Vista do Monumento ao Primeiro Centenário da Elevação da Vila da Barra do Rio Negro à categoria de Cidade (Obelisco), durante realização de desfile estudantil.
Acervo: João Bosco Araújo.
Foi construído na então administração municipal de Raimundo Chaves Ribeiro. O monumento localiza-se no início da avenida Eduardo Ribeiro. Entre o Porto de Manaus e o Relógio Municipal. 24 de outubro de 1848, marca assim a data histórica da elevação da Vila da Barra do Rio Negro à categoria de cidade. Conhecido, também, como Obelisco devido ao seu formato retangular e sua ponta triangular em forma de pirâmide.
O projeto é de autoria de Branco e Silva, com construção de Tupinambá Nogueira. Inaugurado em 24 de outubro de 1948, recebeu assim o nome de Monumento ao Primeiro Centenário da Elevação da Vila da Barra do Rio Negro à Categoria de Cidade.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Vista do Obelisco na avenida Eduardo Ribeiro