Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Santuário de Nossa Senhora Aparecida - Instituto Durango Duarte

A história do Santuário de Nossa Senhora Aparecida começa no dia 22 de julho de 1943, quando os padres André Joerger e João McCormick que faziam parte chegaram na capital amazonense. Os dois padres faziam parte da Congregação do Santíssimo Redentor, em Saint Louis, no estado do Missouri, Estado Unidos da América.

Logo depois deles, chegaram os padres José Maria Buhler, José Elworthy e Jaime Martin, além do irmão Cornélio. A hospedagem foi feita pelos freis capuchinhos, da Igreja de São Sebastião.

Os redentoristas iniciaram suas atividades com a realização de um tríduo – três dias seguidos de orações, geralmente, às vésperas de uma data importante à devoção católica –, ocorrido entre 5 e 7 de setembro de 1943, na então capela de São Vicente de Paulo, na rua Ramos Ferreira. Àquela época, a festa da padroeira ocorria junto com o Dia da Independência do Brasil.

O Clube de mães mais Antigo de Manaus

Em 8 de setembro, dia do aniversário de Nossa Senhora, os religiosos passaram a então ocupar residência própria, situada na rua Comendador Alexandre Amorim, n. 325, terreno doado por Agesilau Araújo. Nessa área funciona, atualmente, um clube de mães, o mais antigo de Manaus.

Enquanto não existia um templo adequado, os redentoristas celebravam as missas dominicais em espaços improvisados, como no Grupo Escolar Cônego Azevedo ou em uma casa particular, localizada na rua Leonardo Malcher, próximo à Luiz Antony.

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida foi instituída oficialmente em 30 de janeiro de 1944 e seu primeiro vigário foi o padre André Joerger.

Com a criação da então Freguesia, tratou-se de preparar a capela, a qual foi instalada em uma das dependências da casa paroquial.

Em 1945, a casa paroquial foi ampliada sendo construída uma sala que serviria para as reuniões das associações ligadas à Igreja e para as aulas de catecismo, entre outras atividades.

Moacir Andrade

Com o crescimento do número de fiéis, em 1946, os redentoristas decidiram erguer um novo templo, o qual seria provisório até que se pudesse edificar uma então basílica digna da Rainha do Brasil. O lançamento da pedra fundamental dessa igreja foi no dia 22 de junho de 1947.

A construção do atual Santuário de Nossa Senhora Aparecida teve início em 1954 sendo inaugurada três anos mais tarde. O projeto é de autoria do então amazonense Moacir Andrade. Executado pela empresa Sociedade de Obras Limitada, sob a então responsabilidade do engenheiro José Florêncio, irmão do médico e escritor acreano Djalma da Cunha Batista.

O templo possui, em seu interior, imitações de mármore, assim instaladas por José Gaspar. Para a inauguração, uma imagem da Santa foi trazida por Dom Antônio Macedo, à época, bispo auxiliar de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, cardeal de São Paulo e diretor da então Basílica Nacional de Aparecida/SP.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida localiza-se na rua Comendador Alexandre Amorim, no bairro homônimo, Zona Sul. Sua elevação à então categoria de Santuário Arquidiocesano, ocorreu em 12 de outubro de 2007, em meio às comemorações do dia da Santa. Todos os anos, nesse mesmo dia, a Paróquia realiza uma procissão pelas ruas do bairro.

 

Foto: Durango Duarte.

Foto: Fabio Nutti.

Acervo: Museu da Paróquia.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,