Trapiche 15 de Novembro
Segundo o então dicionário Houaiss, trapiche é um armazém onde se estocam mercadorias com destino à exportação ou importação. O Trapiche 15 de Novembro foi então construído em 1890 como complemento do prédio do Tesouro Estadual e Recebedoria e era responsável pela arrecadação das taxas das mercadorias que passavam pelas suas dependências.
Já o então Trapiche Teixeira, situava-se ao lado do prédio da Alfândega e pertencia às famílias Armindo Fonseca e José Teixeira. O Trapiche Witt pertencia a Cézar José de Figueiredo sendo adquirido pela Manáos Harbour em 1902 e depois demolido. Anos depois, cedeu o terreno assim para a Marinha para a construção do prédio da Capitania dos Portos.
E o último dos quatro, o Trapiche Ventillari, pertencia à então firma Ventillari & Co. sua frente era voltada para a então rua Demétrio Ribeiro. Incorporado pela então Manáos Harbour sendo adaptado para funcionar como armazém.
Acervo: Sesc-Am.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Trapiche 15 de Novembro construído em 1890