Grande Hotel
Imagens do antigo prédio do Grande Hotel e seu restaurante, que ficava na então rua Municipal, atual Sete de Setembro esquina com a Marechal Deodoro.
O prédio onde o restaurante funcionava tinha dois andares e era de propriedade do então italiano Antônio Borsa, que havia anunciado em 1907 uma reforma no antigo Grande Hotel.
Em 1912, aconteceu um leilão dos móveis e utensílios do Grande Hotel, porém, dois anos depois, uma nova reforma foi aconteceu e o hotel voltou a funcionar. Com a capacidade ampliada para, aproximadamente, cem apartamentos. Três décadas depois, em 1943, o então proprietário do hotel, Ramon Telles, vendeu-o para Craveiro Frota, que o reinaugurou em 10 de outubro daquele ano.
Durante a primeira metade do século XX, o Grande Hotel configurou-se como um dos principais hotéis de Manaus, mas perdeu essa condição com o surgimento do Hotel Amazonas, em 1951. Mesmo assim, continuaria funcionando até os primeiros anos da década de 1970, quando foi vendido. Atualmente, o prédio está ocupado por uma loja de departamentos.
Vista da fachada do prédio do Grande Hotel. In: Álbum Vistas de Manaus, [s. n.].
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Antigo Prédio do Grande Hotel e seu Restaurante, Antônio Borsa, Av. Sete de Setembro, Curiosidade de Manaus, Durango Duarte, Foto Antiga de Manaus, Fotografias, Fotos de Manaus, Grande Hotel, Grande Hotel de Propriedade do italiano Antônio Borsa, Grande Hotel e seu Restaurante, História de Manaus, História do Amazonas, Hotel, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, Instituto Durango Duarte, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Rua Municipal