O Jornal, foi publicada a homenagem ao professor Pedro Silvestre da Silva, que sempre foi um batalhador da causa do ensino em nossa terra. Lecionou em diversos colégios secundários da cidade e no seu educandário, Ginásio Brasileiro e Escola Técnica de Comércio Brasileira. O Título de Cidadão de Manaus foi concedido pela Câmara Municipal e publicado no Diário Oficial do Estado, Lei n. 694 de 6 de outubro de 1961.

Visualizar

Reinauguração do Teatro Amazonas

Com as dependências lotadas por autoridades e pela população, foi reinaugurado na noite do dia 26 de janeiro o Teatro Amazonas, monumento do período áureo da borracha no Amazonas. A reforma realizada pelo então governador Gilberto Mestrinho, que chegou em carro aberto e foi recebido com aplausos, ocorreu no seu segundo ano de governo.

Visualizar

As Casas Populares da COHAB-AM

Imagem aérea do conjunto residencial com 362 casas construídas no bairro da Raiz. As casas foram construídas pela Companhia de Habitação do Amazonas, COHAB-AM para famílias numerosas inscritas no Banco Nacional de Habitação. A inauguração ocorreu com a presença do governador do Amazonas Danilo de Mattos Areosa, em 31 de março de 1968, em comemoração ao 4º aniversário da Revolução de 1964.

Visualizar

Recenseamento do IBGE no Amazonas

Foi distribuído à imprensa pela Inspetoria Regional de Estatística do IBGE o boletim informativo onde acusava a existência de 740.010 habitantes no território do Amazonas, contra 514.099 do recenseamento realizado no ano de 1950.

Visualizar

Visita do Comandante do 4º Distrito Naval

Em visita a Manaus, o novo comandante do 4º Distrito Naval contra-almirante Octávio José Sampaio Fernandes, foi recebido no Aeroporto de Ponta Pelada pelo governador do Amazonas Danilo de Mattos Areosa e pelo comandante do Grupamento de Elementos de Fronteira, coronel Hernani Moreira de Castro.

Visualizar

O surgimento da Rua Tapajós

Trecho da Rua Tapajós, entre as ruas Leonardo Malcher e Ramos Ferreira, centro de Manaus. Antes a rua era um grande buraco, após terraplanagem transformou-se em uma importante via pública. As melhorias ocorreram na administração do prefeito Paulo Pinto Nery, o qual realizou também outras obras viárias para que Manaus se modernizasse.

Visualizar

Rua Waupés atual avenida Castelo Branco

Impulsionada pelo desenvolvimento da Zona Franca, podemos ver a obra na Rua Waupés, realizada na administração do prefeito Paulo Pinto Nery. As melhorias na rua foram feitas para que aos carros tivessem acesso e que a artéria fosse digna da nova Manaus. Após inaugurada, a rua receberia o nome de Avenida Castelo Branco em homenagem ao falecido presidente do Brasil.

Visualizar

A Rainha do Carnaval da Zona Franca de 1968

Imagem da senhorinha Ana Maria Lima Araújo, eleita Rainha do Carnaval da Zona Franca de 1968. Ana Maria ganhou como prêmio passagens para se hospedar por 10 dias com acompanhante em um hotel de luxo em Miami, Estados Unidos. O prêmio foi oferecido pela Mundial Magazine e pelos Produtos Juliete, justo prêmio para uma legítima embaixatriz da beleza e graça da mulher amazonense.

Visualizar

Torre da Igreja dos Remédios é atingida por avião

Um jato TF-7 da Força Aérea Brasileira, quase ocasiona um acidente no centro de Manaus, por causa de um erro de cálculo. O jato perdeu um pedaço da sua asa quando bateu na cruz da Igreja dos Remédios num voo rasante. Observe nas imagens do Jornal do Commercio, os pedaços do jato que caíram sobre a praça, a torre da igreja danificada pelo forte impacto e o jato coberto com lona já em terra firme.

Visualizar

Lançamento do Novo Avião da Cruzeiro do Sul

Imagem do avião da Companhia de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, no aeroporto de Manaus, que lançou suas linhas domésticas de Manaus para Boa Vista, território de Roraima. De fabricação japonesa, o avião comportava 60 passageiros, possuía cabine pressurizada e excelente serviço de bordo.

Visualizar

A Fábrica de Tecidos Matinha S.A

Matéria e imagem das máquinas modernas da Fábrica de Tecidos Matinha S.A que estavam sendo utilizadas em fase experimental na tecelagem de juta. A empresa era situada no bairro da Matinha, atual Presidente Vargas, próximo ao centro de Manaus.

Visualizar

Lançamento do Edifício David Nóvoa

Realizado no Ideal Clube o lançamento do Edifício David Nóvoa, a maquete projetava um edifício com 19 pavimentos. O local escolhido para a construção da obra era a Avenida Joaquim Nabuco esquina com a Rua Lauro Cavalcante, centro de Manaus. Na imagem, destaque para o governador do Estado Danilo de Mattos Areosa juntamente com os engenheiros das empresas consorciadas Nasser Engenharia e Comércio Ltda e Nóvoa e Cia Ltda.

Visualizar

Inauguração do Grupo Escolar Waldemar Pedrosa

Na foto, a primeira dama do Estado do Amazonas Violeta Areosa cortando a fita simbólica de inauguração do “Grupo Escolar Ministro Waldemar Pedrosa” no município de Parintins, interior do Amazonas.

Visualizar

Inauguração da Secretaria de Saúde do Amazonas

Imagem da nova sede da Secretaria de Saúde do Estado Amazonas, localizada na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com Lauro Cavalcante, centro de Manaus. Na imagem superior, o governador do Estado, Danilo de Mattos Areosa, ladeado do dr. José Leite Saraiva, Secretário de Saúde, descerraram a fita simbólica de inauguração da nova sede.

Visualizar

Procissão de São Cristóvão em Manaus

Imagem da tradicional procissão em homenagem a São Cristóvão, patrono dos motoristas, quando os choferes passavam pela Avenida Eduardo Ribeiro, centro de Manaus.

Visualizar

Marciléia Carvalho, a Miss Educação 1968

Recorte que traz na imagem, a Miss Educação 1968, professora Marciléia Carvalho, representante da Secretaria de Educação no Concurso Miss Funcionária Pública. O concurso de beleza era promovido pelo Fazendário Clube e tinha a participação de representantes de várias repartições pública de Manaus.

Visualizar

Inauguração do Ginásio Castelo Branco

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Inauguração da Celetramazon em Humaitá

Em viagem pelo interior do Amazonas, o governador Danilo de Mattos Areosa inaugurou a Central Elétrica no município de Humaitá construída pela Central Elétrica do Amazonas S.A. – Celetramazon. Além da inauguração da central, Areosa também fez o lançamento da pedra fundamental da central telefônica da Companhia Amazonense de Telecomunicacões – CAMTEL.

Visualizar

Inauguração do Restaurante Chapéu de Palha

De autoria de Severiano Porto, o Restaurante Chapéu de Palha, dotado de cozinha regional, foi inaugurado em 24 de fevereiro de 1968, no bairro de Adrianópolis. O Prefeito Paulo Pinto Nery descerrou a fita simbólica de inauguração do restaurante localizado nas esquinas da Rua Paraíba com a Rua Fortaleza.

Visualizar

Inauguração da Casa dos Óleos

Em 23 de dezembro de 1968, ocorreu a inauguração do Supermercado Casa do Óleo, localizado na Avenida Joaquim Nabuco esquina com a Avenida Sete de Setembro, centro de Manaus. Com produtos importados e nacionais o supermercado era um dos mais modernos do país.

Visualizar

Embaixador da Suécia visita Manaus

Manaus recebeu em 1968 a visita do embaixador da Suécia,  o conde Gustav Bonde e sua esposa a condessa Elizabeth Bonde. Os ilustres visitantes chegaram no Aeroporto de Ponta Pelada, ficaram hospedados no Hotel Amazonas e visitaram o governador do Estado do Amazonas, Danilo de Mattos Areosa, o prefeito Paulo Pinto Nery (foto) e, ainda, conheceram a Assembleia Legislativa do Estado.

Visualizar

Estrada do Hospital Antônio Aleixo

Encontrava-se em péssimas condições a estrada que levava ao extinto Hospital Antônio Aleixo em Manaus (foto superior). Suas acomodações foram construídas graças à campanha realizada pelos padres holandeses da Paróquia de São Raimundo (foto inferior). No centro cirúrgico do hospital foi realizado a primeira cirurgia de transplante do músculo do temporal, pelo filipino dr. José Tiongson, salvando da cegueira vários hansenianos.

Visualizar

Inauguração do Novo Prédio da Alfândega de Manaus

No 17 de janeiro de 1909, foi inaugurado o novo prédio da Alfândega de Manaus. Entre os convidados estavam o governador do Amazonas, o coronel Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt, o presidente da Associação Comercial, sr. Waldemar Scholz e o Senador Silvério Nery, entre outros 631presentes no evento.

Visualizar

Lóris Cordovil em Manaus

Na foto, dois amigos de longa data que se reencontraram no Aeroporto Internacional de Manaus, o Capitão Lóris Cordovil e Heliando Maia, o primeiro, filho do ex-prefeito de Manaus, Lóris Cordovil. O capitão integrou a unidade do PARASAR, esquadrão paraquedista de Operações Especiais e Busca e Resgate da Força Aérea Brasileira, cuja missão era localizar a equipe missionária do Padre Calleri.

Visualizar

Inauguração do Bowling Center de Manaus

Inaugurado em 29 de fevereiro de 1968, a mais nova casa de diversões de Manaus, o “Bowling Center de Manaus”, no Boulevard Amazonas nº 1.539, com ambiente familiar, lanches preparados na hora e seis pistas para a prática do boliche.

Visualizar

Indústria de Fiação e Tecelagem de Juta

Foi inaugurada em fase experimental, a Indústria de Fiação e Tecelagem de Juta do Amazonas, de propriedade da Fábrica de Tecidos Matinha S.A. Na foto, o industrial e idealizador do projeto o sr. Kaled Hauache e sua esposa, brindam o importante acontecimento com a presença de personagens ilustres de Manaus. A fábrica possuía modernos equipamentos e estimava-se produzir na primeira etapa, 4.000 toneladas de produtos de juta.

Visualizar

Lançamento dos Novos Uniformes da Avianca

Apresentação à imprensa dos novos uniformes das comissárias de voo da empresa Avianca, que foram utilizados no início do Congresso Eucarístico Internacional. O uniforme recebeu bênção papal.

Visualizar

Primeiro aniversário da Zona Franca de Manaus

Comemoração do primeiro aniversário da Lei nº 288, que reformulou a Zona Franca de Manaus – ZFM pelo presidente Humberto Castelo Branco. Na foto, estão o coronel Floriano Pacheco, superintendente da Zona Franca e alguns líderes empresariais.

Visualizar

Viagem inaugural entre Manaus e Boa Vista

No aeroporto de Ponta Pelada em Manaus, compareceram o grupo de autoridades e dirigentes para a viagem inaugural da linha Manaus-Boa Vista da  empresa de aviação Cruzeiro do Sul . A empresa também fazia a linha Manaus-Santarém-Belém-Brasília e Rio de Janeiro.

Visualizar

Inauguração do Banco Comercial do Pará

Matéria que tem como imagem o grupo de empresários que compareceram à inauguração da nova sede comercial do Banco Comercial do Pará, localizado na Rua Guilherme Moreira, ao lado da agência da VASP, centro de Manaus.

Visualizar

Lotação do Cemitério São João Batista

Matéria mostra o Cemitério São João Batista lotado. O prefeito de Manaus, à época, Paulo Pinto Nery foi obrigado a proibir novos sepultamentos, em consequência disto, foram abertos ao público de Manaus os cemitérios da Colônia Oliveira Machado e São Raimundo. Na reportagem, um dado curioso: a prefeitura procurava um terreno para um novo cemitério que poderia ser na Estrada do Aleixo.

Visualizar

A Fábrica de Rações da Moageira

Imagem das máquinas da fábrica de rações balanceadas, construída e montada tecnicamente pela Indústria Moageira de Trigo Amazonas S.A., em terreno vizinho ao Moinho de Trigo, na Colônia Oliveira Machado.

Visualizar

Linha de ônibus entre Manaus e Rio Preto

Imagem do interior do ônibus da Empresa Aruetê Ltda., que fez a viagem inaugural de Manaus para o Rio Preto, no interior do Estado. Com preços reduzidos nas passagens, a empresa oferecia conforto aos passageiros com portas automáticas, músicas selecionadas e bar. Na imagem, destaque para os proprietários da empresa, srs. Severino do Vale Miranda e Cláudio Reginaldo Anunciação, juntamente com a diretora do “O Jornal”, a sra. Maria de Lourdes Archer Pinto.

Visualizar

Almoço entre Raimundo Parente e Desiré Guarany

Foto do deputado Raimundo Parente junto ao senador Desiré Guarany e Silva, enquanto almoçavam e conversavam no Palácio do Rádio, convidados pela Sra. Maria de Lourdes diretora do O Jornal.

Visualizar

Inauguração da Usina Elétrica de Urucará

Em agosto de 1968, o governador do Amazonas Danilo de Mattos Areosa inaugurou no município de Urucará a Usina Elétrica da cidade construída pela Central Elétrica do Estado do Amazonas S.A. – CELETRAMAZON, no plano de expansão da rede de energia elétrica no interior do Estado. Além da usina, o governador inaugurou também o novo serviço de abastecimento de água da cidade.

Visualizar

Entrega do prêmio da Loteria do Estado

Alberto Rodrigues do Nascimento, residente no município de Itacoatiara, recebeu das mãos da primeira do Estado do Amazonas, a Sra. Violeta de Mattos Areosa, o cheque referente ao primeiro prêmio da Loteria Estadual.

Visualizar

Moderna oficina de eletrônicos de Isaac Benchimol

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Construção da Sede do INPS

Na imagem, a Sra. Araci Dantas Cavalcante, tesoureira do Instituto Nacional de Previdência Social – INPS, entrega a verba consignada à Firma Carvalho Hosken contratada para construção da sede regional do  INPS. O local para a construção do edifício era a esquina das ruas Guilherme Moreira e Quintino Bocaiuva, tendo seu projeto inicial de 15 andares.

Visualizar

Obras da Estrada do Contorno

Foto da Estrada do Contorno, trecho de ligação ao Aeroporto de Ponta Pelada. A obra foi realizada pela Firma dos Irmãos Prata, no governo do prefeito Paulo Pinto Nery.

Visualizar

Apresentação do Coral João Gomes Júnior

Coral João Gomes Júnior, era regido pelo maestro Dirson Costa, se apresentou no Teatro Amazonas em cerimônia de homenagem ao governador do Estado do Amazonas Danilo de Mattos Areosa. Na programação, foram apresentadas músicas dos artistas Beethoven, Wagner e Vilas Lobo. A foto foi tirada na Praça São Sebastião,  em frente  ao Monumento de Abertura dos Portos.

Visualizar

Vias de ligação ao bairro Japiim

Imagem da obra executada pelo Departamento Rodoviário Municipal de Manaus, comandada pelo engenheiro Orlando Holanda Cabral, aligando a Rua Tefé à Dr. Machado. A obra aproximou o bairro do Japiim ao centro e a outros bairros adjacentes.

Visualizar

Manaus, a Primeira Cidade a Ter o Playtape

Imagem do Playtape, toca fitas de fabricação japonesa, que chegou a Manaus graças aos incentivos da Zona Franca. Distribuído pela Moto Importadora para Manaus e todo o país, o playtape já foi lançado também na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Visualizar

A Manutenção do Calçamento da Praça São Sebastião

Intocável, foi assim que o interventor da cidade de Manaus, Paulo Pinto Nery se referiu à Praça São Sebastião, centro de Manaus. Segundo informações, o tradicional calçamento “estilo Praia de Copacabana” seria retirado para que fosse instalada uma feira de desenvolvimento, o que tempos depois foi vetado pelo governador do Estado Danilo de Mattos Areosa.

Visualizar

Produtos estrangeiros na Zona Franca de Manaus

Imagem dos aparelhos eletrônicos que formavam o mostruário da Firma Peikard, Zona Libro S.A do Panamá. Em Manaus, a firma Peikard era representada pela Firma L. Barros e Cia, pertencente ao sr. Flávio Barros. Qualquer pessoa poderia comprar os produtos, desde que constituísse uma firma. Gravadores, rádio transistores, liquidificadores e artigos femininos estavam na lista dos produtos que seriam comercializados.

Visualizar

A Cheia do Igarapé do Quarenta em 1967

Imagem de casas alagadas, pela cheia do Igarapé do Quarenta, igarapé este que passa pela Ponte Ephigênio de Salles fazendo ligação ao bairro de Educandos. Esta situação se repete sempre no mês de junho com a cheia dos rios na Amazônia. Destaque para as palafitas em madeira e palha, típicas da região.

Visualizar

Construção da Cidade Universitária

Imagem do início dos trabalhos de construção, com o lançamento da Pedra Fundamental, da Cidade Universitária localizada na Estrada do Contorno, Bairro Japiim.

Visualizar

Eduardo Ribeiro e as Luzes de Natal

Foto tirada, a noite, da Avenida Eduardo Ribeiro toda decorada para as festas de fim de ano, com luzes multicoloridas e muita arte. O trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus recebeu aplausos da população.

Visualizar

Iluminação do Parque Amazonense

Matéria sobre a solenidade de grande significado realizada pelo América Futebol Clube no Parque Amazonense, que recebeu o início simbólico da colocação das torres metálicas com 100 refletores que transformarão em dia as noites do parque. Fundado em 1906, a princípio como hipódromo, o Parque Amazonense foi o primeiro estádio de futebol do Amazonas.

Visualizar

O novo prédio de Filosofia da UFAM

Vista da fachada do prédio que foi todo restaurado e adaptado para ser ocupado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Amazonas. O prédio está localizado nas esquinas das ruas Tapajós com Monsenhor Coutinho no centro de Manaus. Atualmente funciona o Centro de Artes da UFAM-CAUA.

Visualizar

Lancha da Agência Selvatur

Imagem do Iate adquirido pela Agência de Turismo Selvatur, estabelecida em Manaus, especializada em recepcionar os turistas vindos de todo os cantos do Brasil e do mundo. O iate levará os turistas para passeios com pernoite para conhecer a região.

Visualizar

Um bosque na Eduardo Ribeiro

Matéria sobre um bosque que se criou na avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus, onde era o edifício da Sociedade Amazonense de Professores, com dois pavimentos e que desabou.

Visualizar

Alargamento da Rua Ramos Ferreira

Na gestão do prefeito Paulo Pinto Nery (1967-1971), ocorreu diversas obras de alargamento de ruas na cidade de Manaus. Na imagem vemos um treco da rua Ramos Ferreira que passou por este trabalho.

Visualizar

Bar Avenida Fecha as Portas

Matéria mostra em foto, o Bar Avenida, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, esquina da rua Saldanha Marinho, que fechou suas portas em 10 de novembro de 1968, para a tristeza de seus clientes e funcionários. Neste local funcionou na década de 1930 o Bar e Restaurante François com cardápio internacional dos mais completos.

Visualizar

Ornamentação Cubista na Av. Eduardo Ribeiro

Imagem da avenida Eduardo Ribeiro, centro de Manaus, sendo ornamentada, na base da motivação cubista, para o carnaval de 1968.

Visualizar

A Pedra Fundamental do Nacional Fast Clube

Imagem do governador do Amazonas Danilo Areosa, no momento em que participava da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Nacional Fast Clube. A sede seria construída num terreno localizado no Boulevard Amazonas, próximo à rua Duque de Caxias.

Visualizar

Os Land Rover em Manaus

Tendo ao fundo o Teatro Amazonas, na praça de São Sebastião, a firma Cimaza, do grupo J.G Araújo apresentou os utilitários, jeeps e pick-ups, da famosa marca inglesa da Land Rover.

Visualizar

Apresentação do Grupo Folclórico Português

Chamada de apresentação do Grupo Folclórico Português. Criado em 1957 por Leonel Gomes Coelho, o grupo estavam em seu 9º ano de apresentações, já havia passado por muitos países apresentando seu espetáculo folclórico e, em 1968, apresentavam-se em Manaus.

Visualizar

Salim Daou comemora 38 Anos de jornalismo

Conhecido por usar o pseudônimo de S. D. de Ramayanna, o jornalista Salim Daou comemorou 38 anos de profissão. Sua primeira reportagem foi sobre a revolução de 1930, foi preso por causa da reportagem e a partir disso abandonou o magistério e se dedicou ao jornalismo.

Visualizar

A Recuperação do Palácio Rio Branco

Vista do Palácio Rio Branco, na praça Dom Pedro II, centro de Manaus. O palácio passava por obras de recuperação de suas dependências no governo de Danilo de Mattos Areosa. Projetado com a finalidade de abrigar a Chefatura da Polícia, nunca serviu a este fim. O prédio abrigou a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas por um período de 34 anos.

Visualizar

Lançamento do Edifício Cidade de Manaus

Imagem da maquete do Edifício Cidade Manaus, com 20 andares localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a Rua 24 de maio, centro. O lançamento foi apresentado em um coquetel pela Firma CASUL de Belém, no Atlético Rio Negro Clube.

Visualizar

Estacionamento na Praça Tenreiro Aranha

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Costa e Silva entrega lanchas em Manaus

Na foto, o presidente da República, Artur da Costa e Silva, chegando ao porto de Manaus para assistir ao desfile das lanchas, construídas nos estaleiros locais, destinadas ao combate da malária no Amazonas. O evento contou também com as presenças do ministro da saúde Leonel Miranda, o comandante Aristide Leite e o secretário de saúde José Leite Saraiva.

Visualizar

Inauguração da Sede do Fast Clube

É nosso! Este foi o grito que os “fastianos” soltaram quando o governador do Estado do Amazonas, Danilo de Mattos Areosa, cortou a fita simbólica de inauguração da Sede do Nacional Fast Clube em Manaus. Localizado na Boulevard Amazonas, sua construção ocorreu em tempo recorde. O “Rolo Compressor”, como é popularmente conhecido o Nacional, foi fundado na cidade em 8 de julho de 1930.

Visualizar

Vista aérea do centro da Cidade de Manaus

Na imagem a avenida Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro, centro de Manaus, destaque para o edifício Lobrás, ao centro, e no cruzamento das avenidas, o prédio já demolido que deu lugar a um edifício com vários andares e que no térreo funciona uma loja de sapatos e mais à frente o prédio das Lojas Marisa.

Visualizar

Inauguração do Supermercado da Cobal

Em visita à Manaus, o ministro da agricultura Ivo Arzua, inaugurou o Supermercado da Companhia Brasileira de Alimentação – Cobal, situado na Rua Marcílio Dias, centro de Manaus.

Visualizar

A Avenida Presidente Castello Branco

Na imagem do O Jornal, pode se ver a grande extensão da Avenida Presidente Castello Branco, antiga Waupés, no bairro de Cachoeirinha.

Visualizar

Instalação do Distrito Industrial de Manaus

Foi instalado em 7 de outubro de 1968 o Distrito Industrial de Manaus. Na foto, o governador do Estado do Amazonas Danilo de Mattos Areosa, tendo ao seu lado, o coronel Floriano Pacheco, titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, quando sob aplausos gerais, cortava a fita simbólica; o marco inicial do Distrito Industrial de Manaus, do qual depende o nosso desenvolvimento celerado e a nossa efetiva integração à economia regional.

Visualizar

Uma viagem pela História da Praça 14

Na edição do dia 14 de janeiro, o jornalista Ulisses Azevedo Filho do O Jornal fez um resgate histórico sobre o bairro da Praça 14, onde diversos arquivos históricos trouxeram toda a pureza e o saudosismo do bairro que um dia já se chamou Antônio Pimenta. Na imagem é possível ver a Basílica de Nossa Senhora de Fátima que fica no coração do bairro.

Visualizar

Santos de Pelé jogando em Manaus

Na imagem, a multidão manauara que foi recepcionar no aeroporto de Ponta Pelada Edson Arantes do Nascimento, o “Rei Pelé”, que chegou com a equipe de futebol do Santos. O time de Pelé veio para o jogo histórico no Estádio da Colina, contra o Fast Clube de Manaus.

Visualizar

Costa e Silva como Cidadão Benemérito do Amazonas

Em visita à Manaus no ano de 1968, o presidente da República, marechal Artur da Costa e Silva foi agraciado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas com o título de Cidadão Benemérito.

Visualizar

Pedra fundamental da Santa Casa de Maués

Acompanhado de autoridades religiosas, o prefeito do município de Maués Carlos  José Esteves fez o lançamento da pedra fundamental da Santa Casa de Misericórdia. A previsão era de que a maternidade estivesse pronta no prazo de 2 anos. A cerimônia contou com a presença do bispo de Parintins Dom Arcângelo Cerqua, do padre João Andena e dos vereadores da cidade Antônio Negreiros e  Elmar Bastos.

Visualizar

Maria de Fátima Acris: Miss Amazonas 1968

Eleita para representar o Amazonas no Concurso de Miss Brasil 1968, a senhorinha Maria de Fátima Acris, natural do município de Coari, viajou para Miami para acompanhar a final do Miss Universo. A passagem aérea de ida e volta com direito a acompanhante foi o prêmio do concurso de beleza ofertado pela empresa de aviação Avianca. A viagem só foi possível de acontecer graças a ajuda de vários comerciantes que angariaram recursos para a mesma poder usufruir do prêmio, conhecer e se manter em terras norte americanas.

Visualizar

IPLAM: A Primeira Indústria da Zona Franca

Flagrante do Dr. Inaldo Lugi, presidente da IPLAM, Indústria e Pasteurização do Leite do Amazonas Ltda, concedendo entrevista ao repórter do O Jornal. A IPLAN, foi a primeira indústria a se firmar na Zona Franca de Manaus.

Visualizar

CEOANI: O Clube de Estudos de Discos Voadores

Em Manaus, foi fundado o Clube de Estudos sobre os Objetos Aéreos Não Identificados – CEOANI, , com o apoio do profº Flávio Augusto Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Astronáutica e Ciências Espaciais. Durante a década de 1960 houveram registros em jornais sobre o possível aparecimento de “discos voadores” no céu de Manaus.

Visualizar

Construção do Edifício do INPS

Vista do prédio em construção do INPS, na rua Guilherme Moreira esquina com Quintino Bocaiuva, no centro de Manaus.

Visualizar

Entrega do Ginásio Presidente Castelo Branco

Foto aérea do Ginásio Estadual Presidente Castelo Branco, construído dentro da programação governamental, foi inaugurado dia 9 de agosto de 1968, no bairro de São Jorge.

Visualizar

56 anos de Fundação do Nacional Futebol Clube

O Nacional Futebol Clube comemorou com um coquetel oferecido aos jornalistas e com uma exposição dos troféus ganhos com muita raça pela agremiação, os seus 56 anos de fundação.

Visualizar

Apresentação do Faquir em Manaus

Imagem do faquir Antônio Belmiro de Lima, 22 anos, conhecido como garoto de bronze, trancado e deitado em uma urna com cacos de vidros. Natural da Paraíba, o jovem está exposto na praça Osvaldo Cruz, centro de Manaus, de onde sairá após 20 dias de confinamento.

Visualizar

Brasiljuta e as Boas-Vindas ao Presidente Costa e Silva

A Indústria Brasiljuta, através do “O Jornal” saudou o presidente da República Artur da Costa e Silva, que estava em visita à Manaus. A saudação foi uma demonstração de como a empresa investia na produção de juta na cidade e contribuía para a melhoria da economia no país.

Visualizar

Little Box, o Show Man da Música

Imagem de Luiz da Conceição de Souza Pinto, mais conhecido por Little Box, que iniciou sua carreira artística como cantor da Jovem Guarda Amazonense. Na reportagem Little Box participou na TV Ajuricaba do programa Juventude Presente do produtor Walfran Soares.

Visualizar

A Rua Marechal Deodoro

Na imagem do O Jornal aparece a confusão que era, e que ainda continua nos dias de hoje, na rua Marechal Deodoro, conhecida popularmente por bate palma no centro de Manaus.

Visualizar

Homenagem do IGHA a José Bernardo Cabral

Acompanhado de sua esposa Zuleide, o deputado federal José Bernardo Cabral chegou a Manaus em 6 de setembro de 1968 para receber uma importante homenagem do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA. O deputado foi recebido no IGHA e recebeu a poltrona de sócio que pertenceu ao historiador Capistrano de Abreu naquele sodalício.

Visualizar

Makaren, o Novo Milionário de Manaus

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Lojas TV Lar e as Motos Kawasaki

As motocicletas Kawasaki, mostradas na foto, foram lançadas pela loja Tv Lar da Avenida Joaquim Nabuco, 78, centro de Manaus. As motocicletas japonesas com linhas modernas, eram vendidas no mercado da Zona Franca.

Visualizar

A Recuperação da Ponte Benjamin Constant

Na foto, o governador do Amazonas Danilo de Mattos Areosa, acompanhado do engenheiro Otávio Cordeiro de Magalhães visitaram as obras de recuperação da Ponte Benjamin Constant, conhecida popularmente por “Ponte de Ferro”, localizada no final da Avenida Sete de Setembro.

Visualizar

Nacional x Fast e a aposta inusitada

Imagem do torcedor fastiano que perdeu a aposta realizada com sua vizinha torcedora do Nacional. O combinado era que se o Nacional perdesse, a vizinha pagaria a quantia de NCr$ 50,00 ao torcedor, mas se o Nacional vencesse o jogo o fastiano teria que se vestir de mulher e ir até o aeroporto receber os jogadores do leão da vila.

Visualizar

Malhação de Judas: O fim de uma Tradição

Matéria do O Jornal falando sobre o desaparecimento da tradicional brincadeira da malhação e do testamento de Judas na maioria dos bairros de Manaus. Em outros tempos essas brincadeiras tinham a participação de diversos adultos e crianças, se tornando uma festividade.

Visualizar

Maquete do Edifício Cidade de Manaus

Na imagem, a convidada Sra. Maria de Lourdes Archer Pinto, diretora do O Jornal, observa a apresentação ao público da maquete do Edifício Cidade de Manaus que seria brevemente construído na Avenida Eduardo Ribeiro esquina com a Rua 24 de maio, no centro de Manaus.

Visualizar

Comarco do Brasil Inaugura Nova Loja em Manaus

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Os 60 Anos da Faculdade de Direito da UA.

Matéria sobre o prédio da Faculdade de Direito, conhecido como Velha Jaqueira, que comemora seus 60º anos de funcionamento, localizado na praça dos Remédios, centro de Manaus.

Visualizar

Inauguração da Comarco do Brasil Ltda.

Matéria sobre a chegada do avião da empresa Comarco do Brasil Ltda. que trouxe os produtos importados que seriam vendidos na nova loja inaugurada na Rua Henrique Martins esquina com a Rua Joaquim Sarmento, no centro de Manaus.

Visualizar

A Chegada das Furgonettes em Manaus

Imagem do utilitário Furgonette da Citroem pronta para o embarque para Manaus, para serem vendidos pela empresa de José Antônio Fernandes S.A através do seu departamento autônomo de vendas localizado na avenida Joaquim Nabuco, 28.

Visualizar

Protesto contra a Empresa de Transportes Ana Cássia

Os moradores do bairro Colônia Oliveira Machado pediram por meio de manifesto a saída dos ônibus da empresa Ana Cássia que serve aquele bairro. Segundo os moradores os ônibus são sujos, sem condições de transportar os passageiros e os motoristas são agressivos.

Visualizar

O Serviço de Telex em Manaus

Em reportagem ao A Crítica, o senhor Francisco Cláudio Pascoal Viana, chefe do tráfego Telegráfico dos Correios, explicou como será o funcionamento do Telex.  O serviço vai permitir um baixo custo e uma perfeita ligação para as centrais do país e do mundo.

Visualizar

O Falecimento de Aristophano Antony

No dia 4 de agosto de 1968, o periódico local “O Jornal” divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento de Aristophano Antony, jornalista e presidente do Atlético Rio Negro Clube e da Associação de Imprensa do Amazonas. Pertencente a uma das famílias mais tradicionais da cidade, Aristophano era filho de Maria Ferreira e Leandro Antony. Trabalhou como jornalista em alguns jornais locais da cidade, foi por muitos anos presidente da Associação Amazonense de Imprensa do Amazonas e, em 1937, fundou um dos jornais de maior circulação de Manaus, o “A Tarde”. Deixou um importante legado de artigos, reportagens e obras para a imprensa amazonense.

Visualizar

Os novos Boxes do Mercado Central

Nas imagens do O Jornal, o prefeito de Manaus Paulo Pinto Nery inaugurou os novos boxes do Mercado Central, na Rua dos Barés, ao lado do antigo pavilhão da carne. Os boxes de madeira e sem higiene, foram substituídos pelos de alvenaria.

Visualizar

66 anos da Igreja Presbiteriana de Manaus

Localizada na rua Codajás no bairro de Cachoeirinha, a Igreja Presbiteriana Independente de Manaus, comemorava seus 66 anos de aniversário. Para festividade foi elaborada uma programação com diversas pregações e com a presença de diversos convidados, sendo alguns de outros países que vieram para conhecer o trabalho e participar da celebração.

Visualizar

O Parque de Diversão Turislandia

Um parque de diversão situado na estrada do Aleixo, com área de 600 hectares de terra com castanheiras e seringueiras, com paisagem extraordinária, este é a Turislandia. O terreno era pertencente a Companhia Brasileira de Plantações e investiu no complexo turístico porque reconheceu que o turismo trará um importante desenvolvimento para o Amazonas.

Visualizar

Inauguração da Celetramazon em Benjamin Constant

matérias sobre a inauguração do prédio da Central Elétrica do Amazonas – Celetramazon no município de Benjamin Constant, que teve a presença do governador do Estado do Amazonas, Danilo de Mattos Areosa, em viagem ao rio Solimões.

Visualizar

Apresentação dos Barcos Alemães da Fotocine na Ponta Negra

Matéria sobre os barcos alemães importados pela Fotocine, que comportam 8 pessoas e foram construídos com o mesmo material dos hovercraft, nylon e borracha. A Fotocine, Henrique Martins, 366, fará na Ponta Negra uma exibição dos barcos para os frequentadores da praia.

Visualizar

Residência Oficial do Prefeito de Fonte Boa

Imagem do governador do Amazonas, Danilo de Mattos Areosa inaugurando no município de Fonte Bôa a Residência Oficial do prefeito da cidade.

Visualizar

Proibido estacionar na avenida Eduardo Ribeiro

É um absurdo. Foi o que a maioria dos comerciantes instalados na avenida Eduardo Ribeiro disseram sobre a Portaria da Delegacia de Trânsito que proibiu o estacionamento de veículos naquela via, no trecho entre as ruas Saldanha Marinho e Sete de Setembro, centro de Manaus.

Visualizar

Reforma no Hospital Colônia Eduardo Ribeiro

Matéria sobre o Hospital Colônia Eduardo Ribeiro que passava por obras de recuperação em sua estrutura. A firma Irmãos, Prata S.A. fez todos os importantes reparos no referido Hospital, dando linhas modernas e um traçado arquitetônico. A reforma possibilitou a construção da Seção de Psiquiatria Forense na instituição.

Visualizar

Teatro Amazonas como Patrimônio Histórico e Cultural

Matéria publicada pelo A Crítica onde prefeito Paulo Pinto Nery comunica o secretário de Educação, Vinícius Câmara, sobre a inscrição do Teatro Amazonas no livro de Tombo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O teatro foi tombado em 1966, sendo o primeiro monumento tombado em Manaus pelo IPHAN.

Visualizar

A Morte de Maria Augusta Tosta Bacellar

Notícia do falecimento da ex-primeira dama do Amazonas, aos 87 anos de idade, senhora Maria Augusta Tosta Bacellar. Dona Maria Augusta foi esposa do médico e governador do Amazonas Pedro de Alcântara Bacellar.

Visualizar

Lançamento da Revista Cinéfilo

Foi lançada em 3 de agosto de 1968 no Cinema Odeon, a Revista Cinéfilo, a primeira revista especializada em assuntos cinematográficos de Manaus. Seu primeiro diretor responsável foi o renomado cineasta José Pereira Gaspar. Com 24 páginas, a publicação circulou mensalmente e destacou os principais trabalhos regionais, nacionais e até, internacionais da Sétima Arte.

Visualizar

Disco voador nos céus de Manaus

Na imagem do A Crítica, é possível ver um pequeno grupo de curiosos que olham para o céu, no centro de Manaus, por causa da suposta aparição de um disco voador.

Visualizar

Aniversário de Fundação da ENASA

A Empresa de Navegação da Amazônia (ENASA) completou no dia 02 de outubro de 1968 seu primeiro ano de instalação. No recorte de jornal, destaque para a chata “Terezinha” (tipo de embarcação), recuperada nos estaleiros da ENASA em Manaus e que faria linha na região.

Visualizar

Exposição para incentivar o Turismo no Amazonas

As imagens registram o momento em que a primeira dama do Estado do Amazonas, Violeta de Mattos Areosa, inaugurou a exposição da Depro (Departamento de Turismo e Promoção do Estado), acompanhada do governador Danilo Areosa e do diretor do órgão Joaquim Marinho. A exposição mostrou fotografias, folhetos e recortes de jornais do Brasil e do mundo falando sobre a Amazônia.

Visualizar

Grupo Escolar Hermenegildo de Campos

Localizado no bairro Presidente Vargas, o Grupo Escolar Hermenegildo de Campos, foi inaugurado com capacidade para 720 alunos. Foi entregue a população no governo de Danilo de Mattos Areosa. A nomenclatura é em homenagem ao médico que viveu em Manaus entre os anos de 1890 e 1920.

Visualizar

Inauguração do Novo Berçário da Maternidade Ana Nery

Material destaca os quarenta berços do novo berçário da Maternidade Ana Nery, em Manaus. Construído, graças aos recursos angariados pela Sra. Violeta Areosa, primeira dama do Estado do Amazonas.

Visualizar

Entrega de Leite a domicílio em Manaus

Na foto, a Kombi utilizada pela Cooperativa Mista dos Pecuaristas do Amazonas, que percorria os bairros de Adrianópolis e Centro vendendo o leite para a população, a campanha tinha como slogan “Beba mais leite e tome menos remédio”.

Visualizar

O fim da crise do café em Manaus

Recorte de matéria que fala sobre a chegada do navio Cidade de Manaus vindo de Belém e trazendo 20 mil sacas de café para abastecer os estabelecimentos da cidade dando fim a chamada crise do café, que levou a população a encarar filas para adquirir o produto nos pontos de venda.

Visualizar

A Evolução da Construção Civil no Amazonas

Na imagem do jornal A Crítica, vê-se as obras de construção do Edifício Cidade de Manaus na avenida Eduardo Ribeiro, centro. Modernas técnicas de construção civil foram utilizadas para erigir o edifício.

Visualizar

Escola Superior de Música da UA

Na imagem o Magnífico Reitor da Universidade do Amazonas Jauary Marinho e o governador Danilo Areosa assinam o decreto que transfere para a Universidade os bens móveis e imóveis do Conservatório Amazonense de Música “Joaquim Franco”.

Visualizar

Os 15 Anos do Clube da Madrugada

No dia 22 de novembro de 1969, o Clube da Madrugada se reuniu na praça Heliodo Balbi para comemorar seus 15 anos de fundação. Formado por um grupo de jovens idealistas, o clube foi responsável por renovar o cenário cultural amazonense na década de 1960.

Visualizar

Inauguração do Posto Sideral

De propriedade do sr. Armando Celso Santos, foi inaugurado na Avenida Japurá esquina com a Rua Emílio Moreira, bairro da Praça 14 de Janeiro o Posto Sideral. Moderno e bem equipado o Sideral iria vender gasolina “Sabbá” e lubrificantes para os motoristas de Manaus.

Visualizar

Os primeiros prédios da Cidade Universitária

A Universidade do Amazonas lançou em dezembro de 1968 a pedra fundamental dos três primeiros prédios que fariam parte da Cidade Universitária, seriam eles: os prédios da Faculdade de Engenharia, do Instituto de Química e do Instituto de Física.

Visualizar

A Cidade Universitária da Universidade do Amazonas

Na imagem, se observa o início da estrada que daria acesso a Cidade Universitária da Universidade do Amazonas, à margem da Rodovia do Contorno com a Estrada do Aleixo.

Visualizar

Livraria da Fundação Cultural do Amazonas

Recorte sobre a inauguração da Livraria da Fundação Cultural do Amazonas – FCA, localizada na Rua Huáscar de Figueiredo, n.º116, centro de Manaus. O evento teve a presença do governador do Estado do Amazonas, Danilo de Mattos Areosa, que  fez a compra do exemplar da obra literária de Paulo Jacob, “Chuva Branca”.

Visualizar

Universidade do Amazonas incorpora Escola de Serviço Social

Foi incorporada a Universidade do Amazonas a Escola de Serviço Social que terá o nome em homenagem ao educador e sociólogo, André Vidal de Araújo. Sua incorporação se deu por ser a escola considerada de importância e oferecer condições didáticas e materiais necessários para o funcionamento na órbita da Universidade.

Visualizar

Escola de Enfermagem de Manaus e Seus 19 Anos

Para comemorar os 19 anos de fundação da Escola de Enfermagem de Manaus, foi realizado uma conferência pelo desembargador Oyama César Ituassu, intitulada “A Escola de Enfermagem e a Integração Universitária”. Fundada em 2 de dezembro de 1949, a escola teve como primeira diretora a enfermeira  Rosaly Rodrigues Taborda.

Visualizar

Inauguração da Casa das Rendas

Matéria sobre a ilustre presença da primeira dama do estado do Amazonas, Violeta Mattos Areosa, e de personalidades do rádio e demais convidados, na inauguração, da Casa das Rendas, na Rua Lobo D’Almada n.º 78, mais um empreendimento no setor têxtil em Manaus.

Visualizar

“Trota Mundo” e o Festival Estudantil do Amazonas

Matéria sobre o 1º Festival Estudantil de Música Popular Brasileira do Amazonas, que teve como grande vencedora a música “Trota Mundo”, de autoria de Aníbal Beça. O vencedor ganhou uma passagem de avião para Villavicencio na Colômbia, para participar do Festival Internacional da Canção.

Visualizar

Tentativa de assassinato contra Bernardo Cabral

Na cidade de Manacapuru, o deputado Bernardo Cabral, candidato oposicionista ao governo do Amazonas, por pouco não foi assassinado em comício do MDB. O indivíduo chamado Vidal Marques, subprefeito de Vila Rica (Manacapuru) foi detido pela população presente no evento quando tentou matar o candidato. Com o tumulto causado não conseguiu cometer o crime.

Visualizar

Mudanças no Trânsito do Centro de Manaus

Reportagem do A Crítica sobre as mudanças realizadas pela Delegacia Especializada de Trânsito na Avenida Epaminondas e Rua Luís Antony, centro de Manaus. As mudanças propostas pelo “Delegado do Diabo”, o Sr. Ribamar Affonso, foi de fazer mão única essas vias, no entanto, não foram muito bem aceitas pelos motoristas e pela população de Manaus.

Visualizar

Plano Diretor de Manaus em 1968

Foi apresentado no Paço da Liberdade o Plano Diretor e Integrado da cidade de Manaus. O trabalho foi realizado pelo escritório de planejamento Antony e Pereira Cunha Ltda, do estado da Guanabara.

Visualizar

Mendes Publicidade e a Revista Manchete

A Empresa Mendes Publicidade foi escolhida pela Bloch Editores S.A, empresa responsável pela publicação da Revista Manchete, para realizar a propaganda e relações públicas da edição especial da revista de novembro de 68 sobre a região amazônica.

Fonte: A Crítica, de 16 de outubro de 1968.

Visualizar

Inauguração da Eclética Publicidade

Inauguração de mais uma casa especializada em publicidade em Manaus. A Eclética Publicidade, localizada na esquina das Ruas Saldanha Marinho e Joaquim Sarmento. A Eclética trouxe para a cidade novidades no ramo da publicidade.

Visualizar

Inauguração da Ampla Publicidade

Manaus ganhou em 1968 uma agência de publicidade eficiente, moderna e dinâmica, a “Ampla Publicidade”. Estavam presentes no coquetel de inauguração, o prefeito Paulo Pinto Nery, o comandante do Grupo de Elementos de Fronteira – GEF, coronel Álvaro Fleury e a primeira dama do estado Sr.ª Danilo Areosa.

Visualizar

Inauguração do Depósito do Laboratório Boheringer

Imagem da primeira emissão de nota fiscal pelo Depósito do Laboratório Boheringer Ingelheim, inaugurado em 3 de outubro de 1968. O depósito estava localizado na Rua Joaquim Sarmento nº29, centro de Manaus. A inauguração desse empreendimento farmacêutico possibilitou o abastecimento rápido das farmácias da cidade.

Visualizar

Celebração dos 55 anos do Atlético Rio Negro Clube

No Parque Aquático do Atlético Rio Negro Clube – ARNC, na Praça da Saudade, foi hasteado pelos atletas o pavilhão em comemoração do 55º aniversário de fundação do clube rionegrino. Diversas atividades sociais fizeram parte da comemoração.

Visualizar

Moacir de Andrade e a campanha contra o câncer

Foto do pintor amazonense Moacir Andrade em seu atelier, na rua Alexandre Amorim, n.º 253, bairro Aparecida, centro de Manaus. O pintor recebeu nesse dia o senador Álvaro Maia, Flávio Britto, Flexa Ribeiro e os jornalistas nacionais do O Globo, Jornal do Brasil e Correio da Manhã. Artista renomado na cidade, Moacir Andrade apresentou sua 1ª Mostra Individual profissional na antiga Escola Técnica Federal do Amazonas em 09 de abril de 1952. O artista veio a falecer em 2016 após ter seus inúmeros trabalhos reconhecidos no meio artístico regional e nacional.

Visualizar

O Novo Mercado Dorval Porto

Imagens das antigas barracas da feira do Seringal Miri que foram substituídas pela construção do Mercado Dorval Porto construído nas proximidades. Descerrando a fita simbólica, o governador Danilo de Matos Areosa tendo a seu lado o prefeito de Manaus, Paulo Pinto Nery.

Visualizar

Paulo Pinto Nery, o novo Prefeito de Manaus

Foi homologado pela Assembleia Legislativa do Amazonas, para assumir o cargo de prefeito da cidade de Manaus, o Sr. Paulo Pinto Nery. São destaques também na  foto do “O Jornal”,  o governador do Estado, Danilo de Matos Areosa e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Zany dos Reis.

Visualizar

O novo Imortal da Academia Amazonense de Letras

A Academia Amazonense de Letras – AAL preparou-se para receber o novo acadêmico Plínio Ramos Coêlho saudado pelo confrade Carlos de Almeida Barroso. O presidente do silogeu, desembargador Salignac e Souza, iniciou os preparativos para a recepção do novo imortal.

Visualizar

Condecoração da Cruz Vermelha ao Governador do Amazonas

Foi concedido ao governador do Amazonas, Plínio Ramos Coelho, pela Cruz Vermelha Brasileira a condecoração “Cruz de Distinção”, em face dos relevantes serviços prestados enquanto governador do Estado e presidente de honra da filial da Cruz Vermelha no Amazonas.

Visualizar

O Moderno Mercado Plínio Ramos Coêlho

Lançamento no dia 1º de maio de 1963 da pedra fundamental do Mercado Plínio Ramos Coelho no bairro da Cachoeirinha, nas proximidades da antiga estação dos bondes, no final da avenida Sete de Setembro. Na ocasião, estavam presentes autoridades da Comuna e do prefeito de Manaus, Josué Cláudio de Souza.

Visualizar

Almino Affonso no Ministério do Trabalho

Em carta enviada ao jornal “A Crítica”, Almino Affonso saúda o povo amazonense e agradece a confiança de todos colocando-se ao dispor do Brasil. Almino havia sido escolhido pelo presidente do Brasil João Goulart para ocupar o Ministério do Trabalho. 

Visualizar

Inauguração do Parque Industrial da Brasiljuta

Na imagem do A Crítica estão os convidados que vieram prestigiar o lançamento da pedra fundamental da Brasiljuta, na Estrada do Aeroporto.  A comitiva veio no DC-6C da Vasp no voo inaugural à Manaus, trazendo homens de negócios, banqueiros e profissionais liberais, totalizando 26 pessoas.

Visualizar

Construção do Mercado Gilberto Mestrinho

Matéria sobre a construção do Mercado Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos. O mercado localizava-se na Avenida Leopoldo Peres e recebia o nome do então governador do Amazonas.

Visualizar

Os 90 anos da Associação Comercial do Amazonas

Matéria do Jornal A Crítica, destacando os A Associação Comercial do Amazonas foi fundada em 1871 e teve como primeiro presidente o Sr. José Coelho de Miranda. Conhecida carinhosamente na cidade por ACA, a entidade celebrou 90 anos de fundação e contribuição para o desenvolvimento da produção, comércio, indústria e política da cidade de Manaus.

Visualizar

Construção do Hospital Getúlio Vargas

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Os 80 anos da Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa de Misericórdia completou em 1960, 80 anos de fundação de bons e estimados serviços à população de Manaus. Seu primeiro provedor foi o Sr. Feliciano Antônio Benjamin e a direção ficou a cargo das filhas de Sant’Ana.

Visualizar

Sindicato dos estivadores de Manaus

Na edição de 10 de abril do O Jornal, foi publicada uma reportagem sobre a História do Sindicato dos Estivadores de Manaus fundado em 29 de março de 1914 com o nome de “União dos Trabalhadores do Porto”. O sindicato era um dos poucos na cidade que tinham sede própria e estava localizado na Rua Visconde de Mauá, centro, sendo uma entidade de classe ligada a economia planiciária.

Visualizar

Inauguração da Praça de Esportes Capitão Mário Silva

No governo de Gilberto Mestrinho foi inaugurada a Praça de Esportes Capitão Mário Silva no bairro de Educandos.

Visualizar

Lançamento do Carro Aero Willys

Com a presença do governador do Amazonas Gilberto Mestrinho, ocorreu em Manaus, o lançamento do automóvel fabricado pela Willys Overland do Brasil S.A, o Aero Willys na loja da Comarsa.

Visualizar

Aniversário da “Mãe” Joana Galante

Conhecida moradora do bairro dos Bilhares no início da Estrada de São Jorge, em Manaus, Joana Almeida dos Anjos, mais conhecida como Mãe Joana Galante, comemorou nesta data a passagem de seu aniversário natalício. 

Visualizar

Os 10 Anos de Gilberto Mestrinho Filho

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Inauguração do Palácio Rodoviário

Matéria sobre a Inauguração do Palácio Rodoviário, que era localizado no bairro de Cachoeirinha, e tinha o nome do Dr. Edmundo Régis Bittencourt, diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. No lugar onde funcionou o Palácio Rodoviário atualmente funciona a Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Visualizar

Construção do Hospital do Seringueiro em Eirunepé.

Na foto, o governador do Estado do Amazonas Gilberto Mestrinho conversa com a diretora presidente do jornal Correio do Norte, a jornalista Maria Lindalva Melo, sobre a construção do Hospital do Seringueiro. A construção do hospital seria sediado na cidade de Eirunepé, no alto Juruá, cujo objetivo era levar atendimento aos seringueiros que buscavam cuidados médicos naquele município e nas comunidades vizinhas.

Visualizar

Waldir Bouhid em Manaus

O governador do Amazonas Gilberto Mestrinho recebeu a comitiva que chegou à Manaus pelo Constellation da Panair. No avião, vieram o senhor Waldir Bouhid Superintendente do Plano de Valorização Econômica da Amazônia – SPVEA e Remy Archer presidente do Banco de Crédito da Amazônia – BCA.

Visualizar

Homenagem ao Bombeiro Voluntário: Constantino Machado

Homenagem do A Gazeta ao bombeiro voluntário Constantino José Machado falecido em 12 de maio de 1960, em Manaus. Constantino Machado foi subcomandante dos bombeiros voluntários e faleceu em um acidente de carro quando se dirigia para a usina Três Unidos que estava sofrendo um sinistro, na rua Visconde de Porto Alegre esquina com Ipixuna, centro.

Visualizar

Fundação da Quadrilha “Primo do Cangaceiro”

Comemoração dos seis anos de fundação da Quadrilha “Primo do Cangaceiro”, com sede na Avenida Carvalho Leal, bairro de Cachoeirinha. A Quadrilha foi fundada pelo jovem Gentil Queiroz Bessa em 13 de junho de 1954, na Paróquia de Santa Rita.

Visualizar

Terezinha Morango na Assembleia da Guanabara

O Jornal A Gazeta, publicou uma reportagem do jornal editado no Rio de Janeiro que tinha como manchete: “La Morango candidata”. A reportagem era sobre a possível disputa da ex-miss Amazonas Terezinha Pittigliani, popularmente conhecida por “Terezinha Morango”, a uma cadeira à Assembleia Constituinte do Estado da Guanabara. O convite partiu do presidente do PST, Ortiz Monteiro.

Visualizar

Aniversário de Isaac Benaion Sabbá

Em 12 de fevereiro comemorou-se o aniversário natalício do industrial Isaac Benaion Sabbá. Homem de negócios, à frente das Industrias do Grupo Sabbá, que opera em várias partes do país.

Visualizar

Os Melhores Amazonenses de 1959

O Jornal A Gazeta publicou em sua edição de 11 de janeiro de 1960, a lista dos melhores Amazonenses de 1959. O Governador Gilberto Mestrinho foi escolhido o “Homem do Ano”, seguido pelo literato Mario Ypiranga Monteiro, Prof.º Aderson de Menezes e outros.

Visualizar

Ideal Clube Entrega Título a Gilberto Mestrinho

Matérias mostra que no Salão do Ideal Clube em Manaus, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, foi realizada a solenidade de entrega do Título de Sócio Benemérito da entidade ao governador do Estado do Amazonas Gilberto Mestrinho.

Visualizar

Lancha Hospital Sara Kubitschek

A Lancha Hospital Sara Kubitschek, foi fabricada na Alemanha a pedido da primeira dama do Brasil, foi equipada com aparelho para Raio–X, camarotes, médico e dentista para atender as populações ribeirinhas na Amazônia.

Visualizar

Cirurgias de Risco em Manaus

Convidados pelo então governador do Estado do Amazonas, Gilberto Mestrinho, chegaram à Manaus os médicos cardiologistas Haroldo Rodrigues, Hamílcar Vieira da Silva e o anestesista Bento Gonçalves. Na foto, os médicos fazem uma intervenção cirúrgica em uma paciente hospitalizada no Hospital Beneficente Portuguesa. Para a época, era uma intervenção bastante complicada e pouco realizada na cidade.

Visualizar

Cantora Maysa Chega a Manaus

Foto da chegada da cantora Maysa Matarazzo em Manaus pelo avião da Lóide Aéreo. A cantora veio a cidade para as apresentações no palco do Cine-teatro Politeama e na sede do Atlético Rio Negro Clube.

Visualizar

50 anos de Fundação do Rotary Clube Internacional

Para comemorar os 50 anos de fundação do Rotary Clube Internacional, os rotarianos de Manaus se reuniram na Adega Portuguesa para um banquete oferecido aos seus convidados, entre eles o governador Gilberto Mestrinho.

Visualizar

Inauguração da Comarsa em Manaus

Matéria sobre o moderno edifício da Comarsa, localizado na Rua Silva Ramos, centro de Manaus. No empreendimento seriam realizados todos os tipos de serviços e reparos em veículos modelos Willys e Caterpilar.

Visualizar

Inauguração de Escola na BR-174

Foi inaugurada pelo governador Gilberto Mestrinho na Colônia Agrícola Santo Antônio, na BR-17, atual 174, a Escola Lucilla Freitas. O nome foi uma homenagem a já falecida professora dedicada do Estado.

Visualizar

Inauguração do Grupo Escolar Nilo Peçanha

Matéria sobre o Grupo Escolar Nilo Peçanha, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, centro de Manaus, reformado no mandato do governador Gilberto Mestrinho. Foram criadas, após escavações no porão pelos operários, oito novas salas de aula.

Visualizar

Vanja Nobre Jacob, a Miss Amazonas de 1960

Para a disputa do cetro de Miss Brasil  de 1960 foi escolhida para representar o Estado do Amazonas na disputa nacional a senhorita Vanja Nobre Jacob, representante do Atlético Barés Clube.

Visualizar

Caixa Econômica Comemora 14 anos no Amazonas

Em comemoração ao seu 14º aniversário, a Caixa Econômica Federal do Amazonas estampou na edição do Jornal A Gazeta de 1º de julho de 1960, seu movimento Geral obtido por meio de depósitos e empréstimos de 1º de julho de 1946 a 30 de junho de 1960.

Visualizar

Os 7 Anos do Sanatório Adriano Jorge

O Sanatório Adriano Jorge comemorou seus 7 anos de fundação com uma missa, distribuição de lanches e uma apresentação da quadrilha formada pelos funcionários. O hospital fora criado em 1953 para atender aos portadores de tuberculose no estado.

Visualizar

17 anos de Fundação do Instituto Montessoriano

O Instituto Montessoriano Álvaro Maia, idealizado pelo sociólogo desembargador André Vidal de Araújo completou 17 anos de fundação em 18 de outubro de 1960. A Instituição era especializada em amparar, recuperar fisicamente e espiritualmente crianças especiais de baixa renda em Manaus.

Visualizar

Santa Casa de Misericórdia: O Hospital Escola do Amazonas

A Santa Casa de Misericórdia completou 80 anos de existência em 16 de maio de 1960. Seu principal objetivo ao ser criada em 1880, era dar assistência às mulheres pobres de Manaus. Em 1956, pelo elevado padrão técnico adotado pelas seguidoras de Ana Nery, o Hospital foi transformado em Hospital Escola.

Visualizar

Lancha Hospital Sara Kubitschek

Matéria sobre a Lancha Hospital Sara Kubitscheck, ancorada no Roadway da Manaus Harbour, que será entregue à presidente da Associação das Pioneiras Sociais do Amazonas, Léa Antony.

Visualizar

Estádio do Parque Amazonense

Foto do Parque Amazonense completamente lotado, neste local se realizavam importantes partidas de futebol na cidade de Manaus. O parque foi construído em 1906, no governo do coronel Antônio Constantino Nery, sendo o prefeito da cidade o coronel Adolpho Lisboa. Está localizado no bairro da antiga Vila Municipal, atual Adrianópolis, com a entrada pela Rua Belém.

Visualizar

Asfaltamento da Rua Saldanha Marinho

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Os 91 Anos da Polícia Militar do Amazonas

A imagem mostra o governador do Estado do Amazonas, Danilo de Matos Areosa, os generais Isaac Nahon e Ayrton Tourinho, juntamente com o coronel Ernani Teixeira assistindo ao desfile em comemoração aos 91 anos da Polícia Militar, fundada na província do Amazonas em 1876.

Visualizar

Recuperação da Ponte Benjamin Constant no Centro

Imagem da Ponte Benjamin Constant, na Avenida Sete de Setembro conhecida por “Ponte de Ferro”, que liga os bairros de Cachoeirinha e Educandos, centro de Manaus. A ponte estava sendo recuperada para melhorar os engarrafamentos nas ruas Duque de Caxias, Visconde de Porto Alegre e Ramos Ferreira.

Visualizar

Os Aparelhos de Radioterapia do HUGV

Na foto, o Dr. Mário Sahdo observa a instalação da aparelhagem de radioterapia para o Serviço de Câncer do Estado nas dependências do Hospital Universitário Getúlio Vargas. A utilização da moderna técnica de radioterapia aumentaria as chances no tratamento de cura da doença.

Visualizar

Conservatório Amazonense de Música

Jauary Marinho, reitor da Universidade do Amazonas, em reunião realizada com Elson Farias, diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Amazonas e o Profº José Lins, Secretário de Educação em exercício, foi decidido que o Conservatório Amazonense de Música “Joaquim Franco” de responsabilidade desta secretaria seria anexado à Universidade do Amazonas.

Visualizar

Inauguração do Banco Português em Manaus

Matéria mostra fachada do Banco Português do Brasil S.A, inaugurado na Avenida Sete de Setembro, centro de Manaus. Esta foi a 129ª agência do Banco Português instalada no Brasil.

Visualizar

A Inflação dos Materiais Escolares

A imagem do jornal mostra uma aglomeração de pessoas que tomou conta da Rua Henrique Martins, centro de Manaus. As livrarias ali localizadas ficaram lotadas  por conta da compra de materiais escolares exigidos pelas escolas no início do ano letivo de 1967.

Visualizar

Comemoração dos 90 anos da J.G. Araújo e Cia

Em comemoração aos 90 anos de fundação da Firma J.G. Araújo e Cia Ltda, na edição de 14 de fevereiro de 1967 do Jornal A Crítica, foi publicado um breve histórico da firma criada pelos sócios Antônio Araújo Rosas e Joaquim Gonçalves de Araújo.

Visualizar

Abertura da Nova Loja da Motores e Peças

Fachada do prédio localizado na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com a Rua Barão de São Domingos, centro de Manaus. De propriedade de Jamil Derzi, seria instalado mais uma loja de motores e peças.

Visualizar

O Primeiro Taxímetro de Manaus

Foi instalado no táxi dirigido pelo motorista Sebastião de Lima, o primeiro taxímetro a operar na cidade de Manaus. O aparelho seria instalado em todos os táxis pela empresa Amazontáxi Comércio Representações de Taxímetros e Luminosos Ltda. Com isso, esperava-se que não ocorressem mais os atritos entre passageiros e motoristas.

Visualizar

Reunião da Arena em Manaus

Nas fotos, estão reunidos com o governador Arthur César Ferreira Reis os parlamentares da Arena para homologarem a escolha dos nomes de Danilo Duarte de Matos Areosa e do deputado estadual Ruy Araújo para os respectivos cargos de governador e vice-governador do Amazonas.

Visualizar

Aliança Renovadora Nacional em Manaus

O deputado Ruy Araújo, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, anunciou que a instalação oficial da Aliança Renovadora Nacional (Arena) em Manaus seria em 6 de abril de 1966. A criação da ARENA no Brasil foi resultado do Ato Institucional nº 2 da Ditadura Militar que criava o bipartidarismo no país.

Visualizar

Entrega do Título de “Honoris Causa” para Arthur Reis

O Conselho Universitário do Amazonas concedeu ao ex- governador e Prof.º Dr. Arthur César Ferreira Reis, o título de Doutor “Honoris Causa”, bem como a Medalha do Mérito Universitário. O agraciado fora escolhido por ser um grande educador e pelos relevantes serviços prestados a causa universitária.

Visualizar

Inaugurada Linha de Ônibus Entre Manaus e Itacoatiara

Seis horas, este seria o tempo que o ônibus da Empresa Ana Cássia levaria para percorrer a AM – 1, atual AM-010, em direção ao município de Itacoatiara. As viagens ocorreriam 3 vezes por semana, com saída da estação do ônibus no centro de Manaus. As passagens seriam vendidas no Tabuleiro da Baiana a preços mais baratos que o transporte fluvial.

Visualizar

Inauguração do Armazém Oliva

Na confluência da Rua Waupés, atual Castelo Branco, com a Avenida Sete de Setembro, no bairro de Cachoeirinha, foi inaugurado o Armazém Oliva. Em outros bairros de Manaus existiam outras unidades da Firma Oliveira Júnior & Cia, que vendia seus produtos vindos diretamente da Região Sul do país.

Visualizar

O Primeiro Casal de Paraquedistas da América Latina

Rose Madalena, paraquedista amazonense, residente no Rio de Janeiro bate papo com A Crítica, falando um pouco sobre sua vida e sua grande paixão: o paraquedismo. Rose Madalena e Geraldo Gomes formaram o primeiro casal de paraquedistas da América Latina.

Visualizar

O Aeromodelismo em Manaus

Reportagem do A Crítica mostrando o desenvolvimento do aeromodelismo na cidade de Manaus. Os amantes do esporte criaram um clube, o RAJEL, e reuniam-se todos os sábados na quadra do Colégio Estadual do Amazonas, centro.

Visualizar

Atentado Contra Costa e Silva em Manaus

Recorte de matéria sobre o estudante Joaquim Malheiros, foi detido por atitude suspeita na praça Adalberto Valle, no dia da chegada do mal. Costa e Silva à cidade de Manaus. O estudante estava de posse de uma arma automática, calibre 22 e com munição reserva.

Visualizar

Fundação do Clube Anti-Iê-Iê-Iê

Na edição do A Crítica de 22 de julho de 1966, destaca-se a criação do Clube Anti-Iê-Iê-Iê, por um grupo de acadêmicos amazonenses que estavam preocupados com a ausência de ambiente universitário em Manaus.

Visualizar

Amazonas na Feira do Atlântico

O Amazonas participou da 1ª Feira do Atlântico, realizada no II Salão Internacional de Modas do Rio de Janeiro. O stand do estado, com sua estrutura construído sobre palafitas estilizadas em cima de um lago, foi o que mais chamou atenção dos visitantes.

Visualizar

Concurso de Bandas Escolares

Na edição do dia 17 de dezembro de 1966, o A Crítica homenageou a Banda do Instituto Benjamin Constant de Manaus que ficou em segundo lugar no concurso de bandas escolares realizado no Rio de Janeiro.

Visualizar

30 anos da Revolução Ginasiana

Reportagem do A Crítica sobre a passagem dos 30 anos da Revolução Ginasiana ocorrida em Manaus em 12 de agosto de 1930. Mário Ypiranga Monteiro (de gravata) foi um dos alunos que resistiram a tentativa de invasão do Ginásio Amazonense D. Pedro II pela polícia militar.

Visualizar

Incêndio no Banco Nacional do Norte

Um incêndio causado por um curto circuito danificou as instalações do Banco Nacional do Norte, na avenida Sete de Setembro, deixando prejuízos ao estabelecimento bancário. Os bombeiros municipais de Manaus chegaram e debelaram as chamas que destruíram parte do forro e a instalação elétrica do prédio.

Visualizar

Criação do Cargo de Vice-Governador

Após inúmeras sessões extraordinárias, a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou no dia 2 de junho de 1966, a criação do cargo de vice-governador. A proposição não era inédita, pois Eduardo Ribeiro (1890-1891) quando governador do estado baixara decreto criando o referido cargo.

Visualizar

Festa de 20 Anos da Fundação do SESI

O Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI, criado em 1946 pelo idealista Robert Simonsen, comemorou no dia 1º de julho, vinte anos de fundação.

Visualizar

Amazônia Publicidade: A Primeira Agência de Manaus

Recorte do jornal A Crítica falando sobre o dia que foi inaugurada em Manaus a primeira empresa especializada em publicidade, a Amazônia Publicidade e Higienização, que inaugurou seus escritórios nos altos da Loja Setta da Amazônia.

Visualizar

Inauguração da Sede da Faculdade de Filosofia

Em comemoração ao aniversário de primeiro ano de mandato do governador do Amazonas, Arthur César Ferreira Reis, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Amazonas ganhou sua primeira sede própria, localizada na esquina das ruas Monsenhor Coutinho e Tapajós.

Visualizar

Jauary Guimarães: o Novo Reitor da UA

A eleição para reitor da Universidade do Amazonas foi realizada em 10 de julho de 1965, por unanimidade de votos, o professor Jauary Guimarães de Souza Marinho foi aclamado para ocupar o cargo mais alto da instituição de ensino superior, seu mandato durou até 1970.

Visualizar

Instalação de novos cursos da FUA

Os novos cursos de Engenharia, Medicina, Farmácia e Odontologia foram instalados pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas em solenidade na Faculdade de Direito, em 4 de dezembro de 1965.

Visualizar

Fundação do Diretório Central Estudantil

Fundação do Órgão de Representação Estudantil da Universidade do Amazonas, o Diretório Central do Estudante. O órgão de representação levaria a conhecimento do Conselho Diretor da Universidade os problemas, reivindicações e votos dos universitários.

Visualizar

Demolição do Prédio do Banco do Brasil

Vista do prédio da Agência do Banco do Brasil em Manaus, esquina da Tamandaré com a praça XV. A foto mostra o antes e o depois, com o vazio que ficou após a demolição do prédio onde a agência funcionava, não resistindo ao progresso da cidade.

Visualizar

Construção do Novo Cheik Clube

Vista da obra do Cheik Clube, na Avenida Getúlio Vargas, que após sua conclusão teria em sua área uma piscina tropical, quadra de vôlei, basquete, futebol de salão, boate, restaurante, salão de baile e uma churrascaria para o uso dos associados.

Visualizar

O Trem da Alegria de Manaus

Em junho de 1965, o prefeito de Manaus Vinícius Conrado fez a alegria da petizada (crianças) ao pôr em funcionamento o “Trem da Alegria”. Com capacidade para 90 crianças em três vagões, o trem saía da Praça Nossa Senhora Auxiliadora e percorria alguns bairros da cidade.

Visualizar

Inauguração da Mercadrogas

Propriedade da firma Roberto e Cia, foi inaugurada na Rua Barão de São Domingos nº 99, centro de Manaus, a Drogaria do Mercado ou “Mercadrogas”.

Visualizar

Cassado o Título de Cidadão do Amazonas de Leonel Brizola

Em 27 de abril de 1964, foi revogada pela Assembleia Legislativa do Amazonas a Lei nº 53, de 28 de dezembro de 1961, que concedia ao deputado Leonel Brizola o Título de Cidadão do Amazonas. Leonel Brizola havia acabado ter seu mandato cassado pela Ditadura Militar.

Visualizar

Cassação do Mandato de Arlindo Porto

Os 26 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas, em reunião secreta, cassaram o mandato do deputado Arlindo Augusto dos Santos Porto. Após serem apuradas as provas no inquérito instaurado pela Comissão Especial da Assembleia, o deputado foi preso pelas autoridades federais e foi o primeiro deputado estadual a perder o mandato na Ditadura Militar.

Visualizar

A Extinção da Cidade Flutuante

Vista da Cidade Flutuante que se formou na orla da cidade de Manaus. O governador da época Arthur César Ferreira Reis e a Capitania dos Portos se articularam para dar o início de sua extinção.

Visualizar

Cassação do Governador Plínio Coelho

A cassação de Plínio Coelho ocorreu durante a abertura do VIII Festival Folclórico do Amazonas, no estádio General Osório, em junho de 1964. O governador transmitiu o cargo ao seu substituto legal, o deputado Anfremon Monteiro, presidente da Assembleia Legislativa Estadual do Amazonas.

Visualizar

Instalação da atual UFAM

Há quase 55 anos ocorreu a instalação oficial em nossa cidade da Fundação Universidade do Amazonas. O evento foi realizado na Faculdade de Direito com as presenças ilustres do governador do Estado e do senador Arthur Virgílio, autor do projeto de criação.

Visualizar

Inauguração da Loja Braga e Cia

Em 19 de janeiro de 1963, na avenida Eduardo Ribeiro, 453, centro de Manaus, foi inaugurado o moderno magazine, de propriedade da firma Braga e Cia., cujos responsáveis eram o deputado João Braga Júnior, e os sócios Ernesto e Carlos Braga.

Visualizar

Supermercado da Sumesa

Foi inaugurado em Manaus o Supermercado da Sumesa (Supermercados, Sociedade Anônima), com a presença de várias autoridades. O empreendimento, para a época, era o mais moderno e tinha atendimento diferenciado, além de ter os preços mais baratos da cidade.

Visualizar

Concurso de Tiro ao Alvo

A imagem mostra o momento em que o governador Plínio Ramos Coelho participava do concurso de Tiro ao Alvo realizado no stand do 27º Batalhão de Caçadores em Manaus. O concurso foi em homenagem a Batalha de Tuiuti, travada em 24 de maio de 1866.

Visualizar

Sede do Banco Nacional do Norte

O Banco Nacional do Norte S.A, foi inaugurado na Avenida Sete de Setembro, nº 721, centro de Manaus. O prédio onde já funcionou a firma Bainermann e Cia foi reformado para receber a nova agência de crédito da cidade.

Visualizar

Obras no Conjunto Josué Cláudio de Souza

Operários trabalhando na construção de 6 residências no Conjunto Josué Cláudio de Souza a cargo do Montepio dos Servidores Municipais de Manaus. O conjunto localizava-se no Boulevard Amazonas, nas proximidades da Rua Duque de Caxias. O projeto era de autoria do sr. Dorval Pinto, assistente técnico do Departamento de Obras da Prefeitura.

Visualizar

Lançamento do Livro Banco de Canoa

A obra literária “Banco de Canoa” de Álvaro Maia foi lançada em 19 de dezembro de 1963, no hall do edifício SESC SENAC, centro de Manaus. A apresentação da obra, que tem grande significado para a Literatura Amazonense, foi feita pelo desembargador André Araújo.

Visualizar

Inauguração do Varejão Paulista

Inaugurado na Rua dos Andradas, centro de Manaus, o Varejão Paulista de propriedade dos srs. Nelson Guimarães Silva e José Joaquim Antunes. Na ocasião foi oferecido um coquetel aos visitantes que foram prestigiar a abertura do novo empreendimento.

Visualizar

Celebração do Dia dos Maçons

Foi comemorado no dia 20 de agosto de 1963 o Dia do Maçon. A Grande Loja do Amazonas, Acre, Rondônia e Rio Branco comemorou essa importante data em sessão na sua sede, localizada na rua Leovegildo Coelho, centro de Manaus.

Visualizar

Vara da Família e a blitz contra menores

Campanha realizada pela Vara de Família para a retirada de menores de recintos proibidos à faixa etária e, também, dirigindo lambretas.

Visualizar

Menores de idade proibidos de Dirigir

Por determinação do juiz da Vara da Família, dr. José dos Reis Teixeira, ficava  determinado em 1962, que fossem presos os menores de idade que, mesmo tendo carteira de habilitação, estivessem dirigindo veículos motorizados.

Visualizar

20 anos da União dos Estudantes do Amazonas

No dia 04 de janeiro de 1962, a União dos Estudantes do Amazonas conhecida como UEA, comemorava 20 anos de fundação. O presidente da UEA, José Renato Uchôa convidou todos os universitários e a imprensa para o evento que também contou desfiles e uma apresentação do Coral João Gomes Junior.

Visualizar

Inauguração da Lavanderia Lavabem

De propriedade do industrial Raphael Azize, foi inaugurada na Praça Ribeiro Júnior número nº 400 a Lavanderia Lavabem. O novo empreendimento da cidade de Manaus, recebeu a benção do padre João, da paróquia dos Remédios.

Visualizar

Presos plantam sementes de Juta

Matéria sobre os 20 detentos cedidos para fazer a semeadura de sementes de juta e seringueiras, no Seringal Escola Gilberto Mestrinho.

Visualizar

Isaac Sabbá, o Novo Cidadão do Amazonas

Concedido por unanimidade pela Assembleia Legislativa, ao industrial Isaac Benayon Sabbá, o título de Cidadão do Amazonas. Procurando trabalhar com novas riquezas, além do extrativismo, Isaac Sabbá, foi pioneiro na região Amazônia com a implantação da indústria de Petróleo.

Visualizar

Aprovação do Projeto da Universidade do Amazonas

Matéria do Jornal A Crítica falando sobre o telegrama enviado pelo deputado estadual Artur Virgílio Filho sobre o aprovação do projeto de construção da Universidade do Amazonas.

Visualizar

Inspeção na Transportamazon

Recorte sobre a visita de Josué Cláudio de Souza em inspeção aos ônibus da empresa do governo Transportamazon.

Visualizar

Gilberto Mestrinho, o Novo Benemérito do Ideal Clube!

Gilberto Mestrinho recebeu o título de sócio benemérito do Ideal Clube em sessão solene na agremiação, localizada na Avenida Eduardo Ribeiro, centro.

Visualizar

Saias dividem a classe de cobradoras de ônibus

Polêmica que ocorreu entre as funcionárias da empresa de transporte coletivo Transportamazon com relação ao uso de saia como fardamento. O uso da peça dividiu opiniões e foi pauta na redação dos jornais locais.

Visualizar

Cemitério dos Bondes de Manaus

Os bondes que circulavam pela cidade de Manaus já em desuso pelas empresas de transporte do ramo foram amontoados e esquecidos no Cemitério de bondes elétricos, localizado na antiga sub usina no bairro da Cachoeirinha. Máquinas, trolleys, materiais de cobre e metal que fizeram parte da História dos Meios de Transporte de Manaus, em 1960, não passavam mais que um aglomerado de ferro velho.

Visualizar

Comemoração dos 70 anos da Casa Canavarro

No dia 1º de dezembro de 1962, a Casa Canavarro, firma ferragista de Manaus fundada em 1892 pelos senhores José de Sousa Canavarro e Francisco Ventilari comemorou 70 anos da sua fundação.

Visualizar

Inauguração do Artesanato Isaac Benayon Sabbá

Matéria falando sobre o dia de inauguração do artesanato que tem o nome do industrial Isaac Benayon Sabbá, no bairro do Educandos. Construído durante o governo de Gilberto Mestrinho, o local foi o primeiro em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, auxiliando no ensino de crianças e jovens, além de levar mais cultura para a população da região.

Visualizar

Os 20 Anos da Firma Benchimol, Irmão & Cia

Criada pelo sr. Isaac Benchimol, a Firma Benchimol, Irmão & Cia comemorou, em 13 de agosto de 1962, vinte anos de bons serviços. Suas atividades tiveram início na rua Henrique Martins, centro de Manaus.

Visualizar

Aniversário da Senhora Balbina Mestrinho

Recorte de uma matéria do “O Jornal” feita sobre a celebração do aniversário de nascimento da senhora Balbina Mestrinho, mãe do ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho.

Visualizar

Asfaltamento da Avenida Getúlio Vargas

Material falando que no governo de Gilberto Mestrinho, a avenida Getúlio Vargas, no centro de Manaus, recebeu o serviço de revestimento asfáltico. Por causa deste serviço na via, o congestionamento se concentrou na Avenida Joaquim Nabuco.

Visualizar

Inauguração da Lojas Capri em Manaus

Inauguração da filial da Lojas Capri, especializada em artigos para homens e crianças, localizada na rua Marechal Deodoro n. 272, centro de Manaus. Seus proprietários convidaram a população para prestigiar mais uma loja de comércio varejista da cidade.

Visualizar

Funcionário da Lóide Aéreo Atinge Recorde

Coletânea de curiosidades e fatos históricos ocorridos na década de 1960, publicados pela imprensa de Manaus.

Visualizar

Melhorias na avenida Tefé

Melhoramentos feitos na Rua Tefé, uma parceria da Prefeitura Municipal de Manaus e o D.E.R. Hoje, com o desenvolvimento e o crescimento populacional da cidade, recebe a denominação de “Avenida Tefé”.

Visualizar

O Parque Aquático do Rio Negro Clube

Vista do Parque Aquático recém-inaugurado, localizado nas dependências do Atlético Rio Negro Clube, em Manaus.

Visualizar

Inauguração da Exposição Flutuante de JK

Inauguração em Manaus da Exposição Flutuante apresentada pelo governador Gilberto Mestrinho do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek no navio Maué ancorado no porto da cidade.

Visualizar

Fundação do Museu de Arte Popular do Amazonas

Coletânea de curiosidades e fatos históricos publicados pela imprensa manauara que foram destaque na década de 1960.

Visualizar

Asfaltamento da Rua Visconde de Porto Alegre

Matéria sobre o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Manaus e DERA para o melhoramento do asfaltamento na Rua Visconde de Porto Alegre em Manaus.

Visualizar

Vandalismo no Cinema Odeon

Em protesto contra o aumento das entradas no Cinema Odeon, estudantes munidos e pedra e pau invadiram suas instalações e quebraram vários objetos em seu interior e, ainda, queimaram algumas de suas poltronas causando um prejuízo de 15 milhões para o seu proprietário.

Visualizar

Casa “O Mandarim” Fecha As Portas

Após 67 anos de atividades, o comércio de modas e miudezas “O mandarim” fecha suas portas. De propriedade do sr. Francisco Gonçalves Araújo, que nos últimos 54 anos de seu funcionamento comandou a administração do mesmo, transformou o comércio em um dos mais tradicionais da cidade de Manaus.

Visualizar

Restaurante Central fecha as portas

Matéria que diz que após 50 anos de funcionamento o proprietário do Restaurante Central, o português José Lopes Rêgo, fecha as portas de seu estabelecimento, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a Rua Henrique Martins, centro.

Visualizar

Restauração da Fonte Iluminada da Praça da Saudade

Na imagem do A Crítica, o prefeito Vinícius Conrado e o vereador Paulo Pinto Nery, observam a fonte iluminada instalada na Praça da Saudade, centro de Manaus. Após vistoria, foi verificado que a fonte necessitava de restauração.

Visualizar

Incêndio da Lancha Sara Kubitschek

Imagem dos bombeiros e populares que ajudaram a controlar o incêndio que começou no Pontão Rio Negro e atingiu a lancha Sara Kubitschek, dois motores atracados no pontão e mais uma alvarenga carregada de juta.

Visualizar

Antigo Prédio do Tribunal Regional Eleitoral

Imagem do prédio, já demolido, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, que estava localizado na Avenida Eduardo Ribeiro com rua José Clemente, centro de Manaus. O prédio foi construído, no período em que Álvaro Maia foi interventor no Amazonas, em 1943 para sede do Departamento das Municipalidades.

Visualizar

Manaus Sintonizada: TV Ajuricaba em testes

Matéria do “O Jornal” sobre os testes antes da estreia da TV Ajuricaba em Manaus.

Visualizar

A primeira viagem do Navio Sobral Santos

Primeira viagem do barco Sobral Santos com destino a Santarém, sairá do Porto da escadaria dos remédios às 18 horas. O Sobral Santos II transportará cargas e tem capacidade para levar 500 passageiros.

Visualizar

Palácio Rio Branco, ex Secretaria do Estado

“Aí funcionam várias repartições estaduais: Numismática (museu de moedas) que o povo de Manaus não conhece, Interior e Justiça, Daspa. No local esteve o acanhado prédio da Cadeia antiga, pelo que a ruela ao lado passou a chamar-se beco e rua da Cadeia. Essa cadeia coberta de palha incendiou-se no século passado. Mais tarde o povo passou a chamar a travessa de beco do Enforcado (houve dois becos com este nome em Manaus). Isto em tempo que lá vão e que não tem nada com o Palácio Rio Branco. Esse Palácio está ficando um pouco deteriorado. E para lembrança: tem muitos móveis pertencentes ao Teatro Amazonas.”

Visualizar

A Crítica inaugura Telefoto

O Jornal A Crítica, em seu pioneirismo na imprensa amazonense, fez a instalação do primeiro equipamento para transmissão de fotografias através do telefone ou do rádio em Manaus. O Jornal O Liberal de Belém do Pará recebeu a primeira transmissão feita pelo equipamento. As primeiras imagens serão referentes a comemoração dos 25 anos do Jornal A Crítica. 

Visualizar

1º Estacionamento privativo de Manaus

Inauguração do primeiro estacionamento particular da cidade de Manaus. Localizado na rua Saldanha Marinho a poucos metros da Lobo D’almada. A falta de estacionamento foi confirmada pelo diretor do departamento de trânsito do Amazonas, Major Osório.

Visualizar

Charge ‘Presente de Paraense’

Charge ‘Presente de Paraense’, divulgada no Jornal A Notícia no dia 20 de abril de 1969, p. 07.

Visualizar

Catch the Thief, o pega ladrão

Divulgação do aparelho Catch the Thief, empregado na proteção de carros e residências, adquirido pela loja Wolcarro.

Visualizar

Anfiteatro do Parque Dez

A inauguração do anfiteatro do Parque 10 foi ao som de Luis Bordon. O projeto é de Severiano Porto com capacidade para 4.000 pessoas.

Visualizar

A transformação do Aviaquário de Manaus

O Aviaquário de Manaus, sofrerá uma grande transformação e será um pavilhão de aquários, com livraria, pinacoteca e artesanato popular.

Visualizar

Inaugurada nova sede do Detran

Solenidade de inauguração, presidida pelo governador José Lindoso, da nova sede do Detran. Na nova sede o usuário terá um melhor atendimento e contará com um excelente parque de estacionamento.

Visualizar

Carol Phillips chefe de redação da revista “Vogue”

Carol Phillips, a mulher que durante 12 anos foi chefe de redação da revista “Vogue”, apresenta a mulher do ano 2000.

Visualizar

Primeiro motor amazonense

A apresentação do primeiro motor marítimo de 4,6 HP, construído integralmente no Amazonas, ocorreu na 1ª Exposição Agropecuária do Amazonas.

Visualizar

Maquinária da Empresa Santa Cláudia

O flagrante é do descarregamento no Porto de Manaus do novo maquinário da empresa Santa Cláudia para fabricação do Guaraná Real.

Visualizar

Lutador Atlas derruba casas

Moradoras do Japiim denunciam abusos de funcionários da Prefeitura que derrubaram casas construídas na passagem Olavo Bilac.

Visualizar

50 anos de imigração japonesa na Amazônia

Matéria sobre os 50 anos de imigração japonesa na Amazônia. Em Maués os primeiros imigrantes pisaram em solo amazonense e cultivaram o guaraná.

Visualizar

58 anos de fundação do IGHA

58 anos do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas foi celebrado com uma sessão solene em sua sede a rua Bernardo Ramos. A sessão foi encerrada comum coquetel oferecido aos associados e convidados do sodalício.

Visualizar

Inauguração do Imperial Hotel

Com 100 apartamentos de luxo, no centro de Manaus, foi inaugurado o mais moderno hotel da rede hoteleira da Zona Franca, o Imperial Hotel.

Visualizar

Homero de Miranda Leão

Homenagem da coluna Plenário ao deputado Homero de Miranda Leão por sua volta ao cargo de 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Visualizar

Recurso contra diplomação do candidato Fábio Lucena

O Representante do Ministério Público entrou com recurso nas Zonas Eleitorais, pedindo anulação da diplomação de Fábio Lucena, do MDB.

