Antiga Capela de Nossa Senhora Auxiliadora

Antiga Capela de Nossa Senhora Auxiliadora

Imagem mostra a antiga capela de Nossa Senhora de Auxiliadora durante uma procissão. A capela ficava na escola de mesmo nome, na rua Silva Ramos, no centro de Manaus.

A criação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora inicia em 1930. Quando, em 26 de fevereiro desse ano, chegaram, a nossa Cidade, oriundas do Estado de São Paulo, nove irmãs da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Isso para fundarem em Manaus, em Yauaretê e em Porto Velho/RO as obras salesianas, solicitação feita pelo bispo diocesano Dom Basílio Pereira.

A pedra fundamental da capela que, a princípio, tinha uma urna de mármore com diários oficiais e exemplares do Jornal do Commercio e do periódico O Jornal. Tinha também moedas de prata, níquel e bronze tem como data de inauguração o dia 24 de janeiro de 1932.

Aliás, segundo o histórico do próprio Colégio, a inauguração da antiga capela de Nossa Senhora Auxiliadora aconteceu no dia 24 de dezembro de 1933. Contudo, no livro “Cronologia Eclesiástica da Amazônia” publicado em 1952, o momento foi em 24 de setembro de 1933. Por fim, a atual capela da igreja tem como data de inauguração o dia 15 de maio de 1974, além de que sua última reforma ocorreu no ano de 2006, quando foi climatizada.

Imagem e conteúdos retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.

In: Jornal A Crítica, de 19.05.1974.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,