Acervo com matérias sobre curiosidades e datas históricas do periódico O Jornal, que já foi considerado o matutino de maior circulação no Estado do Amazonas.
Comércio proibido em Manaus: marreteiros
Surgiram há mais de uma década e se espalharam pelas calçadas. Eram as chamadas 'lojas rasteiras', que vendiam de tudo, até 'suspensório pra cobra'.
As pilhas, um total de 1.500 caixas, chegaram pelo navio Cynthia e foram distribuídas no comércio da Zona Franca já todas vendidas, mesmo com um valor mais caro que as importadas.
Avenida Presidente Castelo Branco, antiga Waupés, inaugurada em 31 de março em comemoração ao 4º aniversário da Revolucão de 1964 na administração do prefeito Paulo Pinto Nery.
Fachada do antigo prédio na Rua Miranda Leão, que serviu inicialmente de sede da Colônia Sírio Libanesa em Manaus, depois foi sede do Atlético Barés Clube.
Danilo de Mattos Areosa e o coronel Omar da Silveira marcaram presença na inauguração da Granja da Polícia Militar do Estado localizada no Km 95 da AM-010 (rodovia Manaus-Itacoatiara).
A Firma Imporbrás, Importadora Brasileira, localizada na rua Rui Barbosa centro de Manaus, foi a escolhida para oferecer os planos de viagem da IBERIA.
Fábrica Baré, Indústria Amazonense de Bebidas, situada a rua José Clemente, centro de Manaus. Nas imagens, a fachada da Fábrica e as máquinas utilizadas para engarrafar os refrigerantes.
Professor Pedro Silvestre e o Título de Cidadão de Manaus
Na edição de 28 de dezembro do O Jornal, foi publicada a homenagem ao professor Pedro Silvestre da Silva, que sempre foi um batalhador da causa do ensino em nossa terra.
Aérea do conjunto residencial com 362 casas construídas no bairro da Raiz. As casas foram construídas pela Companhia de Habitação do Amazonas, COHAB-AM.
Distribuído à imprensa pela Inspetoria Regional de Estatística do IBGE o boletim informativo que afirmava a existência de 740.010 almas no Amazonas, contra 514.099 do recenseamento de 1950.
Em visita a Manaus, o novo comandante do 4º Distrito Naval contra-almirante Octávio José Sampaio Fernandes, foi recebido no Aeroporto de Ponta Pelada pelo governador Danilo Areosa.
Trecho da Rua Tapajós, entre as ruas Leonardo Malcher e Ramos Ferreira. Antes a rua era um grande buraco, após terraplanagem transformou-se em uma importante via pública.
Obra na Rua Waupés, realizada na administração do prefeito Paulo Pinto Nery. Após inaugurada, a rua receberia o nome de Avenida Castelo Branco em homenagem ao falecido presidente do Brasil.
Ana Maria Lima Araújo, eleita Rainha do Carnaval da Zona Franca de 1968. Ana Maria ganhou como prêmio passagens para se hospedar em um hotel de luxo em Miami, Estados Unidos.
O jato perdeu um pedaço da sua asa quando bateu na cruz da Igreja dos Remédios. Observe os pedaços que caíram sobre a praça, a torre da igreja danificada pelo forte impacto.
Imagem do avião da Companhia de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, no aeroporto de Manaus, que lançou suas linhas domésticas de Manaus para Boa Vista, território de Roraima.
Imagem das máquinas modernas da Fábrica de Tecidos Matinha S.A que estavam sendo utilizadas em fase experimental na tecelagem de juta. A empresa era na Matinha, atual Presidente Vargas.
Na foto, a primeira dama do Amazonas Violeta Areosa corta a fita simbólica de inauguração do “Grupo Escolar Ministro Waldemar Pedrosa” no município de Parintins, interior do Amazonas.
Imagem da tradicional procissão em homenagem a São Cristóvão, patrono dos motoristas. Na imagem a procissão cumpre a programação e passa pela Avenida Eduardo Ribeiro.
Miss Educação 1968, professora Marciléia Carvalho, representante da Secretaria de Educação no Concurso Miss Funcionária Pública. O concurso de beleza era promovido pelo Fazendário Clube.
Em viagem pelo interior do Amazonas, o governador Danilo Areosa inaugurou a Central Elétrica no município de Humaitá construída pela Central Elétrica do Amazonas S.A. - Celetramazon.
De autoria de Severiano Porto, o Restaurante Chapéu de Palha, dotado de cozinha regional, foi inaugurado em 24 de fevereiro de 1968, no bairro de Adrianópolis.
