Interior do Museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Interior do Museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Imagem mostra o interior do Museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Em 1980, o Papa João Paulo II visitou Manaus e o governador José Lindoso decretou que os objetos usados pelo líder religioso fossem tombados.

Além disso, autorizou a criação de um museu de artes sacras para guardar todos os objetos que o líder da Igreja Católica usou em sua passagem por Manaus, conforme matéria publicada no Jornal do Commercio, de 17 de julho daquele mesmo ano.

Porém, a criação do Museu de Artes Sacras do Amazonas, naquele período, não se consolidou. Entretanto, sua instalação aconteceu 20 anos depois, em 25 de dezembro de 2000, logo após a restauração da Igreja Matriz.

Atualmente, é possível encontrar todos os objetos das artes sacras no interior do museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Quem administra o local é a Arquidiocese de Manaus. Em seu acervo, além dos utensílios aqui utilizados por João Paulo II em 1980, os paramentos e as vestes litúrgicas utilizadas nas celebrações também ficam guardadas.

Foto: Fabio Nutti.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,