Monumento quando instalado na avenida Floriano Peixoto
A construção de uma estátua em homenagem ao então marechal Floriano Peixoto foi autorizada pela Lei Estadual 126, de 2 de setembro de 1895. Na praça cujo nome também lhe homenageava. Floriano foi presidente da República entre 1891-1894. O crédito para efetivar o projeto teve concessão seis anos mais tarde, por meio da Lei 220, de 1º de julho de 1901.
Apesar dessa iniciativa, somente seis décadas depois, em 7 de setembro de 1966, que o prefeito Paulo Nery inauguraria o busto – homenagem da então Polícia Militar do Estado ao Marechal de Ferro. O local escolhido para sua instalação foi o canteiro central da avenida Floriano Peixoto, na confluência com as ruas dos Andradas e Doutor Moreira – área oriunda da antiga praça Marechal Thaumaturgo.
O monumento era assim composto por um pedestal e um busto em bronze. Essa escultura encontra-se, atualmente, instalada em um dos jardins laterais da então Catedral de Nossa Senhora da Conceição, sem identificação alguma.
Acervo: Moacir Andrade.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Monumento em Homenagem ao Marechal Floriano Peixoto