Biblioteca Setorial Manoel Bastos Lira

Biblioteca Setorial Manoel Bastos Lira

Estantes da Biblioteca Setorial Professor Manoel Bastos Lira, na Faculdade de Ciências da Saúde.

O atual sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas possui uma provedora, a então Biblioteca Central – BC, e mais oito setoriais. A Biblioteca Central teve sua criação em 12 de setembro de 1974, na gestão do reitor Anderson Pereira Dutra. E é responsável pelo controle de catalogação, pela classificação e pela distribuição do acervo bibliográfico e audiovisual de todas as bibliotecas setoriais.

Funciona, atualmente, no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde, localizado na avenida Waldemar Pedrosa, n. 1.033 A, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul. Entretanto, há alguns setores da BC no Campus Universitário, instalados no prédio da Faculdade de Estudos Sociais – FES.

As oito unidades setoriais que fazem parte da então Biblioteca Central da Ufam são: a Biblioteca Setorial do Campus, a da Faculdade de Tecnologia, a do Minicampus, a da Escola de Enfermagem, a de Ciências da Saúde – denominada Professor Manoel Bastos Lira –, a do Curso de Farmácia, a da Faculdade de Direito e a do Museu Amazônico.

A Biblioteca Central também está assim conectada às unidades dos campi avançados existentes no interior do Estado: Benjamin Constant, Itacoatiara, Coari, Parintins, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira. Atualmente, o acervo total da BC é formado por, aproximadamente, 227 mil títulos.

Foto: Fabio Nutti.

Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

 

Tags: , , , , , , , , ,