Imagem mostra a localização da antiga Praça Paysandu ficava entre as atuais ruas Saldanha Marinho, Henrique Martins, Joaquim Sarmento e Eduardo Ribeiro, no Centro. Algumas delas recebiam outro nomes como Cinco de Setembro, Conceição, e Comendador Clementino.
Em 1880, a Assembleia Provincial autorizou o então presidente da província, José Clarindo de Queiroz a aterrar a área da extinta praça. A Assembleia Provincial autorizou o então presidente José Clarindo de Queiroz a aterrar essa área. Apesar de autorizado, as obras só começaram em 1881, sendo executada por Manuel Joaquim Pereira de Sá.
Já em 1883, ao escrever sua Mensagem Anual o então presidente provinciano no período, José Paranaguá sugeriu que o então futuro Teatro Provincial – atual Teatro Amazonas, fosse construído na área dessa Praça, o que não chegaria a ocorrer.
Ainda em 1883, em sessão da Câmara Municipal, de 17 de agosto, foi denominada Praça Cinco de Setembro – designação que, anos mais tarde, foi adotada pela praça da Saudade. A Localização da Praça Paysandu ficou apenas nos registro da história, já que seu seu terreno foi loteado e ela desapareceu ao longo dos anos.
Acervo: Biblioteca do Exército (RJ).
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Antigas Praças Riachuelo e Paysandu, Curiosidade de Manaus, Durango Duarte, Foto Antiga de Manaus, Fotografias, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, Instituto Durango Duarte, Localização da Antiga Praça Paysandu, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente