O trabalho do pensador, jornalista e diretor do Jornal A tarde Aristóphano Antony está reunido neste acervo que traz vários recortes de artigos criados por ele e publicados no periódico O Jornal.
Comemoração de 1 ano da Revolução de 1964
Em sua coluna no O Jornal, quase um ano após a revolução ocorrida no Brasil, Aristóphano Antony faz um balanço dos seus principais resultados.
É preferível para elas o ignorante, que seja dócil, sem vontade própria e sem discernimento, ao erudito que não se deixa, sem protesto, dominar e vencer pelos velhacos da política nacional.
Lei das incompatibilidades Chega ao Congresso Nacional
Contrariamente ao esperado, a Lei das Incompatibilidades que o governo mandou para a apreciação do legislativo, não é drástica como se imaginava, mas branda.
As diferenças entre a República Velha e a política em 1965
Se na República Velha os defeitos eram muitos, as virtudes também existiam. Se um partido perdia, ficando na oposição, os seus elementos continuavam fieis aos seus programas.
Os Problemas de Alimentação e Transporte na Amazônia
Eram positivas suas intenções, mas os contratempos apareceram e interromperam a execução de seu trabalho. O povo do sul não tem noção do tamanho do nosso Estado.
Achamos que há, realmente, motivo para pensarem assim, a revolução, que parecia disposta a punir corruptos e subversivos, foi sendo tolhida e acabou nada fazendo daquilo que estava previsto.
Gosto de reler, sempre que posso os Anais das Casas Legislativas, dos últimos anos do Império e dos primeiros anos da República para verificar como se travavam os debates.
As Manifestações Populares Contra o Regime Militar
Esclareceram as notícias que os tumultos provocados pelos estudantes, numa das principais ruas de São Paulo, foi por causa da nova modalidade de tráfego de veículos.
Da revolução de abril de 1964, há também passagens pilhéricas, inclusive uma, igual a de Viriato Correia, da qual foi protagonista conhecido contraventor.
Mas não modifica, para melhor, o seu procedimento, porque o que lhes trás é fomentar discórdias, é finalmente provocar sizânias, no entreposto a todos os aspectos errôneos.
Bloco Revolucionário em apoio ao Presidente Castelo Branco
Os que pertencem a este grupo parlamentar vivem sempre atentos as clarinadas do governo, prontos para servir e obedece-lo por entenderem que é bem melhor estar nas graças do situacionismo.
A auréola de certos deuses são demasiado tênues para vencer a patina do tempo que apaga, ao sopro dos ventos alíneros, a orla luminosa que lhes cinge a cabeça.
Consequências do Movimento de 31 de março na Política Brasileira
A João Goulart, jamais negou apoio e elementos das suas hostes, inclusive na qualidade de ministros de Estado, asseguravam cobertura ao dirigente do país.
Supremo Tribunal Federal poderá Rever Cassação de Mandatos
Artigo sobre a subemenda apresentada pelo deputado pessedista Nelson Carneiro concedendo poderes ao Supremo Tribunal Federal de cassação aos direitos políticos durante a Ditadura Militar.
Adiantava o fabulista, dentre outras coisas, que ela é o veículo da verdade, mas também a pior coisa que há no mundo, por ser a causa de todas as questões, disseminadora de erros e calúnias.
O trabalho dos congressistas, no tocante as pretensões oficiais, será sempre em sentido contrário, a fim de não prestigiar, jamais, tudo que tiver o sinete revolucionário.
A Demora na Análise dos Inquéritos Policiais Militares-IPM
Continuam correndo os dias, uns lentos, outros velozes e os Inquéritos Policiais Militares que foram enviados à Justiça, vai para um ano, ainda estão sendo cozinhados em água fria.
Deputado Amaral Peixoto Ostenta o Título de Almirante
Em política, entretanto, aprenderam bastante, emaranhando-se em seu enredo assimilando as suas sutilezas, ao ponto de se tornarem chefes de um partido que possui, característica majoritária.
O estudo mais completo, mais complexo, mais científico e mais moderno sobre a Amazônia, devemos a Missão Americana chefiada por William Schurs em 1923-1924.
O antigo dirigente de Pernambuco, que chegou a dominar, politicamente, durante o governo de João Goulart, não é homem que se deixe entorpecer ou acovardar diante das adversidades.
Há muito tempo a Justiça do Brasil necessitava de um expurgo muito sério, tomando-se na consideração devida o que dela se afirma, principalmente os causídicos.
Acabei de ler nos jornais que a oficialidade jovem das três armas, que fez realmente a revolução, não está nada satisfeita com os rumos tomados pelo governo.
Dizem que sua maneira de proceder não estava agradando os militares, que por isso mesmo, sabendo ser conciliador demais, sem fibra para as pelejas mais séria, daí a sua substituição.
A ideia dos postulantes aos cargos eletivos passarem pelo Conselho de Segurança Nacional não prevalecerá, pois seria um atentado a própria Constituição.
De fato, quem assim proceder estará contribuindo para diminuir as culpas dos corruptos que a revolução apeou do poder e são realmente os maiores responsáveis pelo estado de calamidade.
