Imagem mostra a antiga capela de Nossa Senhora de Auxiliadora durante uma procissão. A capela ficava na escola de mesmo nome, na rua Silva Ramos, no centro de Manaus.
A criação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora inicia em 1930. Quando, em 26 de fevereiro desse ano, chegaram, a nossa Cidade, oriundas do Estado de São Paulo, nove irmãs da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Isso para fundarem em Manaus, em Yauaretê e em Porto Velho/RO as obras salesianas, solicitação feita pelo bispo diocesano Dom Basílio Pereira.
A pedra fundamental da capela que, a princípio, tinha uma urna de mármore com diários oficiais e exemplares do Jornal do Commercio e do periódico O Jornal. Tinha também moedas de prata, níquel e bronze tem como data de inauguração o dia 24 de janeiro de 1932.
Aliás, segundo o histórico do próprio Colégio, a inauguração da antiga capela de Nossa Senhora Auxiliadora aconteceu no dia 24 de dezembro de 1933. Contudo, no livro “Cronologia Eclesiástica da Amazônia” publicado em 1952, o momento foi em 24 de setembro de 1933. Por fim, a atual capela da igreja tem como data de inauguração o dia 15 de maio de 1974, além de que sua última reforma ocorreu no ano de 2006, quando foi climatizada.
Imagem e conteúdos retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
In: Jornal A Crítica, de 19.05.1974.
Tags: Antiga Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, Colégio Nossa Senhora de Auxiliadora, Durango Duarte, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, Instituto Durango Duarte, Jornal A Crítica, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Rua Silva Ramos