A imagem acima mostra a fachada da Igreja de Santa Luzia.
As atividades religiosas realizadas no então bairro Presidente Vargas – conhecido, ainda hoje, como Matinha –, Zona Sul, eram de responsabilidade dos padres redentoristas. O primeiro prédio da Igreja de Santa Luzia teve sua inauguração no dia 4 de junho de 1944, data de comemoração do aniversário do templo.
A construção da atual igreja teve início em 1952, em um trabalho conjunto dos redentoristas com os moradores, sendo assim inaugurada no ano seguinte, em 6 de dezembro de 1953.
Sua elevação à categoria de Paróquia ocorreu no dia 25 de agosto de 1986 pelo arcebispo Dom Clóvis Frainer. Seu primeiro pároco foi o então padre Luiz Kirschnner.
Após mais de meio século de trabalho dos redentoristas à frente das atividades dessa Igreja, em 1995, a então Arquidiocese de Manaus assumiu a Paróquia de Santa Luzia.
Decorridos três anos, suas atividades pastorais e administrativas foram repassadas assim aos Presbíteros Diocesanos. A igreja está então localizada na rua da Legião e o dia dedicado à Santa Luzia é 13 de dezembro, principal festa dessa Paróquia. Ocorrem as celebrações de três missas, seguidas de procissão e missa campal. Todos os meses, sempre no dia 13, ocorre a tradicional novena.
Foto: Fabio Nutti.
Acervo: Frank Lima.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Curiosidade de Manaus, Durango Duarte, Fachada da Igreja de Santa Luzia, Foto Antiga de Manaus, Fotografias, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, Igreja de Santa Luzia, Instituto Durango Duarte, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente