Fachada da Igreja de Santa Luzia

Fachada da Igreja de Santa Luzia

A imagem acima mostra a fachada da Igreja de Santa Luzia.

As atividades religiosas realizadas no então bairro Presidente Vargas – conhecido, ainda hoje, como Matinha –, Zona Sul, eram de responsabilidade dos padres redentoristas. O primeiro prédio da Igreja de Santa Luzia teve sua inauguração no dia 4 de junho de 1944, data de comemoração do aniversário do templo.

A construção da atual igreja teve início em 1952, em um trabalho conjunto dos redentoristas com os moradores, sendo assim inaugurada no ano seguinte, em 6 de dezembro de 1953.

Sua elevação à categoria de Paróquia ocorreu no dia 25 de agosto de 1986 pelo arcebispo Dom Clóvis Frainer. Seu primeiro pároco foi o então padre Luiz Kirschnner.

Após mais de meio século de trabalho dos redentoristas à frente das atividades dessa Igreja, em 1995, a então Arquidiocese de Manaus assumiu a Paróquia de Santa Luzia.

Decorridos três anos, suas atividades pastorais e administrativas foram repassadas assim aos Presbíteros Diocesanos. A igreja está então localizada na rua da Legião e o dia dedicado à Santa Luzia é 13 de dezembro, principal festa dessa Paróquia. Ocorrem as celebrações de três missas, seguidas de procissão e missa campal. Todos os meses, sempre no dia 13, ocorre a tradicional novena.

Foto: Fabio Nutti.

Acervo: Frank Lima.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,