Vista aérea da Praça João Pessoa ou Praça da Bola do Olímpico.
Os trabalhos de terraplenagem dessa Praça foram então iniciados em 1950. Localizada no cruzamento da avenida então Constantino Nery com a
Boulevard Amazonas, atual avenida Álvaro Botelho Maia. Há documentos que também a mencionam assim como Praça Ajuricaba.
Em 1952, esse logradouro passou assim por uma remodelação. E, no ano seguinte, por meio da Lei Municipal 472, de 1º de dezembro de 1953, teve seu nome assim oficializado como Praça João Pessoa.
Em 1968, recebeu o chafariz de ferro e a estátua que estavam no Jardim Ajuricaba de Menezes, na então Praça Oswaldo Cruz. Devido às obras realizadas na então avenida Constantino Nery pelo prefeito Jorge Teixeira em 1975, essa Praça foi extinta e, no local, ficou apenas a estátua.
Antes de ser destruída, se chamou de Praça da Bola do Olímpico, em referência ao então clube social de mesmo nome situado nos seus arredores.
Hoje, tanto o chafariz quanto a escultura estão instalados no então jardim existente na Bola do Eldorado, no bairro Parque Dez de Novembro.
Foto: Correia Lima.
Acervo: Eduardo Braga.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Curiosidade de Manaus, Durango Duarte, Foto Antiga de Manaus, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Praça João Pessoa ou Praça da Bola do Olímpico