A princípio, por ter sido um dos grandes proprietários de imóveis em nossa capital, merecida ter seu nome ligado a uma rua. Era o velho Zé Pedrosa, o que quer dizer que se chamava José, sendo irmão do dr. Jônatas Pedrosa, que foi Governador do Estado e era tio do então, ministro Waldemar Pedrosa.
Nunca se meteu em política ou dela colheu frutos. Seu mundo eram as suas casas. Como esta onde fica a Usina Alegria, da Joaquim Nabuco à Treze de Maio, hoje Presidente Vargas. Quase tudo aquilo era dele, e tudo muito bem cuidado.
Falamos que ele merecia ter nome em uma rua, mas a rua que era dele, ou melhor, a Villa Pedrosa, onde todas as casas e terrenos foram de sua propriedade, que tinha até portão pela Joaquim Nabuco e Treze de Maio, mudaram para rua Rotary.
Mas a lembrança do velho Zé Pedrosa ainda resiste ao passar dos anos. E algum dia a vila que teve seu nome talvez lhe faça justiça.
Coluna A Cidade em Foto do Jornal A Gazeta, 05 de junho de 1964.
Tags: 1964, A Cidade em Foto, A Gazeta, Amazonas, Curiosidade de Manaus, Dr. Waldemar Pedrosa, Durango Duarte, Foto Antiga de Manaus, Governador do Estado, História de Manaus, Iconografia de Manaus, IDD, Imprensa de Manaus, Instituto Durango Duarte, Jônatas Pedrosa, Manaus, Usina Alegria, Villa Pedrosa, Zé Pedrosa