Interior da Biblioteca Émina Barbosa Mustafa
Criada e mantida pelo então Serviço Social da Indústria no Amazonas – Sesi-Am. A Biblioteca Émina Barbosa Mustafa teve sua inauguração no dia 28 de setembro de 1980. Funciona no Clube do Trabalhador do Amazonas – CTAM, localizado na avenida Cosme Ferreira, n. 7.399, bairro São José Operário, Zona Leste.
Essa Biblioteca, que dispõe também de internet, tem assim um acervo de mais de quatro mil títulos e uma videoteca com 250 fitas VHS. A consulta local aos livros é permitida somente às pessoas que possuem a carteira de sócio do Clube do Trabalhador. Entretanto, apenas os títulos de Literatura podem ser emprestados.
ÉMINA BARBOSA MUSTAFA 30-11-1926
Natural da cidade de Lábrea/AM, Émina Barbosa Mustafa formou-se como professora pelo Instituto de Educação do Amazonas – IEA e graduou-se como advogada pela então Faculdade de Direito do Amazonas, que hoje faz parte da Ufam.
Em 1951, ingressou no Sesi-Am, onde permaneceu por 41 anos. Passou então por todos os escalões técnicos e administrativos dessa instituição até chegar aos cargos de diretora da Divisão Socioeducacional, superintendente do Departamento Regional e coordenadora das Delegacias do Acre e Roraima. Em 8 de agosto de 1975, na gestão do governador Henoch Reis, assumiu o cargo de subsecretária estadual de Educação e Cultura e foi titular dessa Pasta entre 10 de janeiro de 1978 e 15 de março de 1979.
Foto: Fabio Nutti.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Biblioteca Émina Barbosa Mustafa, Durango Duarte, ÉMINA BARBOSA MUSTAFA, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, Instituto Durango Duarte, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente