Nave Central da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Bairro de Constantinópolis
A primeira capela erguida em Manaus em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve sua construção em 1928 pela então Sociedade Beneficente Sportiva de Constantinópolis sendo subordinada à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.
A capela – de madeira e palha – era pequena, o que assim impossibilitava a realização de missas em seu interior. Por esse motivo, os fiéis tinham que se deslocar de Constantinópolis, atual bairro Educandos, para a igreja dos Remédios, no Centro.
Vale lembrar que, àquela época, Constantinópolis – assim como o bairro São Raimundo – também ficava separado da Cidade por um igarapé. Somente em ocasiões importantes é que um padre ia àquele lugar para as celebrações eucarísticas. As missas eram realizadas em frente à pequena capela.
Criação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Anos depois, por reunir as condições necessárias para se tornar uma paróquia, esse bairro passou assim a ser considerado, pela Igreja Católica, um Curato. Em 6 de janeiro de 1940, o padre Antônio Plácido de Souza teve sua nomeação para a cura dessa Igreja. Nesse mesmo ano, teve inicio a construção de um templo de madeira, com duas torres, para substituir a antiga ermida.
No ano seguinte, em 15 de dezembro de 1941, o então bispo diocesano Dom João da Mata de Andrade e Amaral decretou a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O início das obras de construção da igreja de alvenaria – com apenas uma torre e diversas ampliações – ocorreu em 1946. A segunda torre foi erguida anos mais tarde.
Entre as realizações do então padre Antônio Plácido nessa Igreja – localizada na rua Inocêncio de Araújo – destacam-se a criação do Instituto de Obras Sociais de Educandos e da Casa do Pobre.
Também foi ele o responsável pela organização – em 29 de junho de 1949 – da então primeira procissão em homenagem a São Pedro, Padroeiro dos Pescadores.
O dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é então festejado em 27 de junho, com missa e procissão pelas ruas do bairro.
Foto: Fabio Nutti.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Nave Central da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro