Monumento ao Escritor Ferreira de Castro

Monumento ao Escritor Ferreira de Castro

Monumento original instalado na praça Heliodoro Balbi, na década de 1980

Monumento ao Escritor Ferreira de Castro

O monumento em homenagem ao escritor português José Maria Ferreira de Castro teve sua inauguração na praça Heliodoro Balbi (da Polícia). Em  6 de setembro de 1986, data em que também aconteceu a reinauguração daquele logradouro pelo então governador Gilberto Mestrinho.

Composto por uma escultura, em bronze, da cabeça do escritor e uma placa comemorativa aos vinte anos de atividade no Amazonas da então União Brasileira dos Escritores – UBE, esse marco foi construído por iniciativa da Associação Internacional dos Amigos de Ferreira de Castro – AIFCastro, cujo presidente, Eurico de Andrade Alves, esteve em Manaus naquele mesmo ano.

De sua estrutura original, resta-lhe apenas a escultura da cabeça. A qual foi restaurada em 2007 e colocada assim em exposição no Centro Cultural Povos da Amazônia – CCPA. Junto a outros dois monumentos: o de Bruno de Menezes e o de D. Pedro I. Atualmente, a peça retornou ao seu local de origem, na então praça Heliodoro Balbi, logradouro que foi reaberto ao público em 25 de março de 2009.

Acervo: A Crítica.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,