Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Fachada da igreja de Nossa Senhora de Fátima

Devoção a Nossa Senhora de Fátima

Até o final da década de 1930, as atividades religiosas do então bairro Praça 14 de Janeiro eram de responsabilidade da Paróquia de São Sebastião. A celebração de uma missa campal, realizada naquele bairro no dia 13 de maio de 1939, despertou na comunidade a vontade de construir um templo em honra e devoção a Nossa Senhora de Fátima.

A primeira capela em homenagem à Santa foi erguida em um terreno doado pelo então comerciante Antônio Caixeiro, em atendimento ao pedido do frei José de Leonissa. Era toda em madeira e funcionou até meados de 1960 no local onde hoje existe a casa paroquial da Igreja.

Primeiro vigário o padre Ilvo Santo Roratt

O lançamento da pedra fundamental do novo templo ocorreu em 13 de outubro de 1942 – apesar de existir uma placa guardada na própria Paróquia que indica o ano de 1941 para o início da obra –, em um terreno doado pela Prefeitura de Manaus. A conclusão das obras ocorreu em 1975.

Em 12 de maio de 1974, tornou-se Paróquia, sendo seu primeiro vigário o padre Ilvo Santo Roratt. Da então Sociedade do Apostolado Católico, também conhecidos como palotinos.

De acordo com uma placa existente na própria igreja, cinco anos mais tarde, em 13 de maio de 1982, o arcebispo metropolitano Dom Milton Corrêa Pereira elevou esse templo à categoria de Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Contudo, o documento que poderia comprovar essa ereção canônica não existe nos arquivos da Arquidiocese de Manaus.

O dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima é 13 de maio, com procissão e missa. Entre os meses de junho e outubro, sempre no dia 13 – consagrado às aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos –, são então realizadas novenas.

A igreja localiza-se assim na avenida Tarumã, no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul da Cidade.

 

Foto: Durango Duarte, Arquivo Público Municipal e Fabio Nutti.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , ,