Em primeiro lugar, trata-se da imagem de uma área da então antiga Praça da Alegria, que tinha início na Rua Brasileira (atual Av. Sete de Setembro) e se estendia até ao antigo Igarapé da Olaria.
Além disso, com o aterro do antigo Igarapé da Olaria, na década de 1860, a área nomeada Praça da Imperatriz ocorreu em homenagem a Imperatriz Thereza Cristina, esposa de Dom Pedro II.
Muda a denominação de todo o logradouro em 1890, para Praça XV de Novembro em homenagem a República nascente um ano antes.
Em segundo lugar, em 1893, as casas dessa região, desapropriadas pelo governador Eduardo Ribeiro, as remodela definitivamente em toda área da Praça XV até a região da atual Av. Floriano Peixoto, mudando todo layout urbano com novas praças e intervenções urbanísticas. Gravura da década de 1880.
Foto: Coleção Ed Lincon. Fonte: Roberto Souza.
Tags: Amazonas, Curiosidade de Manaus, Dom Pedro II, Durango Duarte, Foto Antiga de Manaus, Fotografias, Fotos de Manaus, Fotos de Manaus antiga, Gravura da Praça XV de Novembro, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, Igarapé da Olaria, Imperatriz Thereza Cristina, Instituto Durango Duarte, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Praça da Alegria