Antiga Penitenciária da Sete de Setembro

Antiga Penitenciária da Sete de Setembro

Se o dito popular assim o diz, é que está bem dito. Foto da então Penitenciária, pra ficar bonita, tem que ser esta, do lugar do “corpo da guarda”, com sentinela à porta, de fuzil e tudo. Dando até vontade de entrar. Lá por dentro é muito diferente, com as celas, entre elas a célebre 25. Corredores sombrios, guardando muitos mistérios, histórias que nunca foram contadas e que é bem melhor nem tocar.

Foi feita quando a ideia de cadeia era castigo, e nunca a correção, recuperação do indivíduo para a sociedade. Deve ter sido um modelo à sua época. Agora está desatualizada. Não somente criminosos comuns tem ela guardado. Os idealistas da Revolução de 24 devem aí ter permanecido. Um estrangeiro que dissera ter por exemplo, a Lei do Amazonas na carteira foi ai trancafiado por ordem de um governador.

Assim contam os mais velhos e nós aceitamos para dar maior beleza ao conjunto. Como aquela do homem que a construiu e ao ser perguntado por que não cuidava melhor do Estado, respondeu: “Que quer o povo? Já fiz uma cadeia”. Além da então, Penitenciária, o povo a conhece melhor como a “Detenção”. Mais simples, não sendo porém o mais justo, que detido ali paga mesmo penitência, embora a formação humana dos diretores que por ali passam torne menos aflitiva a situação.

Portanto, em dia de eleição é muito concorrida, nela funcionando várias seções eleitorais, reunindo os alfabetizados e os semi das redondezas. Caberia em qualquer filme feito nos “States”, que contasse histórias do princípio do século. Na sua austeridade impõe respeito e temor. E também, um constrangimento para seus ocupantes.

Coluna A Cidade em Foto do Jornal A Gazeta, 03 de março de 1964.

Tags: , , , , , , , , , , ,