Recorte de jornal sobre a solenidade de inauguração do novo prédio da Alfândega de Manaus que ocorreu no dia 17 de janeiro de 1909. Com a presença da população e de autoridades.
Fotografia tirada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes dos amigos de longa data, o Capitão Lóris Cordovil e Heliando Maia. O Capitão é filho do ex prefeito de Manaus.
Apresentação dos novos uniformes das comissárias de voo da empresa Avianca. Os uniformes receberam bênção papal após serem utilizados no início do Congresso Eucarístico Internacional.
Imagem do grupo de empresários que compareceram à inauguração da nova sede comercial do Banco Comercial do Pará, na Rua Guilherme Moreira, ao lado da agência da VASP, em Manaus.
Imagem das máquinas da fábrica de rações construída e montada tecnicamente pela Indústria Moageira de Trigo Amazonas S.A., em terreno vizinho ao Moinho de Trigo, na Colônia Oliveira Machado.
Matérias sobre a inauguração da linha de ônibus entre Manaus para o Rio Preto, feita pela Empresa Aruetê Ltda. Mesmo com preços reduzidos a Empresa oferecia conforto aos seus passageiros.
Foto do deputado Raimundo Parente junto ao senador Desiré Guarany e Silva, enquanto almoçavam e conversavam no Palácio do Rádio, convidados pela Sra. Maria de Lourdes diretora do O Jornal.
Alberto Rodrigues do Nascimento do município de Itacoatiara, recebeu das mãos da primeira do Estado, Sra. Violeta de Mattos Areosa, o cheque referente ao primeiro prêmio da Loteria Estadual.
Interior da oficina de eletrônicos de propriedade do sr. Isaac Benchimol. A oficina estava preparada para substituir as peças de qualquer aparelho importado pela Zona Franca de Manaus.
Matéria sobre a construção da sede regional do INPS, Instituto Nacional de Previdência Social, na esquina das ruas Guilherme Moreira e Quintino Bocaiuva.
Foto da Estrada do Contorno, trecho de ligação ao Aeroporto de Ponta Pelada. A obra foi realizada pela Firma dos Irmãos Prata, no governo do prefeito Paulo Pinto Nery.
Comandada pelo engenheiro Orlando Holanda Cabral, o Departamento Rodoviário Municipal, fez a ligação da Rua Tefé à Dr. Machado, aproximando o Japiim do centro e a outros bairros adjacentes.
Matéria sobre a manutenção do tradicional calçamento da Praça São Sebastião. Intocável, foi assim que o interventor da cidade, Paulo Pinto Nery se referiu à Praça São Sebastião.
Foto dos aparelhos eletrônicos que formavam o mostruário da Firma Peikard, do Panamá. Em Manaus, a firma Peikard era representada pela Firma L. Barros e Cia, de Flávio Barros.
Imagem do início dos trabalhos de construção, com o lançamento da Pedra Fundamental, da Cidade Universitária localizada na Estrada do Contorno, Bairro Japiim.
Foto tirada, a noite, da Eduardo Ribeiro toda decorada para as festas de fim de ano, com luzes multicoloridas e muita arte. A população parabeniza os decoradores pelo lindo trabalho.
Com a inauguração da nova iluminação o Parque Amazonense poderá receber partidas noturnas. A noite irá se transformar em dia com os 100 refletores de 1.500 walts cada.
Matéria sobre a restauração e adaptação de um prédio no centro de Manaus onde ficariam instalados os cursos de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Amazonas.
Matéria sobre um bosque que se criou na avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus, onde era o edifício da Sociedade Amazonense de Professores, com dois pavimentos e que desabou.
Na gestão do prefeito Paulo Pinto Nery (1967-1971), ocorreu diversas obras nas ruas na cidade de Manaus. Na imagem vemos um trecho da rua Ramos Ferreira que passou por este trabalho.
Tendo ao fundo o Teatro Amazonas, na praça de São Sebastião, a firma Cimaza, do grupo J.G Araújo apresentou os utilitários, jeeps e pick-ups, da famosa marca inglesa da Land Rover.
O presidente da República, Artur da Costa e Silva, esteve em Manaus e participou da entrega das lanchas destinadas a Campanha de erradicação da malária no Amazonas.
É nosso! Este foi o grito dos "fastianos" quando o governador do Estado do Amazonas, Danilo Areosa, cortou a fita simbólica de inauguração da Sede do Nacional Fast Clube em Manaus.
Na imagem a avenida Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro, centro de Manaus, destaque para o edifício Lobrás, ao centro. No cruzamento das avenidas, hoje o já demolido prédio.
