Fachada da Igreja Dom Bosco

Fachada da Igreja Dom Bosco

Imagem mostra a fachada da igreja Dom Bosco que tem sua origem relacionada com a chegada dos padres da Pia Sociedade de São Francisco de Salles em Manaus, no dia 24 de julho de 1921. O bispo Dom João Irineu Joffily pediu que os padres fundassem o então Colégio Dom Bosco.

Antes de tudo, os salesianos desenvolviam suas atividades na região do rio Negro desde 1914. Eles se instalaram, inicialmente, em prédio em construção na avenida Epaminondas em um prédio em construção. O local se tornou, posteriormente, a sede do Palácio Episcopal.

Seis anos após o início das atividades do Colégio, as obras para a construção da primeira capela, em 1927. Toda em madeira, a pequena capela tinha a fachada em alvenaria e que, posteriormente, substituiu toda a estrutura da igreja.

Ao contrário das outras paróquias, a Paróquia Dom Bosco que possui o caráter territorial e atende o Colégio Dom Bosco, assim conseguindo alcançar a sua elevação à categoria de Paróquia Pessoal para atender, exclusivamente, a sua comunidade escolar.

No dia 28 de agosto, em 1993, ocorreu a inauguração da atual igreja. Já na fachada da Igreja Dom Bosco é possível ver os detalhes arquitetônicos de diferentes da obra anterior.

Foto: Thiago Duarte.

Acervo: João Bosco Araújo | Colégio Dom Bosco.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,