Primeiramente, as colunatas rendem uma homenagem à excelsa Deusa da Justiça, a imponente Themis, com sua balança e espada, simbolizando a igualdade entre os homens, que a Lei é a mesma para todos.
Histórias curiosas ocorreram no Templo de Justiça, sob o olhar atento da deusa Themis. A de um jovem que escalou as colunas e chegou até lá, arriscando a vida, para vendar-lhe os olhos. Que assistiu a transformação em sua estrutura, que o povo chamou de “Tribunal da Eneida”, desconhecido da atual geração e que a posteridade lembrará.
Que recorda grandes tribunos e talvez tenha esquecido os fracassos. Às vezes, alguns tentam ultrajá-la, quebrar a sua dureza inflexível. Mas sempre ressurge, como fênix, das cinzas, para atestar sua soberania ante o povo, como garantia da ordem e tranquilidade.
Coluna A Cidade em Foto do Jornal A Gazeta, 15 de fevereiro de 1964.
Tags: A Cidade em Foto, A Gazeta, Amazonas, Curiosidade de Manaus, Deusa Thêmis, Fachada do Palácio da Justiça, Foto Antiga de Manaus, História de Manaus, IDD, Instituto Durango Duarte, Manaus, Palácio da Justiça