Em visita à Manaus, o ministro da agricultura Ivo Arzua, inaugurou o Supermercado da Companhia Brasileira de Alimentação - Cobal, situado na Rua Marcílio Dias, centro de Manaus.
Recorte de jornal sobre a instalação do Distrito Industrial de Manaus, instalado em 7 de outubro de 1968, que tem o objetivo de contribuir para a economia do estado.
Multidão foi ao aeroporto de Ponta Pelada, receber Edson Arantes do Nascimento, "Pelé", com a equipe de futebol do Santos. O time veio para o jogo histórico contra o Fast Clube de Manaus.
Em 1968, o presidente da República, marechal Artur da Costa e Silva foi agraciado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas com o título de Cidadão Benemérito.
Maria de Fátima Acris viajou para Miami para acompanhar a final do Miss Universo. Na mala levou um presente típico do município de Coari para ser entregue ao prefeito de Miame Beach.
O Jornal entrevistou o Dr. Inaldo Lugi, presidente da IPLAM, Indústria e Pasteurização do Leite do Amazonas Ltda, a primeira indústria a se firmar na Zona Franca de Manaus em 1968.
Durante a década de 1960 os jornais registraram o aparecimento de "discos voadores" no céu de Manaus. O Clube contava com o um Estatuto aprovado em Assembleia Geral em 23/12/1967.
Foto aérea do Ginásio Estadual Presidente Castelo Branco, construído dentro da programação governamental, foi inaugurado dia 9 de agosto de 1968, no bairro de São Jorge.
O Nacional Futebol Clube comemorou com um coquetel oferecido aos jornalistas e com uma exposição dos troféus ganhos com muita raça pela agremiação, os seus 56 anos de fundação.
Na imagem do O Jornal aparece a confusão que era, e que ainda continua nos dias de hoje, na rua Marechal Deodoro, conhecida popularmente por bate palma no centro de Manaus.
Matéria sobre a importante homenagem do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas a José Bernardo Cabral. No IGHA ele irá ocupar a poltrono do historiador Capistrano de Abreu.
As motocicletas Kawasaki, mostradas na foto, foram lançadas pela loja Tv Lar da Avenida Joaquim Nabuco, 78. As motocicletas japonesas com linhas modernas, eram vendidas na Zona Franca.
Matéria feita sobre a visita do governador Danilo Areosa às obras de recuperação da Ponte Benjamin Constant, a "Ponte de Ferro" localizada na Avenida Sete de Setembro.
Aposta entre um torcedor do Fast e sua vizinha torcedora do Nacional. Se o Nacional perdesse, a vizinha lhe daria dinheiro, mas se o Nacional vencesse o fastiano iria se vestir de mulher.
Chegada do avião da empresa Comarco do Brasil Ltda que trouxe os produtos para a inauguração de sua nova loja em Manaus. A Loja iria vender produtos importados para pronta entrega.
O prefeito de Manaus Paulo Nery inaugurou os novos boxes do Mercado Central, na Rua dos Barés, ao lado do antigo pavilhão da carne. Os boxes antigos foram substituídos pelos de alvenaria.
Inauguração do prédio da Central Elétrica do Amazonas – Celetramazon em Benjamin Constant, que contou com a presença do governador Danilo Areosa, em viagem pelo rio Solimões.
Matéria sobre a reforma do Hospital Colônia Eduardo Ribeiro feita pela empresa A firma Irmãos, Prata S.A. A reforma possibilitou a construção da Secção de Psiquiatria Forense na instituição.
Notícia sobre a festa de lançamento da Revista Cinéfilo. A primeira revista da região sobre o universo do cinema, circulará mensalmente em Manaus, trazendo informações sobre a sétima Arte.
Convite para a inauguração do Grupo Escolar Hermenegildo de Campos, com 720 novas vagas, que ficava no bairro Presidente Vargas. A inaguração se deu no governo de Danilo Areosa.
Artista renomado na cidade, o pintor recebeu nesse dia o senador Álvaro Maia, Flávio Britto, Flexa Ribeiro e os jornalistas nacionais do O Globo, Jornal do Brasil e Correio da Manhã.
Nas imagens podemos ver o novo Mercado Dorval Porto que substituiu as antigas barracas da feira do Seringal Miri. O Mercado foi construído no governo de Danilo Areosa e Paulo Nery.
Por indicação do governador Danilo Areosa e homologado pela Assembleia Legislativa do Amazonas, para assumir o cargo de prefeito da cidade de Manaus, o Sr. Paulo Pinto Nery.
Condecoração da Cruz Vermelha ao Governador do Amazonas
Em face aos relevantes serviços prestados ao Amazonas, foi entregue pela Cruz Vermelha, a condecoração "Cruz de Distinção" ao governador Plínio Ramos Coelho.
