Manaus possui uma variedade de museus e a Galeria Olímpica de Roberto Gesta é um deles.
O então presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta, construiu um museu em sua residência, onde guardava a segunda maior coleção olímpica do mundo. Ficando atrás apenas da coleção do próprio Comitê Olímpico Internacional-COI, em Lausanne, na Suíça.
O acervo da Galeria Olímpica de Roberto Gesta possui tochas, selos, porcelanas, mascotes, camisas, medalhas e pôsteres dos Jogos Olímpicos desde 1896 até 2008. A peça de maior destaque, é a medalha de ouro da Olimpíada de 1916, que nem mesmo o COI possui. Sendo que a Olimpíada de 1916, que estava programada para acontecer na cidade de Berlin, na Alemanha, não aconteceu devido o início da Primeira Guerra Mundial.
Foto: Thiago Duarte.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Curiosidade de Manaus, Durango Duarte, Fatos e Datas Históricas, Fotografias, Fotos de Manaus, Galeria Olímpica de Roberto Gesta, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente