Velha Praça João Pessoa, atual Praça da Polícia

Velha Praça João Pessoa, atual Praça da Polícia

Antes de mais nada, à sombra dos “benjamins” e sob a guarda das mamães e babás, a criançada se diverte. De segunda a domingo, que dia útil para menino sadio é sempre feriado nacional. E a então, velha praça “João Pessoa” ganha um mais bonito colorido. Será esse mesmo o atual nome da Praça? Não sabemos.

Os nossos ilustres legisladores municipais tem um jeito próprio para mudar os nomes das coisas e quebrar velhas tradições, que são históricas da cidade. E as crianças brincando na praça. Uma praça que já teve chafariz e cavernas. Bem pitorescas. Uma lindeza.

Um dia, um homem chegou e mudou a estética da praça. Foi no tempo da ditadura, quando ninguém podia gritar ou reclamar contra o abuso. Ela ficou um pouquinho menos bonita. Houve assim, compensação. Os soldados da então, briosa Polícia Militar, que tem seu quartel bem em frente, passaram a tomar conta da praça. E ela ficou limpinha, sadia, bem iluminada. De quando em vez tem retreta, pela festejada banda de música da PM. Com dobrados, marcha […] Um hino de louvor da criança amazonense.

Coluna A Cidade em Foto do Jornal A Gazeta, 06 de dezembro de 1963.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,