Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Ifam
Em 1909, o então presidente, Nilo Peçanha, criou nas capitais a Escola de Aprendizes Artífices, atualmente, o antigo prédio da Escola de Aprendizes Artífices deu lugar ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Ifam.
Em Manaus, essa escola profissionalizante teve sua instalação no dia 1º de outubro de 1910. Numa chácara situada nas esquinas das ruas Manicoré e Urucará, no bairro Cachoeirinha. Atendia a 33 alunos, em regime de internato, com cursos de sapataria, marcenaria, tipografia, alfaiataria e desenho.
Escola de Aprendizes Artífices
Em 1917, ela passou a funcionar na Casa de Detenção, atual Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, na av. Sete de Setembro. Um ano antes, transferiram os presos da cadeia para a sede do antigo Instituto Affonso Penna na então comunidade do Paricatuba, que atualmente faz parte do município de Iranduba.
A Casa de Detenção abrigou a Escola de Aprendizes Artífices até 1926. Pois, no ano seguinte, acabou mudando novamente de endereço para a antiga Feira Municipal da Cachoeirinha, atualmente, onde fica o Mercado Municipal Walter Rayol.
Em 1930, a Intendência Municipal transferiu ao Estado o terreno ocupado pela então praça Rio Branco, entre a avenida Sete de Setembro e as ruas Duque de Caxias, Ajuricaba e Visconde de Porto Alegre. Por sua vez, o Executivo Estadual repassou o logradouro à União para que ali construísse a sede própria da Escola de Aprendizes Artífices.
No ano de 1937, a instituição de ensino começou a oferecer cursos para o setor industrial, mudando de nome além de mudar de nome Lyceu Industrial de Manaus.
Institutos Federais
A inauguração do então edifício de dois andares da escola, aconteceu no dia 10 de novembro de 1941. Com pavilhões para as oficinas, salas de aula, administração, quadra de esportes e o Museu Moacir Andrade – instalado no local que, antes, serviu de residência aos diretores dessa Escola.
Antes de receber a nomenclatura atual, foi denominada, Escola Técnica de Manaus – ETM, em 1942, e então Escola Técnica Federal do Amazonas – Etfa, em 1965. Na década de 1980, essa sigla foi alterada para Etfam.
A denominação Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – Cefet-Am foi então adotada em 26 de março de 2001. Quando passou assim a oferecer, além da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio, cursos superiores de Tecnologia e Licenciatura.
Em 2008, com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a criação dos institutos federais, o então Centro Federal e as escolas agrotécnicas federais de Manaus e de São Gabriel da Cachoeira passaram a integrar a estrutura multicampi do Ifam. O antigo prédio do Cefet-Am, na avenida Sete de Setembro, n. 1.975, serve, nos dia de hoje, como unidade sede dessa nova instituição federal.
In: Álbum Manaus, [s.n.]. Governo de Álvaro Maia.
Imagem e texto retirados do livro Manaus, entre o passado e o presente do escritor Durango Duarte.
Tags: Amazonas, Antigo Prédio da Escolas de Aprendizes Artífices, Av. Sete de Setembro, Bairro da Cachoeirinha, Casa de Detenção, Ciência e Tecnologia, Curiosidade de Manaus, Durango Duarte, Escola de Aprendizes Artífices, Foto Antiga de Manaus, Fotografias, Fotos de Manaus, História de Manaus, História do Amazonas, Iconografia Amazonense, Iconografia de Manaus, IDD, IFAM, Instituto Durango Duarte, Instituto Federal de Educação, Manaus, Manaus Antiga, Manaus entre o Passado e o Presente, Penitenciária Desembargador Raimundo Vidal Pessoa