Cartão Postal da Praça Roosevelt e Heliodoro Balbi
Essa área fazia parte da então Praça da Constituição, sendo dividida em duas seções na administração do governador Eduardo Ribeiro. Recebeu nomenclatura diferenciada de sua origem somente em 1930, na então administração municipal de Sérgio Pessoa, quando passou a se chamar Jardim Carneiro dos Santos.
A denominação Praça Roosevelt é uma homenagem ao então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Roosevelt. Sendo dada pelo prefeito Antônio do Couto Valle, por meio do Decreto-Lei 258, de 1º de agosto de 1945. Por conta de um projeto de Coriolano Durand um pequeno coreto, em formato de templo grego, e composto por colunas que sobraram do Teatro Amazonas teve sua instalação na área. Na administração do prefeito Manoel Ribeiro, esse espaço foi reunificado a sua praça de origem, condição que mantém até os dias de hoje.
Acervo: Coronel Roberto Mendonça.
Imagem retirada do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Cartão Postal da Praça Roosevelt e Heliodoro Balbi, Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente