Fachada principal da Biblioteca Estadual do Centro Cultural Thiago de Mello
Criada por meio do Decreto Estadual 24.150, de 12 de abril de 2004, a então Biblioteca Estadual do Centro Cultural Thiago de Mello teve sua inauguração, oficialmente, em 8 de março de 2004 e funciona na avenida Autaz Mirim, n. 9.018, bairro Cidade Nova, Zona Norte da Cidade.
O seu acervo contém mais de trinta mil títulos, distribuídos assim em oito salas temáticas: biblioteca infantil, biblioteca dos ensinos Fundamental e Médio, biblioteca juvenil, biblioteca do professor e da Melhor Idade, sala Amazoniana, hemeroteca, sala Troca – Troca e laboratório de internet.
THIAGO DE MELLO 30-3-1926
Amadeu Thiago de Mello nasceu em Barreirinha/AM e seus primeiros estudos foram realizados em Manaus. Ingressou na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, mas deixou o curso no 4º ano para dedicar-se à poesia e ao jornalismo. É um dos poetas mais renomados e mais traduzidos do País. Alguns de seus livros estão editados em francês, inglês, alemão e espanhol. Uma de suas principais obras, Os estatutos do homem, teve sua publicação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco em mais de trinta idiomas. Iniciou assim sua vida literária em 1951 com o livro de poemas Silêncio e palavra. Ingressou na Academia Amazonense de Letras em 1954, sendo então empossado na Cadeira de número 29. Nos anos 1960, por causa da ditadura militar, exilou-se no Chile. Em 1999, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Campo de milagres.
Foto: Maurília Gomes.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Biblioteca Estadual do Centro Cultural Thiago de Mello, Durango Duarte, Foto Antiga de Manaus, Fotografias, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente