Ponte Juscelino Kubitschek

Ponte Juscelino Kubitschek

Vista aérea da Ponte Juscelino Kubitschek, com a ponte Ephigênio de Salles mais abaixo, em paralelo. No canto superior esquerdo, vê-se a Ponte São Benedito.

O Lançamento da Pedra Fundamental

A construção de uma ponte ligando o bairro Cachoeirinha ao Educandos, seguindo o prolongamento da Presidente Castelo Branco, foi no sugestão do governo de Álvaro Maia em 1951. O lançamento da pedra fundamental da obra ocorreu no ano seguinte, em 31 de janeiro, como parte das comemorações do primeiro aniversário daquela administração estadual.

Sua primeira denominação foi Ponte Álvaro Maia, nomenclatura que aparece na Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa em 15 de março de 1953. As obras, ficaram paralisadas devido a problemas de administração na Comissão de Estradas de Rodagem – Cera, responsável pela execução do projeto.

O assunto voltou à tona somente em 1957, quando o governador já era Plínio Coelho. Nesse ano, pretendia-se retomar os trabalhos de edificação com o aproveitamento dos alicerces fincados na administração anterior, a construção do tabuleiro e sua respectiva pavimentação, e, ainda a pavimentação do trecho de estrada que ligaria a Ponte a estrada dos Educandos, por meio do bairro Santa Luzia.

Sobre o Igarapé da Cachoeirinha

Entretanto, a concorrência pública para a edificação da Ponte, realizada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Amazonas – DER-Am, antiga Cera, somente aconteceu no final de 1957, em 21 de novembro, sendo vencedora a empresa paraense Otávio Bittencourt Pires.

O reinício da construção da ponte de concreto armado sobre o então igarapé da Cachoeirinha ocorreu em 1958. Suas medidas originais eram de 135,50 metros de comprimento total, divididos em cinco vãos, sendo três de trinta metros e dois de 22,75. Ainda em obras, aparece, nas matérias publicadas em periódicos da época, com a denominação Ponte Juscelino Kubitschek, homenagem prestada ao então presidente da República, o mineiro Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Complexo Viário do Igarapé do Quarenta

Apesar de a maior parte das obras terem sido realizadas na administração de Plínio Coelho, a Ponte teve sua finalização e inauguração pelo governador Gilberto Mestrinho, em 1º de maio de 1959. A Ponte Juscelino Kubitschek, assim como a Ephigênio de Salles, também passou por reformas em 2005, devido ao Prosamim.

Em 2008, teve sua interdição novamente pelo Governo do Estado para obras de adequação ao então Complexo Viário do Igarapé do Quarenta. As adaptações preveem, para os próximos anos, a construção de duas passagens inferiores nas ruas São João, no Educandos, e Antimari, no Cachoeirinha, com alças viárias que servirão de ligação aos bairros circunvizinhos.

PONTE SÃO BENEDITO DA MAUÉS

Ponte de concreto construída sobre o então igarapé do Quarenta, entre as ruas Maués, no bairro Cachoeirinha, e São Benedito, no Morro da Liberdade. Sua construção teve início no final de 1978, na administração municipal de Jorge Teixeira, pela Construtora Andrade Gutierrez.

Teve sua inauguração em 22 de março de 1979. Com as obras do Complexo Viário do Igarapé do Quarenta outra ponte deverá assim ser construída em seu lugar, mais alta que a atual. Assim como está sendo feito nas cabeceiras da Juscelino Kubitschek, deveriam ser edificadas duas alças, de retorno e de entrada, para os bairros adjacentes.

Acervo: Agecom

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,