Visualizar

Comemoração ao Dia Nacional do Índio

Matéria publicada em O Diário da Tarde, de 19 de abril de 1974, em comemoração ao Dia Nacional do Índio. A FUNAI, Fundação Nacional do Índio foi criada em 1967, para proteger o índio.

Visualizar

As mangueiras da rua dez de julho

Rua Dez de Julho tem suas mangueiras podadas pela Companhia de Eletricidade de Manaus. As árvores foram podadas para se evitar transtornos na rede de alta tensão. Para muitos tal serviço não foi muito bem aceito.  

Visualizar

Detran proibe ensaios na rua

Major Osório Fonseca, do Detran, proibiu os ensaios dos colégios nas ruas do centro para a Semana da Pátria. Motivo: segurança dos alunos. Segundo Osório, a enorme quantidade de veículos em circulação poderia prejudicar ss ensaios. Em reunião foi sugerido o estacionamento do Vivaldão ou a área livre do Parque 10 de novembro, para os ensaios das escolas, ficando a cargo das escolas o deslocamento dos alunos.

Visualizar

Armazéns Colombo fecha as portas

Armazéns Colombo anunciam liquidação antes de fechar as portas após 68 anos de atividade em Manaus. A Colombo iniciou as entregas num carro americano a domicílio sendo um dos primeiros carros a circular na cidade.

Visualizar

Bandeira 2 para os táxis de Manaus

O prefeito Frank Lima atendeu ao pedido dos taxista e autorizou o uso da bandeira 2 aos domingos e feriados.

Visualizar

Chamada do filme … E o vento levou, Revista Sintonia

Propaganda da Revista Sintonia: “Será dia 13 de março de 1942, no Cine Politeama, a esperadíssima apresentação do filme dos milhões, … E o vento levou”.

Visualizar

Dr. Raul Falcon, médico boliviano

Em reportagem para o Jornal A Notícia, o médico boliviano, dr. Jorge Raul Falcon, explicou sobre o método científico de cura pela utilização de agulhas espetadas em diferentes partes do corpo.

Visualizar

Instalação oficial do 27º Batalhão de Caçadores

Reportagem sobre a comemoração dos 50 anos de instalação do 27º B.C. em Manaus. Estavam presentes o governador Danilo Areosa e o prefeito Paulo Nery.

Visualizar

Dinheiro atirado de prédio

“O comerciante Francisco das Chagas Alves, o “Chico do Povo”, como é mais conhecido, proprietário da “Casa do Povo”, localizada na Praça dos Remédios, ficou louco, ontem novamente, às primeiras horas da tarde, e fez o que já vinha fazendo algum tempo: subiu ao pavimento superior do prédio e de lá, aos gritos, passou a atirar notas de 10, 50, 100 e até 500 […]”.

Visualizar

Clínica Renal de Manaus

“O aparelho, segundo os dois profissionais, é o primeiro a ser utilizado no Amazonas e se destina especialmente aos casos de pacientes com falhas agudas ou definitivas nos rins […]”. A Clínica Renal de Manaus, instalada no Hospital São Lucas no bairro de Aparecida, centro de Manaus, está sob a responsabilidade dos médicos nefrologistas Reinaldo Gonzales e Antônio Duarte.

Visualizar

Inauguração da fábrica SEMP de televisores

“Após a inauguração das instalações da fábrica foram iniciadas as suas atividades devendo produzir diariamente uma base de 30 unidades de televisores […]”. O diretor presidente da empresa, Afonso Brandão Hennel esteve presente à inauguração, da fábrica de tvs à cores, juntamente com as autoridades Federal, Estadual e Municipal. 

Visualizar

Proibição da pesca na desova

“Não tenho a menor dúvida quando afirmo que, daqui a quatro anos, o Amazonas ficará sem peixe se a pesca na época da desova não for proibida […]”. Afirma o delegado da superintendência da SUDEPE, Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, Raimundo Neiva Eulálio, que apresentou uma proposição para que fosse proibido a pesca com rede no período da desova.

Visualizar

Os Trapalhões param o trânsito em Manaus

“A rua Lobo D’Almada, na manhã de ontem, ficou com o trânsito interrompido com a presença dos ‘Trapalhões’. Eles entraram na loja Training para comprar material esportivo […]”.

Visualizar

Amazonas perde Auton Furtado

“Morreu Auton Furtado, um dos pioneiros da industrialização do Amazonas, cearense da boa cepa, que chegou em Manaus, juntou todas as suas forças e programou o desenvolvimento da área […]”

Visualizar

Mão Branca, o justiceiro

Reportagem sobre a chegada do “justiceiro” à cidade de Manaus. Em carta publicada no A Notícia, o “justiceiro” Mão Branca, avisa que chegará no mês de abril e que começará a agir a partir desta data.

Visualizar

Postos de combustíveis saem de avenida

“Trata-se de um Decreto Municipal baixado pelo prefeito Frank Abrahim Lima, que concedeu um prazo de 60 dias para que esses imóveis, ou seja, o Posto Avenida, Texaco e o Abrigo Pensador se retirem daquela área […]”. Tais imóveis estavam localizados na avenida Eduardo Ribeiro e serão retirados para darem mais acesso à população que circula no centro da cidade.

Visualizar

Clínica Odontológica da Universidade do Amazonas

Nota sobre inauguração da Clínica Odontológica da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade do Amazonas. “A Clínica Odontológica da Faculdade de Farmácia fará extrações, reparos, radiografia, cirurgias dentárias e todo serviço de prótese, gratuitamente”.

Visualizar

Novas instalações da Fábrica Magistral

“Com a presença de autoridades constituídas e círculos empresariais, a Fábrica Magistral inaugurou, ontem, com um coquetel, suas novas instalações, e mais especificamente equipamentos moderníssimos, automáticos, de engarrafamento da Pepsi-Cola e Regente […]”.

Visualizar

Samuel Peixoto denuncia trabalho escravo

“A Câmara Municipal estarreceu-se, ontem, com a denúncia formulada pelo vereador oposicionista Samuel Peixoto, que ” pela responsabilidade do mandato que o povo lhe confiou e por uma questão de consciência”, denunciou a Prefeitura de Manaus e a firma Construtora Manauense de Pavimentação e Obra Ltda – Comap –  por crimes contra os direitos humanos […]”.

Visualizar

Engenheiro Roberto Marques, da Siderama

“O engenheiro Roberto Ferreira Marques, especializado em estruturas e terraplanagem e em segurança do trabalho, esteve ontem em nossa redação para se defender, por haver sido mencionado, na semana passada em uma carta do diretor presidente da Siderama, Igreja Lopes […]”.

Visualizar

Os 34 anos do Bancrevea Clube

Os 34 anos de existência do Bancrévea Clube. Em 15 de maio de 1944, cerca de 60 pessoas se reuniram no prédio da agência local do Banco da Borracha na rua Guilherme Moreira. A finalidade do clube seria reunir as famílias dos funcionários e de seus amigos.

Visualizar

Novos veículos da linha Gurgel

“Adotados pelo Exército brasileiro e exportados para mais de 30 países que reconheceram sua criativa concepção e sua grande resistência, já estão em Manaus os novos veículos da linha Gurgel […].

Visualizar

Henoch Reis inaugura Terminal Rodoviário

“A convite do Prefeito Municipal de Manaus, Jorge Teixeira de Oliveira, o Governador do Estado inaugurou ontem, o Terminal Rodoviário, mais uma obra da P.M.M, sendo um grande benefício para a população amazonense. […]”. O governador Henoch Reis, enalteceu o trabalho do prefeito. O terminal localizado no centro de Manaus, receberá os ônibus do transporte coletivo da cidade.

Visualizar

Hotel Internacional, da Panatur

Nota sobre inauguração do Hotel Internacional da Panatur, publicada no jornal A Crítica”É mais uma contribuição de gente de fora que veio se integrar ao Desafio Amazônico, fomentando progresso, marchando lado a lado com o Governo da Revolução. […]”. Inauguração do Hotel Internacional da Panatur Hoteis e Moteis Ltda do grupo empresarial Parvani, localizado na rua Dr. Moreira, centro de Manaus. em 13 de julho de 1975, p. 05.

Visualizar

O passamento da sra. Maria Calderaro

“Em cerimônia muito simples que por tal sensibilizou a quantos se fizeram presentes, foi sepultada às 10h30 de ontem, no Cemitério de São João Batista a Sra. Maria Moura Calderaro, mãe de nosso diretor Umberto Calderaro Filho […]”.

Visualizar

Carro da SESEG desgovernado

“O Aero-Willy, pertencente à Seseg, de chapa 10 estava estacionado na frente da repartição, quando subitamente, começou a deslizar sozinho, parando somente na frente da loja Marechal Magazin, com a “cara” totalmente quebrada”.

Visualizar

Inauguração do Hotel Ana Cássia

“Será inaugurado, hoje, às 18 horas, o Ana Cássia Palace Hotel um dos melhores e mais belos hoteis de Manaus, pelo pitoresco local onde está situado: Rua dos Andradas, nº 14, onde maioria dos apartamentos dão vistas para o rio Negro. O Ana Cássia Palace Hotel tem 10 andares, onde 8 estão ocupados com 68 apartamentos de luxo e 12 de suites super luxo. O restaurante, privativo dos hóspedes, tem visão total voltada para o Rio Negro.

Visualizar

Emissão automática de bilhetes da VASP

“O novo equipamento permite a emissão de qualquer bilhete em apenas sete segundos, quando o preenchimento manual pode exigir até 15 minutos, já que o funcionário do aeroporto tem que consultar tabelas de tarifas […]” O sistema que foi inaugurado em Manaus já está disponível em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte e Curitiba. 

Visualizar

Professora Marion Richards Menezes

A primeira mulher a receber o Título de Cidadã de Manaus foi a professora de inglês, a norte americana, Marion Richards Menezes. O vereador Gama e Silva apresentou o projeto para o legislativo municipal que concedeu o título.

Visualizar

Falecimento de João Bosco Ramos de Lima

Nota de pesar sobre o falecimento do advogado e senador João Bosco Ramos de Lima. “A morte também é uma espécie de exílio, porém sem volta”.

Visualizar

Falecimento de André Araújo

Nota sobre o falecimento do professor André Vidal de Araújo. “Ontem o Amazonas sofreu a perda de uma época, André Vidal partiu e nos deixou a lacuna irreparável de sua ausência”.

Visualizar

Centro Moacyr Alves – FEBEM

Será inaugurado  às 10 horas da manhã o Centro Integrado de Assistência ao Menor e à Família – CIAMF – novo núcleo preventivo da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor – FEBEM.

Visualizar

Subdelegado alfabetiza marginais

” […] contando com a colaboração da coordenadora do Mobral, Sra. Ana Amélia, está matriculando todos os elementos analfabetos que foram presos na subdelegacia do Bairro, e depois de alguns conselhos e esclarecimentos para que os mesmos não voltem mais à delinquência os encaminha para a escola. […]” Reportagem sobre campanha realizada pelo subdelegado Zomar Luiz Lopes, do bairro de Santo Antonio, contra o analfabetismo de marginais e contra aqueles que gostam de empinar papagaios.

Visualizar

Restauração do Parque 10 de novembro

“O prefeito José Fernandes, entregou ontem, às 10 horas, as obras de restauração do Parque Dez de Novembro, além do novo restaurante, que funcionará onde esteve instalado o antigo salão de danças. […]”

Visualizar

Falecimento de Danilo Areosa

“Vítima de parada cardíaca, morreu ontem, às 19 horas, no Prontocor, o ex-governador Danilo Duarte de Matos Areosa, que anteontem retornou do Rio de Janeiro onde estava em tratamento de saúde. […]”. o corpo do governador foi velado no Salão Nobre do Palácio Rio Negro. 

Visualizar

Ford lança Pick-Up F-100

Lançamento de veículo para cargas leves da Ford, a Pick-Up F-100 super série, com decoração de luxo personalizada com edição limitada.

Visualizar

A devastação da Amazônia

Segundo o cientista Warwick Kerr ” O processo de devastação da floresta amazônica é tão violento que, em 34 anos, nada restará desse imenso parque ecológico, segundo revelou ontem o cientista Warwick Kerr […]”. O cientista palestrou para dezenas de pessoas que estavam na Praça da Polícia, Heliodoro Balbi, durante reunião promovida pelo Forum Amazônia, orgão emergente da Universidade do Amazonas, que está executando o projeto Jaraqui. Debates são promovidos com a presença de jornalistas, cientistas, técnicos, políticos e populares, todos os sábados na República Livre do Pina.

Visualizar

Atlético Rio Negro Clube

“E fiquei sabendo que o Rio Negro tinha sido fundado no porão de uma casa da rua Henrique Martins, trecho hoje que tem o nome de Lauro Cavalcante num 13 de novembro do ano de 1913, portanto há 61 anos atrás. […]”

Texto de Ulysses de Azevedo Filho.

Visualizar

A chegada do Mão Branca em Manaus

“Mão Branca chegou mesmo em Manaus. A Prova é esta. Sua maleta contendo armas de grosso calibre foi apreendida dentro de um Dodge Dart abandonado à porta de um hotel. […]”

Visualizar

Instituto de Educação do Amazonas, calça lee

“Mostrando-se muito preocupada com as notícias divulgadas por informação dada pela Secretária Stela Fernandes, a Diretora Dulcinéia disse que não sabe por que ” os jornalistas perguntam se eu adoto a calça Lee no Colégio’ […]”

Visualizar

Vinicius Monte Conrado

Vinícius Monte Conrado Gomes, último prefeito de Manaus eleito pelo voto do povo. ” Sua administração de apenas 9 meses não deixou de ser boa e cheia de transtornos políticos. Tinha uma Câmara de Vereadores oposta à sua proposta de governo. […]”

Visualizar

Inauguração da ponte de embarque da Infraero

“Com absoluto sucesso, o Infraero testou ontem pela primeira vez no Brasil. a ponte de embarque do Aeroporto Eduardo Gomes, visando a solenidade de inauguração que ocorrerá no dia 26, sob a presidência do General Ernesto Geisel, às 10 horas, quando descerrará a placa alusiva ao acontecimento […]”

Visualizar

Única motocicleta elétrica do Brasil

“O dr. John Harry Harwood, responsável pelo setor de fontes alternativas de energia do Departamento de Agronomia do INPA, possui e utiliza aqui em Manaus talvez a única motocicleta elétrica existente no Brasil. […]”

Visualizar

Panair do Brasil, 1º voo para Manaus

“Há 50 anos, no dia 11 de outubro de 1933, o hidro-avião PP-PAK, da Empresa Aérea Panair do Brasil S/A, com uma velocidade de cruzeiro de 180 km/h, realizava o primeiro vôo para Manaus. […]”

Visualizar

Chegada da Kamélia no Olímpico Clube

“A Kamélia chega hoje às 22h30, no Aeroporto Eduardo Gomes e de lá vem desfilando com os foliões sambando nas principais ruas de Manaus até a sede do Olímpico clube. […]”.

Visualizar

PTB inaugura nova sede

“O PTB, dá hoje, o seu grande passo, em termos de organização, ao inaugurar, às 20 horas, a sua sede central, na avenida Getúlio Vargas, com a presença de seus principais líderes – os ex-governadores Gilberto Mestrinho e Plínio Coelho e o jornalista Andrade Netto – e do público convidado para a solenidade.. […]”

Visualizar

Trabalhador subiu na pupunheira

“Uma cobra de 8 metros de comprimento por 30 centímetros de diâmetro quase engoliu um trabalhador, ontem de manhã, no quilômetro 78 da estrada Manaus-Itacoatiara. […]”. Trabalhador se machucou com os espinhos de uma pupunheira ao fugir de uma cobra de 8 metros.

Visualizar

O consumo elevado de cerveja em Manaus

Por mês, é consumido em Manaus, quase 3 milhões de litros de cerveja. O aumento do consumo se dá, principalmente nos dias quentes de verão. Em cada litro bebido o consumidor ingere 120 ml de álcool etílico e açúcar, sendo este, prejudicial aos diabéticos.

Visualizar

Procura-se o busto de Costa e Silva

“O busto do ex-presidente Arthur da Costa e Silva, que foi arrancado da Praça da Matriz durante as manifestações estudantis contra o aumento da passagem do ônibus, em setembro de 1983, ainda não foi encontrada pela Divisão de Patrimônio Imobiliário da Prefeitura Municipal de Manaus. […]”

Visualizar

Força Expedicionária Brasileira (FEB)

“Cerca de 25 mil brasileiros foram enviados à Itália e destes uns 15 mil tiveram de lutar no front. Os restantes atuaram em serviços não divisionários: Depósitos de Recompletamento de Pessoal, Correios, Intendência, etc. “A FEB não foi somente o envio de uma força militar para combater o nazifascismo que ameaçava a liberdade do mundo. è necessário que seus feitos sejam recordados, pois é, assim também, que um povo escreve a sua história”. Texto de Paulo Vidal.

Visualizar

José Fernandes reforma Aviaquário

” Visando brindar a criançada de Manaus, de um lugar de lazer, aprazível e digno de frequência de todos, o prefeito José Fernandes determinou a reforma geral do Aviaquário municipal, […]”.

Visualizar

Os 70 anos do Santa Dorotéia

“Há setenta anos, nesta data, nascia em Manaus um dos primeiros chamados patronatos de freiras. […]” Fundado em 7 de outubro de 1910, a congregação das irmãs de Santa Dorotéia do Brasil, situada numa das principais e mais antigas de Manaus, na avenida Joaquim Nabuco, centro de Manaus.

Visualizar

Modernos conjuntos residenciais

Reportagem sobre os modernos conjuntos residenciais que estão substituindo as casas de palha e os casarões luxuosos de Manaus. Os hábitos dos amazonenses estão sendo mesclados com os habitantes do resto do país, que aqui trabalham, estudam ou simplesmente passeiam.

Visualizar

Love, a máquina descartável

Reportagem sobre o lançamento da Love, a primeira máquina fotográfica descartável do mundo, da Sonora, empresa sediada em Manaus desde 1973.

Visualizar

Colégio Militar de Manaus

Reportagem sobre a inauguração do Colégio Militar de Manaus. “Seguindo estritamente a programação estabelecida foi inaugurado nesta manhã o Colégio Militar de Manaus […]”.

Visualizar

Telegrama Fonado da ECT

“O diretor regional da Empresa de Correios e Telégrafos, sr. José Drumond de Moraes Rêgo, continua lembrando aos usuários da ECT que necessitarem expedir telegramas para fora do estado, do Brasil e do mundo, poderão fazê-lo sem sair de casa. Pois, poderão utilizar o serviço de telefone fonado  […]”

Visualizar

Pré inauguração do Vivaldão

“O Amazonas hospeda, com orgulho, a Seleção Nacional que disputará a taça “Jules Rimet”, no México. Para o povo amazonense, a exibição dos craques do futebol brasileiro, em solo do Estado, logo mais à tarde, tem significado especial: representa a pré-inauguração do Estádio “Vivaldo Lima” um sonho antigo do povo amazonense[…].

Visualizar

A meia passagem em Manaus

Após muita luta entre os estudantes, prefeitura de Manaus e empresários, entrou em vigor na cidade a meia passagem para os estudantes.

Visualizar

Aniversário de Pereira da Silva

“Amanhã aniversaria o ex-deputado Francisco Pereira da Silva, político e homem público, em nossa terra, a qual se incomporou com o seu entusiasmo e sua vontade inabalável de trabalhar para torná-la maior […]”. Pereira da Silva foi autor e maior defensor da criação da Zona Franca de Manaus. 

Visualizar

Carvoeiro perdeu o navio

“O pernambucano Jorge Cordeiro da Rocha, 55 anos, residente em Recife, chegou a Manaus na última viagem do navio ‘Ana Nery’, onde trabalha como carvoeiro e, anteontem, às primeiras horas da tarde, pôs 125 cruzeiros no bolso e saiu para dançar o carnaval […]”.

Visualizar

60 ônibus movidos à álcool

“O prefeito Jorge Teixeira confirmou ontem a notícia anterior deste jornal, segundo a qual, nesta sua viagem ao sul, tentará junto à Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), órgão do Ministério dos Transportes, recursos para aquisição de 60 ônibus movidos a álcool para servir a cidade”.

Visualizar

Tia Bida nova casa de lanches

“Manaus ganhou ontem, com abertura às 10 horas, mais uma casa especializada em lanches para pessoas de gosto apurado, com docinhos e salgadinhos da melhor qualidade, Tia Bida. localizada na rua Leonardo Malcher, quase esquina com a avenida Epaminondas.

Visualizar

Manaus, do lampião à lâmpada elétrica

“A iluminação pública em Manaus data da época do terceiro presidente da então Província do Amazonas, João Pedro Dias Vieira, tendo sido inaugurada no dia 07 de agosto de 1858”. Manaus, do lampião à lâmpada elétrica. Manaus contava com o serviço de 25 lampiões à gás, adquiridos do Pará em 1856 por 30 mil réis cada.

Visualizar

Abastecimento de água em Manaus

“A lata d’água na cabeça foi o sistema de abastecimento de água que prevaleceu na maioria dos bairros de Manaus […]. “Reportagem sobre a adoção do sistema de abastecimento de água tratada em Manaus.

Visualizar

Os 10 anos da OANA publicidade

Estamos em 1980. Há dez anos, no dia 05 de maio – Dia nacional das Comunicações – surgia a Oana Publicidade. Reportagem sobre a comemoração aos 10 anos de propaganda da agência Oana. O campo de ação da propaganda e publicidade ainda estava no início.

Visualizar

Manaus já utiliza a Discagem Direta à Distância-DDD

“Através do Sistema de Discagem Direta á Distância (DDD), Manaus está ligada desde segunda-feira a 44 cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro. […]”.

Visualizar

A chegada das motocicletas alemãs no Brasil

“O início deste século viu chegar ao Brasil as gigantescas motocicletas alemãs NSU e as BSA inglesas, seguidas, na segunda década, pelas Norton, também inglesas e as motos Guzzi, produzidas durante a Primeira Guerra Mundial e trazidas pelos imigrantes italianos.

Visualizar

Fusca, da Volkswagen do Brasil

“Seu nome é por demais conhecido: “Fuscão”. Lançado a bem dizer ontem – em princípios de agosto de 1970 – mais de 50.000 brasileiros já tem certificado de propriedade deste carro da Volkswagen do Brasil”. O fuscão, é o carro ideal para a mulher que trabalha.

Visualizar

Muitas filas para pouco café

A falta de café no país e a espera do produto pela população de Manaus fez com que muitas pessoas fossem para a frente do Moinho Amazonas. “O café dificilmente dará para atender a todos que estão na fila desde as 12 horas”, diz o sr. Ermindo, proprietário do Moinho Amazonas.

Visualizar

Inauguração da Prodam

“A PRODAM, unidade operacional básica do sistema de processamento de dados, com sua operacionalidade sujeita à jurisdição da SEPLAN, deverá ser inaugurada no próximo dia 4, pelo ministro Costa Cavalcanti, da Pasta do Interior”.

Visualizar

Telefonia móvel, o simplifone

Reportagem sobre o lançamento do sistema de telefonia móvel em Manaus com cobertura a todos os arredores da cidade.”O simplifone surge como uma alternativa do sistema de telefonia móvel e rural de baixo custo e a idealização do sistema é do Engenheiro Benvindo Tavares, com tecnologia desenvolvida pela Telepete […]”.

Visualizar

Primeira mulher piloto do Amazonas

“Após um curso de três meses no Aeroclube do Amazonas, a para-quedista Eneida Brozzo será a primeira mulher a pilotar um avião em 1980. […]”. Maria Eneida Cunha Brozzo, a única mulher da turma, deixou nos últimos meses os treinamentos de paraquedismo para se dedicar a aviação.

Visualizar

Uma nova onda toma conta da cidade: o Boliche

A descoberta do boliche, é a mais nova opção de diversão que tomou conta da cidade de Manaus. Não tem quem não se empolgue pelo ‘strike’.

Visualizar

Demonstração do barco Hovercraft

“O barco deslizou várias vezes pela baía do Rio Negro, explorando sem recursos de funcionamento numa região como a Amazônia. O Hovercraft atende a todas as necessidades de uma região, principalmente onde se destaca, a dificuldade de transporte.”

Visualizar

Inauguração do Pontão Raposo

“O Pontão Raposo, ontem inaugurado na presença de várias autoridades, é o primeiro posto flutuante da Petrobrás para abastecimento das embarcações que singram os rios conduzindo o progresso do Estado […]”. O industrial Alfredo Raposo idealizou o pontão para facilitar o abastecimento fluvial das embarcações.

Visualizar

Inauguração da TV Amazonas

“O diretor Felipe Daou, diante de todas as autoridades presentes, falou da importância do acontecimento e da filosofia de trabalho da TV Amazonas. Relatou a luta para ver realizado o sonho de poder mais diretamente contribuir com o desenvolvimento do Amazonas como uma resposta ao desafio da Amazônia”

Visualizar

Agência Garcia veículos em Manaus

“Com a presença de gerentes de bancos locais, comerciantes e autoridades do Estado como o Vice-Governador Paulo Pinto Nery, foi inaugurada às 18 horas de ontem na Avenida Constantino Nery, próximo ao Colégio Solon de Lucena, a Agência Garcia Veículos, o mais novo concessionário Chevrolet em Manaus.”

Visualizar

Dos cabarés de luxo à estação

Reportagem sobre a desordem da Estação de Ônibus localizada no centro da cidade. “Criada com a tentativa de atender o público usuário que se concentra no centro da capital a chamada “Estação de Ônibus” é hoje um mundo à parte, uma espécie de favela moderna, cercada por imensos prédios, pela interrogação e incerteza que cada transeunte do trecho, leva no caminho percorrido diariamente, em busca da sobrevivência.”

Visualizar

Igreja dos Remédios, 1º centenário

Manaus prepara-se para comemorar efusivamente o 1º Centenário da Igreja de N. Senhora dos Remédios, em outubro do ano corrente. Embora ainda muito cedo para destacar a importância do que se reveste canonicamente a Igreja, apressamo-nos em enfocar o aspecto turístico e histórico […] “. A igreja paroquial é um dos mais belos templos da capital amazonense.

Visualizar

Inauguração do Manaus Shopping Center

“Presidida pelo Governador do Estado, Ministro Henoch Reis, será realizada amanhã a inauguração do Manaus Shopping Center, obra da Construtora Adolpho Lindemberg […]”. O Manaus Shopping Center é o maior centro de compras da região. E está localizado nas esquinas da avenida Eduardo Ribeiro com Saldanha Marinho, centro de Manaus.

Visualizar

Os 70 anos da Escola Técnica Federal do Amazonas

Celebração pelos 70 anos da Escola Técnica Federal. Em 1910, no prédio na avenida Sete de setembro, deu-se início as atividades no Amazonas. “Na liturgia, Ação de Graça pelos 70 anos de atividades da Escola Técnica Federal do Amazonas, uma instituição educacional que muito tem a ver com as nossa própria história de progresso, desenvolvimento e de avanço civilizador.”

Visualizar

Anúncio do lançamento do filme Ben-Hur

Anúncio do lançamento do filme Ben-Hur no periódico O Jornal. O filme se passa na época de Jesus Cristo, e conta a vida de um judeu de grande influência (Judah Ben-Hur), que é traído por seu amigo (Messala) romano, e é então escravizado. Ele luta pela liberdade e volta para conseguir a vingança. Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur, um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas Ben-Hur terá uma oportunidade de vingança.

Visualizar

Gilberto Mestrinho, governador

“Desde os primeiros minutos da madrugada o povo saiu às ruas para testemunhar a sua satisfação e alegria pelo transcurso de mais um aniversário do governador Gilberto Mestrinho. Soltando fogos de artifício, cantando, numa demonstração evidente de contentamento pela sua presença à frente dos destinos do Estado.”

Visualizar

Inauguração da Escola Premunitória Bom Pastor

Reportagem sobre a inauguração da Escola Premunitória do Bom-Pastor em Manaus. A Escola foi idealizada pelo dr. André de Araújo da Justiça de Menores. Compareceram ao evento de inauguração autoridades civis, legislativas e eclesiásticos e ainda da comunidade. Após a inauguração os convidados fizeram uma visita pelas dependências da nova escola.
“Será inaugurada amanhã, nesta capital, a Escola Premunitoria do Bom-Pastor. Destinando-se a recolher e educar meninas ou moças desamparadas, evitando-lhes o triste destino do vício, da ociosidade ou da deshonra […]”

Visualizar

Manaus já usa o DDD para falar com 44 cidades do Brasil

Reportagem sobre a ligação de Manaus às primeiras 44 cidades do país utilizando o DDD. “A Embratel que há mais de um ano liberou a área 09 para Belém e posteriormente São Luiz, segunda-feira, após a provação dos testes, abriu toda a área 02, abrangendo os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, atendendo 42 novas cidades.”

Visualizar

VEJA MAIS