Celebração dos 80 anos da fundação da Santa Casa de Misericórdia. Criada nos idos de 1880 por iniciativa do 19 º Presidente da Província José Clarindo de Queiroz.
A História do Sindicato dos Estivadores de Manaus, também conhecido por União dos Trabalhadores do Porto, é relembrar a História da própria evolução do direito social em nosso Estado.
Matéria sobre o Estádio do Parque Amazonense, onde aconteciam grandes partidas de futebol em Manaus. Está localizado no bairro da antiga Vila Municipal, atual Adrianópolis.
Fundada na Província do Amazonas em 1876 a briosa Polícia Militar comemorou seus 91 anos (1967) com um desfile de sua tropa na presença de autoridades.
O Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI, criado em 1946 pelo idealista Robert Simonsen, comemorou no dia 1º de julho, vinte anos de fundação.
Imagem das casas flutuantes que se aglomeravam na frente da cidade e que ficou conhecida como Cidade Flutuante. Sua extinção se deu no governo de Arthur Reis na década de 1960.
Propaganda publicada no O Jornal sobre a inauguração em janeiro de 1963 das tão aguardadas lojas Braga e Cia. Uma localizada na Eduardo Ribeiro a outra na Joaquim Sarmento.
Inauguração do Supermercado da Sumesa que tinha os preços mais baratos da cidade de Manaus. O Sumesa ficava localizado na avenida Sete de Setembro esquina com Marechal Deodoro.
Matéria sobre a futura sede da nova Agência do Banco Nacional do Norte S.A, localizado na avenida Sete de Setembro, centro de Manaus, por trás da Igreja Matriz.
Por determinação do juiz da Vara da Família, dr. José dos Reis Teixeira, os menores de idade que fossem encontrados dirigindo veículos, mesmo tendo CNH, deveriam ser presos.
Inauguração da Lavanderia Lavabem, que contou com as bençãos do padre João, da paróquia dos Remédios. O prédio de dois andares contava com os melhores equipamentos para lavagem de roupas.
Recorte de uma matéria do "O Jornal" feita sobre a celebração do aniversário de nascimento da senhora Balbina Mestrinho, mãe do ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho.
O Rádio Operador de voo Antônio Damasceno, paraense, tem um recorde de 10.000 horas de voo. A curiosidade é que Damasceno atingiu esta marca voando somente na Lóide Aéreo.
Inauguração em Manaus da Exposição Flutuante apresentada pelo governador Gilberto Mestrinho do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek no navio Maué ancorado no porto da cidade.
Fundado pelo pinto amazonense Moacir Couto de Andrade em nossa cidade o Museu de Arte Popular do Amazonas. Segundo Moacir a finalidade do Museu é cultuar a Arte de nossa região.
Matéria sobre o trabalho de asfaltamento realizado pela Prefeitura Municipal de Manaus na Rua Visconde de Porto Alegre trecho entre a Sete de Setembro.
Imagem dos bombeiros e populares que ajudaram a controlar o incêndio que atingiu a lancha Sara Kubitschek, dois motores atracados no pontão e mais uma alvarenga carregada de juta.
Antigo prédio, já demolido, onde funcionou o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, na avenida Eduardo Ribeiro com José Clemente e que poderia desabar a qualquer momento.
Segundo a diretora Dulcinéia do IEA, a proibição do uso da calça Lee no ano letivo, se deu porque os pais já compraram as fardas de seus filhos e seria um gasto a mais para eles.
A nova sede do Partido Trabalhista Brasileiro, localizada na avenida Getúlio Vargas será inaugurada em Manaus. Na nova sede serão traçadas as diretrizes para a atuação do PTB no Amazonas.
Anúncio do lançamento do filme Ben-Hur que aconteceu no Cine Teatro Politeama, com sessões especiais. No anúncio diz que a duração do filme são de 4 horas com intervalo de 10 minutos.
Os cookies necessários ajudam a tornar um site utilizável, permitindo funções básicas como navegação de páginas e acesso a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Os cookies de preferência permitem que um site lembre informações que muda a maneira como o site se comporta ou parece, como sua linguagem preferida ou a região que você está.
A estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de sites a entender como os visitantes interagem com os sites, coletando e relatando informações anonimamente.
O marketing
Cookies de marketing são usados para rastrear visitantes em sites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e envolventes para o usuário individual e, portanto, mais valiosos para editores e anunciantes terceirizados.
Não classificado
Cookies não classificados são cookies que estamos em processo de classificação, juntamente com os fornecedores de cookies individuais.