O trabalho do pensador, jornalista e diretor do Jornal A tarde Aristóphano Antony está reunido neste acervo que traz vários recortes de artigos criados por ele e publicados no periódico O Jornal.

Comemoração de 1 ano da Revolução de 1964

Em sua coluna no O Jornal, quase um ano após a revolução ocorrida no Brasil, Aristóphano Antony faz um balanço dos seus principais resultados.
Visualizar

Campanhas Políticas vão Mudar após Reforma Eleitoral

Os candidatos e seus camelots, bem como os pasquineiros que fariam Aretino corar de vergonha, com insistência em democracia e liberdade.
Visualizar

Uma Análise Social sobre Comportamento

Assim é a vida. Os que são hoje afortunados, amanhã poderão, por esses reveses da sorte, serem atirados a desgraça e ao maior dos infortúneos.
Visualizar

As Eleições no Brasil em 1965

Nas próximas eleições em 1965, os discursos dos políticos, espetáculos verbais ditos em praça pública pelos que nem sabem o que é Democracia.
Visualizar

O Editorial do Estado de São Paulo Sobre a Situação Nacional

O jornal O Estado de São Paulo que se proclama o verdadeiro orientador da opinião pública brasileira. Publicou em sua edição a real situação nacional.
Visualizar

A Lei das Incompatibilidades e o Congresso Nacional

O Congresso Nacional não a aprovará, a Lei das Incompatibilidades, elaborada pelos assessores do presidente Castelo Branco.
Visualizar

Ascenção das Mediocridades na Política Brasileira

É preferível para elas o ignorante, que seja dócil, sem vontade própria e sem discernimento, ao erudito que não se deixa, sem protesto, dominar e vencer pelos velhacos da política nacional.
Visualizar

Câmara dos Deputados Tenta Aprovar Lei das Incompatibilidades

Integralmente a Lei das incompatibilidades não será aprovada como deseja a Câmara dos Deputados.
Visualizar

Lei das incompatibilidades Chega ao Congresso Nacional

Contrariamente ao esperado, a Lei das Incompatibilidades que o governo mandou para a apreciação do legislativo, não é drástica como se imaginava, mas branda.
Visualizar

As diferenças entre a República Velha e a política em 1965

Se na República Velha os defeitos eram muitos, as virtudes também existiam. Se um partido perdia, ficando na oposição, os seus elementos continuavam fieis aos seus programas.
Visualizar

Manifesto da Liga Democrática Nacional

O Manifesto da Liga Democrática Nacional deverá ser divulgado no país. Integram essa agremiação os oficiais ligados ao movimento 31 de março.
Visualizar

Os Problemas de Alimentação e Transporte na Amazônia

Eram positivas suas intenções, mas os contratempos apareceram e interromperam a execução de seu trabalho. O povo do sul não tem noção do tamanho do nosso Estado.
Visualizar

A Gestão Presidencial de João Goulart

Vai para três meses que escrevi um comentário sobre os inquéritos feitos em todo o país e que estão parados, um pouco suspeito.
Visualizar

A insatisfação dos Perseguidos pela Revolução

Achamos que há, realmente, motivo para pensarem assim, a revolução, que parecia disposta a punir corruptos e subversivos, foi sendo tolhida e acabou nada fazendo daquilo que estava previsto.
Visualizar

Anais das Casas Legislativas

Gosto de reler, sempre que posso os Anais das Casas Legislativas, dos últimos anos do Império e dos primeiros anos da República para verificar como se travavam os debates.
Visualizar

As Manifestações Populares Contra o Regime Militar

Esclareceram as notícias que os tumultos provocados pelos estudantes, numa das principais ruas de São Paulo, foi por causa da nova modalidade de tráfego de veículos.
Visualizar

Na Nova Lei Eleitoral não Será Possível a Mudança de Legenda

O candidato deveria perder o mandato, que não era seu, individualmente, mas da agremiação que o inscrevera e que pela qual disputou as eleições.
Visualizar

Solidariedade ao Governador Dorval Porto

Da revolução de abril de 1964, há também passagens pilhéricas, inclusive uma, igual a de Viriato Correia, da qual foi protagonista conhecido contraventor.
Visualizar

Marechal Castelo Branco e a Amazônia

O marechal Castelo Branco, em viagem ao Estado do Pará, discursa sobre seu ponto de vista quanto a internacionalização da Amazônia.
Visualizar

Projeto de Lei autoriza o Governo a dividir o Estado do Pará

Retalhar o Pará, para nele criar territórios, será um atentado a sua soberania, com o que discordamos os nativistas, extremados ou não.
Visualizar

A Desmoralização da Democracia Brasileira

Mas não modifica, para melhor, o seu procedimento, porque o que lhes trás é fomentar discórdias, é finalmente provocar sizânias, no entreposto a todos os aspectos errôneos.
Visualizar

Bloco Revolucionário em apoio ao Presidente Castelo Branco

Os que pertencem a este grupo parlamentar vivem sempre atentos as clarinadas do governo, prontos para servir e obedece-lo por entenderem que é bem melhor estar nas graças do situacionismo.
Visualizar

Política Romana nas Cartas a Lucílio

A auréola de certos deuses são demasiado tênues para vencer a patina do tempo que apaga, ao sopro dos ventos alíneros, a orla luminosa que lhes cinge a cabeça.
Visualizar

Consequências do Movimento de 31 de março na Política Brasileira

A João Goulart, jamais negou apoio e elementos das suas hostes, inclusive na qualidade de ministros de Estado, asseguravam cobertura ao dirigente do país.
Visualizar

O Problema Social da Mendicância em Manaus

O slogan dos mendigos, a cada instante repetido, ecoa sempre no espírito e no coração dos que não são indiferentes aos sofrimentos alheios.
Visualizar

Efeitos benéficos da Revolução de 1964

A Revolução Militar no Brasil. As Forças Armadas apresentou um saldo positivo sobre o golpe. Mas existiram erros, que devem ser lamentados.
Visualizar

Supremo Tribunal Federal poderá Rever Cassação de Mandatos

Artigo sobre a subemenda apresentada pelo deputado pessedista Nelson Carneiro concedendo poderes ao Supremo Tribunal Federal de cassação aos direitos políticos durante a Ditadura Militar.
Visualizar

A Verdade Nem Sempre Agrada a todos

Adiantava o fabulista, dentre outras coisas, que ela é o veículo da verdade, mas também a pior coisa que há no mundo, por ser a causa de todas as questões, disseminadora de erros e calúnias.
Visualizar

A Reforma do Código Eleitoral

O trabalho dos congressistas, no tocante as pretensões oficiais, será sempre em sentido contrário, a fim de não prestigiar, jamais, tudo que tiver o sinete revolucionário.
Visualizar

A Vaidade de Certos Políticos que se Acham Ídolos

Tudo nos parece e é transitório à face da terra, que gira há milênios, incessantemente, na sua marcha regular, como é mutável.
Visualizar

A Demora na Análise dos Inquéritos Policiais Militares-IPM

Continuam correndo os dias, uns lentos, outros velozes e os Inquéritos Policiais Militares que foram enviados à Justiça, vai para um ano, ainda estão sendo cozinhados em água fria.
Visualizar

Deputado Amaral Peixoto Ostenta o Título de Almirante

Em política, entretanto, aprenderam bastante, emaranhando-se em seu enredo assimilando as suas sutilezas, ao ponto de se tornarem chefes de um partido que possui, característica majoritária.
Visualizar

Amazônia a Terra e o Homem de Araújo Lima

O estudo mais completo, mais complexo, mais científico e mais moderno sobre a Amazônia, devemos a Missão Americana chefiada por William Schurs em 1923-1924.
Visualizar

Miguel Arraes e a Justiça Militar

O antigo dirigente de Pernambuco, que chegou a dominar, politicamente, durante o governo de João Goulart, não é homem que se deixe entorpecer ou acovardar diante das adversidades.
Visualizar

A Amazônia sempre será intocável

A Amazônia é intocável. O governo da República não permitirá a internacionalização da Amazônia. Afirma o presidente marechal Castelo Branco.
Visualizar

Cartas com Pedidos aos Políticos

Algumas cartas, de eleitores brasileiros e americanos, escritas para alguns políticos. Nelas contem os pedidos mais inusitados e engraçados.
Visualizar

A Reforma Integral da Magistratura

Há muito tempo a Justiça do Brasil necessitava de um expurgo muito sério, tomando-se na consideração devida o que dela se afirma, principalmente os causídicos.
Visualizar

O Inconformismo dos Militares das Três Armas

Acabei de ler nos jornais que a oficialidade jovem das três armas, que fez realmente a revolução, não está nada satisfeita com os rumos tomados pelo governo.
Visualizar

Os Desencantados pela Revolução de 31 de março

"[...] muitos milhões de brasileiros que aplaudiram, às primeiras horas, a revolução de 31 de março, estão com ela desencantados, desiludidos mesmo."
Visualizar

Fundação Getúlio Vargas Confirma elevação do Custo de Vida

É difícil entender, o que o ministro da Fazenda chama de estancamento de preços e de contenção do processo de desvalorização da nossa moeda.
Visualizar

Amazônia e a Cobiça Internacional de Arthur Reis

Os que nos substimam, não terão o menor constrangimento em negociar o nosso território que, diante do que vemos e sentimos, não interessa ao Brasil.
Visualizar

Milton Campos Ministro da Justiça em 1965

Dizem que sua maneira de proceder não estava agradando os militares, que por isso mesmo, sabendo ser conciliador demais, sem fibra para as pelejas mais séria, daí a sua substituição.
Visualizar

Conselho de Segurança Nacional

A ideia dos postulantes aos cargos eletivos passarem pelo Conselho de Segurança Nacional não prevalecerá, pois seria um atentado a própria Constituição.
Visualizar

A Política Financeira e a Exportação do Café

De fato, quem assim proceder estará contribuindo para diminuir as culpas dos corruptos que a revolução apeou do poder e são realmente os maiores responsáveis pelo estado de calamidade.
Visualizar

Ministro Roberto Campos pertenceu ao governo de João Goulart

Ministro Roberto Campos, um dos remanescentes do governo de João Goulart, a quem o presidente Castelo Branco acredita piamente.
Visualizar

Afastamento do Comandante da Capitania dos Portos

Quem achava que o afastamento do comandante Gilberto Ferraz da Capitania dos Portos paralisaria a extinção da Cidade Flutuante, se enganou. Ele solicitou sua transferência para a reserva.
Visualizar

Supremo Tribunal Federal liberta Padre Alípio Freitas

Padre Alípio Freitas, agitador comunista, agitador comunista que fora preso logo depois de consumar-se a vitória do movimento de 31 de março.
Visualizar

O Desaparecimento da Cidade Flutuante

Todos sabiam, na direção dos públicos negócios administrativos, que era necessário conter as construções inestéticas que se estavam transformando, tornando feia a frente da cidade.
Visualizar

Entrevista do Marechal Teixeira Lott

Continuam os jornais a comentar, de vários modos, a entrevista que o marechal reformado Teixeira Lott concedeu ao Correio da Manhã, a respeito da situação política nacional.
Visualizar

A Revolução de 31 de março de 1964

A reação desses militares que se congregaram para libertar o país da subversão e da corrupção que nele tomavam proporções alarmantes, conseguindo destruir a trama dos falsos nacionalistas.
Visualizar

Pernambucano Miguel Arraes é Libertado

Há sempre uma satisfação muito grande, dos ministros dessa corte de justiça, quando invalidam os atos emanados do governo que se instalou, oficialmente no Brasil desde 31 de março de 1964.
Visualizar

Desaparecimento do General Humberto Delgado

O próprio governo de Portugal, através do seu orgão informativo, dizia ignorar as passadas do general Humberto Delgado isto para eximir-se de responsabilidades futuras.
Visualizar

Governador Plínio Ramos Coelho perde Apoio

Nossas observações voltam-se agora para 1964. Em nossa capital os políticos estavam, na sua maioria, aplaudindo o governo federal.
Visualizar

Ministro do Supremo Tribunal Federal um Homem Impulsivo

Muitas tem sido as suas atitudes que refletem absoluta falta de serenidade, as vezes em casos destituídos de maior importância. Seus azedumes são mais frequentes.
Visualizar

Golpe militar na República Dominicana

O Congresso Nacional era apenas uma farsa, ou uma impostura, porque os seus componentes, sem moral, viviam submissos a vontade e aos caprichos do governante escrupuloso.
Visualizar

Julgamento das Irregularidades deve ser Imediato

As irregularidades são numerosas e envolvem, segundo é corrente, elementos que se destacam nos governos passados, alguns verdadeiros ídolos de barro que se tornaram ricos no Amazonas e Pará.
Visualizar

Magalhães Pinto Presidente da União Democrática Nacional

A política começou a namorá-lo, procurando atraí-lo com seus encantos e ele, foi envolvido pelas suas malhas. Aquela a quem se entregara, de alma e de coração, era volúvel e inconstante.
Visualizar

Assembleia Legislativa deve dar Permissão para a Justiça

Moralmente, sua obrigação é conceder a licença e não negá-la. Assim pensam as Forças Armadas. É essa opinião do povo.
Visualizar

Reforma da Lei Eleitoral chega à Câmara dos Deputados

Os inconformados vão aglutinar-se para impedir a aprovação das duas proposições moralizadoras, que não servem, positivamente, as conveniências políticas.
Visualizar

O Descontentamento de Magalhães Pinto

Considerou o entrevistado sem usar de subterfúgios, que fora vítima de uma deslealdade do governo federal.
Visualizar

Justiça Aprecia Inquéritos Policiais Militares (IPM)

Era essa, na realidade, a impressão generalizada, situando mal os membros da magistratura e, também, de modo particular, o Procurador Geral do Estado, que é o chefe do Ministério Público.
Visualizar

Retração de Crédito na Indústria e Comércio

A retração bancária, chega a ser perigosa à continuação de seus negócios, tendo-se observado, notadamente no sul, centro e nordeste do país, algumas falências e concordatas.
Visualizar

O Primeiro ano da Revolução e os Problemas Econômicos

Aristóphano Antony escreve sobre a realidade econômico-financeira do país, no primeiro trimestre do ano em que a revolução completa 1 ano.
Visualizar

As gralhas Jornalísticas nos Periódicos de Manaus

Nem mesmo D. Pedro II escapou das gralhas, ao sofrer um pequeno acidente, torceu o pé. Dias depois o jornal ao invés de dizer que ele havia usado muletas para se mover, disse mulatas.
Visualizar

A Imperdoável Traição de Judas

Todos os cristãos sabem o que sucedeu quando o Redentor morreu pregado ao humilhante e tosco madeiro. A humanidade não esquece, por impossível, esse episódio secular.
Visualizar

Agremiações Políticas Disputam a Presidência do Brasil

Estas são as Agremiações que disputarão as eleições para Presidente do Brasil: UDN com Carlos Lacerda, PTB com candidato próprio.
Visualizar

A Carta Magna do Amazonas se deu na Constituinte

Andei um tempo, já se vão dois decênios que se perdem mas brumas da distância, fantasiado de deputado. Foi na Constituinte, que se deu ao Amazonas a atual Carta Magna.
Visualizar

Fundação da Associação Amazonense de Imprensa

A data de 10 de abril foi marcada para a Instalação definitiva da Associação Amazonense de Imprensa. Álvaro Maia apoiou moral e materialmente e presidiu a eleição da primeira diretoria.
Visualizar

General Mourão Filho Verdadeiro Chefe Militar da Revolução

Se outros generais tramavam, com as maiorias cautelas, os revolucionários que já estavam em ação, dispostos a enfrentar perigos e reações, ignoravam inteiramente.
Visualizar

Judiciário e Legislativo anulam os Atos Revolucionários

Pensamos, igualmente, no papel, que representaram nos numerosos inquéritos feitos em todo o país, bacharéis e militares de várias patentes, do Exército, notadamente, incumbidos dos IPM.
Visualizar

Harmonia Entre os Três Poderes da República

É o Executivo que predomina sempre, sem dúvida por ser o guardião das finanças, destas dependendo, portanto, os dois outros órgãos, para o seu funcionamento normal.
Visualizar

Leonel Brizola Agitador Incorrigível

Colhido de surpresa pela revolução, Leonel Brizola viaja para Porto Alegre, onde pensava organizar a reação. E tentou de fato, chefiá-la.
Visualizar

Constituição Reafirmação da Democracia

O que a revolução nos assegurou, ou deixou de nos assegurar, enseja no julgamento popular conceitos nem sempre justos, embora discutíveis, sobre benefícios e suas falhas lamentáveis.
Visualizar

O Silêncio de Washington Luís no Exílio

A dignidade do veterano estadista o exaltava, portanto, cada vez mais. Nesse mutismo se conservou sempre, esquivando-se as perguntas sobre a política do Brasil.
Visualizar

Magalhães Júnior Procura Ofuscar a Vida e Obra de Ruy Barbosa

O escritor cearense colecionou tudo quanto de perverso se escreveu sobre a personalidade ímpar do grande brasileiro, a fim de situá-lo mal no conceito popular.
Visualizar

A Eleição de Faria Lima em São Paulo

A prova disso é que os candidatos apoiados pelo PSD, UDN, PTB e PSP, não lograram votações estimáveis, não tivera, como seria de esperar, sufrágios condignos.
Visualizar

Declarações do Marechal Castelo Branco sobre a Revolução

As afirmativas do Marechal Castelo Branco e de seus ministros foram, realmente, confortadoras e oportunas.
Visualizar

A Retração Bancária no Comércio de Manaus

Já é notória a falta de dinheiro e retirá-lo dos estabelecimentos bancários, somente conseguem aqueles que possuem gabarito e patrimônio que garanta a operação.
Visualizar

Eleição para Presidente da República em 1966

Se, realmente, o povo chegar a ser chamado para escolher o futuro dirigente do país, dentro das exigências impostas pela Nova Lei Eleitoral.
Visualizar

General do Exército Brasileiro Pery Beviláqua

Esse general Pery Beviláqua, de quem tanto falam os jornais, é uma das personalidades mais altivas do Exército Brasileiro.
Visualizar

As Campanhas Políticas no Brasil sempre partem para os insultos

Os candidatos e seus "camelots" bem como os pasquineiros que fariam Aretino corar de vergonha, se não descuram de falar, com insistência em Democracia e Liberdade.
Visualizar

O Primeiro Aniversário da Revolução de 1964

O Governo Revolucionário, segundo se afirma, continua interessado em conter a inflação que tanto tem aviltado a nossa moeda
Visualizar