O jogo de dominó na Boate Salto Alto

O jogo de dominó na Boate Salto Alto

“Ocorre na Duque de Caxias, como acontece em toda a cidade. Do bairro da Aparecida ao antigo Imboca, do Mercado Grande à Vila Municipal, hoje Adrianópolis. No ‘passe e bate’ ou ‘ilustrado’, cada um para si’ ou de parceirada. Valendo alguma coisa ou na ‘lei do pato’ como simples passatempo.

O jogo de dominó que dizem os entendidos ser um jogo silencioso, sem barulho, sem falatórios, pois foi inventado segundo afirmam ser uns frades que cumpriam penitência de silêncio. Mesmo assim, o dominó, às vezes dá confusão, barulho, pancadaria e ninguém explica como os frades inventores terminavam suas partidas. Mas que é gostoso, não se discute.

Sujeito bom de munhecar, que joga com arte ou mesmo um pixote, sente emoção ao arrumar as vinte e oito pedrinhas. Tem jogador que faz bole, isto é trapaça no embaralhar as pedras, outros jogam fazendo sinais as apostas se fazem com pagamento adiantado, pois no bolso perde quem quer. As regras de jogo, apesar de muitas, são fáceis e bem conhecidas. Do pobre, do rico e do remediado. Em casas residenciais ou num boteco de subúrbio, o dominó é livre e atraente. Gostoso mesmo. Sem sabermos porque o local da foto, pelos informes colhidos, se chama Boate Salto Alto. ”

Coluna A Cidade em Foto do Jornal A Gazeta, 02 de julho de 1964.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,