Quem achava que o afastamento do comandante Gilberto Ferraz da Capitania dos Portos paralisaria a extinção da Cidade Flutuante, se enganou. Ele solicitou sua transferência para a reserva.
Todos sabiam, na direção dos públicos negócios administrativos, que era necessário conter as construções inestéticas que se estavam transformando, tornando feia a frente da cidade.
Continuam os jornais a comentar, de vários modos, a entrevista que o marechal reformado Teixeira Lott concedeu ao Correio da Manhã, a respeito da situação política nacional.
A reação desses militares que se congregaram para libertar o país da subversão e da corrupção que nele tomavam proporções alarmantes, conseguindo destruir a trama dos falsos nacionalistas.
Há sempre uma satisfação muito grande, dos ministros dessa corte de justiça, quando invalidam os atos emanados do governo que se instalou, oficialmente no Brasil desde 31 de março de 1964.
O próprio governo de Portugal, através do seu orgão informativo, dizia ignorar as passadas do general Humberto Delgado isto para eximir-se de responsabilidades futuras.
Ministro do Supremo Tribunal Federal um Homem Impulsivo
Muitas tem sido as suas atitudes que refletem absoluta falta de serenidade, as vezes em casos destituídos de maior importância. Seus azedumes são mais frequentes.
O Congresso Nacional era apenas uma farsa, ou uma impostura, porque os seus componentes, sem moral, viviam submissos a vontade e aos caprichos do governante escrupuloso.
As irregularidades são numerosas e envolvem, segundo é corrente, elementos que se destacam nos governos passados, alguns verdadeiros ídolos de barro que se tornaram ricos no Amazonas e Pará.
Magalhães Pinto Presidente da União Democrática Nacional
A política começou a namorá-lo, procurando atraí-lo com seus encantos e ele, foi envolvido pelas suas malhas. Aquela a quem se entregara, de alma e de coração, era volúvel e inconstante.
Reforma da Lei Eleitoral chega à Câmara dos Deputados
Os inconformados vão aglutinar-se para impedir a aprovação das duas proposições moralizadoras, que não servem, positivamente, as conveniências políticas.
Era essa, na realidade, a impressão generalizada, situando mal os membros da magistratura e, também, de modo particular, o Procurador Geral do Estado, que é o chefe do Ministério Público.
A retração bancária, chega a ser perigosa à continuação de seus negócios, tendo-se observado, notadamente no sul, centro e nordeste do país, algumas falências e concordatas.
Nem mesmo D. Pedro II escapou das gralhas, ao sofrer um pequeno acidente, torceu o pé. Dias depois o jornal ao invés de dizer que ele havia usado muletas para se mover, disse mulatas.
Todos os cristãos sabem o que sucedeu quando o Redentor morreu pregado ao humilhante e tosco madeiro. A humanidade não esquece, por impossível, esse episódio secular.
Andei um tempo, já se vão dois decênios que se perdem mas brumas da distância, fantasiado de deputado. Foi na Constituinte, que se deu ao Amazonas a atual Carta Magna.
A data de 10 de abril foi marcada para a Instalação definitiva da Associação Amazonense de Imprensa. Álvaro Maia apoiou moral e materialmente e presidiu a eleição da primeira diretoria.
General Mourão Filho Verdadeiro Chefe Militar da Revolução
Se outros generais tramavam, com as maiorias cautelas, os revolucionários que já estavam em ação, dispostos a enfrentar perigos e reações, ignoravam inteiramente.
Judiciário e Legislativo anulam os Atos Revolucionários
Pensamos, igualmente, no papel, que representaram nos numerosos inquéritos feitos em todo o país, bacharéis e militares de várias patentes, do Exército, notadamente, incumbidos dos IPM.
É o Executivo que predomina sempre, sem dúvida por ser o guardião das finanças, destas dependendo, portanto, os dois outros órgãos, para o seu funcionamento normal.
O que a revolução nos assegurou, ou deixou de nos assegurar, enseja no julgamento popular conceitos nem sempre justos, embora discutíveis, sobre benefícios e suas falhas lamentáveis.
A dignidade do veterano estadista o exaltava, portanto, cada vez mais. Nesse mutismo se conservou sempre, esquivando-se as perguntas sobre a política do Brasil.
Magalhães Júnior Procura Ofuscar a Vida e Obra de Ruy Barbosa
O escritor cearense colecionou tudo quanto de perverso se escreveu sobre a personalidade ímpar do grande brasileiro, a fim de situá-lo mal no conceito popular.
A prova disso é que os candidatos apoiados pelo PSD, UDN, PTB e PSP, não lograram votações estimáveis, não tivera, como seria de esperar, sufrágios condignos.
Já é notória a falta de dinheiro e retirá-lo dos estabelecimentos bancários, somente conseguem aqueles que possuem gabarito e patrimônio que garanta a operação.
As Campanhas Políticas no Brasil sempre partem para os insultos
Os candidatos e seus "camelots" bem como os pasquineiros que fariam Aretino corar de vergonha, se não descuram de falar, com insistência em Democracia e Liberdade.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.