Imagem mostra o interior do Museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Em 1980, o Papa João Paulo II visitou Manaus e o governador José Lindoso decretou que os objetos usados pelo líder religioso fossem tombados.
Além disso, autorizou a criação de um museu de artes sacras para guardar todos os objetos que o líder da Igreja Católica usou em sua passagem por Manaus, conforme matéria publicada no Jornal do Commercio, de 17 de julho daquele mesmo ano.
Porém, a criação do Museu de Artes Sacras do Amazonas, naquele período, não se consolidou. Entretanto, sua instalação aconteceu 20 anos depois, em 25 de dezembro de 2000, logo após a restauração da Igreja Matriz.
Atualmente, é possível encontrar todos os objetos das artes sacras no interior do museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Quem administra o local é a Arquidiocese de Manaus. Em seu acervo, além dos utensílios aqui utilizados por João Paulo II em 1980, os paramentos e as vestes litúrgicas utilizadas nas celebrações também ficam guardadas.
Foto: Fabio Nutti.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Curiosidade de Manaus, Durango Duarte, Fatos e Datas Históricas, Foto Antiga de Manaus, Fotografias, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, Instituto Durango Duarte, Interior do Museu da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Jornal do Commercio, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente