Monumento original instalado na praça Heliodoro Balbi, na década de 1980
Monumento ao Escritor Ferreira de Castro
O monumento em homenagem ao escritor português José Maria Ferreira de Castro teve sua inauguração na praça Heliodoro Balbi (da Polícia). Em 6 de setembro de 1986, data em que também aconteceu a reinauguração daquele logradouro pelo então governador Gilberto Mestrinho.
Composto por uma escultura, em bronze, da cabeça do escritor e uma placa comemorativa aos vinte anos de atividade no Amazonas da então União Brasileira dos Escritores – UBE, esse marco foi construído por iniciativa da Associação Internacional dos Amigos de Ferreira de Castro – AIFCastro, cujo presidente, Eurico de Andrade Alves, esteve em Manaus naquele mesmo ano.
De sua estrutura original, resta-lhe apenas a escultura da cabeça. A qual foi restaurada em 2007 e colocada assim em exposição no Centro Cultural Povos da Amazônia – CCPA. Junto a outros dois monumentos: o de Bruno de Menezes e o de D. Pedro I. Atualmente, a peça retornou ao seu local de origem, na então praça Heliodoro Balbi, logradouro que foi reaberto ao público em 25 de março de 2009.
Acervo: A Crítica.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Monumento ao Escritor Ferreira de Castro