Vista Aérea do Parque Ponte dos Bilhares

Vista Aérea do Parque Ponte dos Bilhares

Vista Aérea do Parque Ponte dos Bilhares. Dividindo o complexo, a Ponte Prudente de Moraes.

Ponte Prudente de Moraes

Segunda ponte de ferro começou a ser erguida pela administração do governador Eduardo Ribeiro. Sua história também tem início em 1893, quando o Pensador sugeriu o alargamento da então estrada de Epaminondas e a edificação de uma ponte de aço e alvenaria sobre o igarapé da Cachoeira Grande – trecho hoje chamado de igarapé do Mindu –, para facilitar o acesso à Colônia João Alfredo (RIBEIRO, 1893). Por meio da Lei 35, de 29 de julho daquele ano, o Congresso Estadual autorizou a liberação de verba para o início dessas obras.

Construída pelo engenheiro Frank Hirst Hebblethwaite – o mesmo da Ponte Benjamin Constant –, a inauguração da Ponte da Cachoeira Grande, assim chamada em razão do nome original do igarapé, ocorreu em 18 de setembro de 1895.

Parque Ponte dos Bilhares

O então Parque Ponte dos Bilhares é um espaço público de convivência que reúne opções de entretenimento, esporte, cultura e lazer. O então Parque Ponte dos Bilhares localiza-se às margens do igarapé do Mindu, no trecho que se estende da avenida Djalma Batista até o condomínio Cidade Jardim, no bairro Chapada. Foi construído em duas etapas. Sendo a primeira inaugurada em 24 de outubro de 2006, dia comemorativo ao aniversário de Manaus, e a segunda, em 28 de julho de 2007.

Possui assim uma área total de, aproximadamente, sessenta mil metros quadrados, dividida pela Ponte Prudente de Moraes. O complexo é então contém uma praça, três playgrounds, um no lado leste e dois no oeste. Além de duas quadras poliesportivas em concreto e uma de areia, um lago artificial com jatos d’água, pista de skate, biblioteca, um barcafé, uma sorveteria, uma tacacaria e uma pizzaria, além de teatro de arena, área para venda de artesanato e uma rádio-parque.

Acervo: Amazonas Em Tempo.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,