Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias

compartilhe

Em Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias: uma homenagem a João Batista de Faria e Sousa, você terá a oportunidade de conhecer não somente a explicação do surgimento das vias da cidade de Manaus, mas também todo um conjunto de descrições sobre vários outros aspectos da nossa urbe, desde a história de personagens conhecidos até a preocupação do poder público com o abastecimento de água, passando, inclusive por uma tentativa de golpe militar local e contra um importante governador do Amazonas, no final do século XIX.

Fatos estes todos conectados às duas avenidas, muito bem dissecados pelo notável “J. B.”. Faria e Sousa escrevia seus artigos em periódicos e, especialmente, no Diário Oficial do Estado (DOE) que, ao contrário dos dias atuais, possuía um caráter muito mais informativo do cotidiano amazonense do que o de mero divulgador de atos administrativos.

Inclusive, ao prestar esta honra a Faria e Sousa, Durango Duarte também faz um alerta ao poder público: que busque com urgência a devida organização e revitalização do acervo de DOE que ainda resiste. Caso contrário, corre-se o risco da perda definitiva de verdadeiros tesouros sobre a história do Amazonas.

Leia o livro nas seguintes plataformas:

 Google Books

 SlideShare

 PDF

Capa do livro Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias – Uma homenagem a João Batista de Faria e Sousa


Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias

Informações técnicas


Autor: Durango Duarte

Título: Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias: uma homenagem a João Batista de Faria e Sousa

Páginas: 153

Ano: 2014

Publicações


 Informação é tudo! (2005)

 Manaus, entre o passado e o presente (2009)

 Caso Delmo: o crime mais famoso de Manaus (2011)

 343 Manaus (2012)

 61 dias em 1964: 50 anos do Golpe Militar (2014)

 Livro:Um historiador, alguns fatos inéditos e muitas histórias (2014)

 DD Charges (2014)

 Imprensa Amazonense (2015)

 Crônica de Manaus (2016)

sobre o autor

Articulista-Durango-Duarte Durango Duarte é empresário, publicitário, escritor e pesquisador. É Diretor-Presidente do Instituto Durango Duarte e CEO das empresas #PESQUISA365 e The Voice. Nasceu em 11 de novembro de 1963, em Cachoeira do Sul/RS e veio com a família à capital amazonense em fevereiro de 1975. Apaixonado pela história, pelas memórias de Manaus.

 

 

CONHEÇA O INSTITUTO

O Instituto Durango Duarte (IDD) é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins não econômicos. Inaugurada em 15 de abril de 2016, sua sede está localizada na rua Professor Samuel Benchimol, 477, Passeio do Mindu – Parque Dez de Novembro.

O IDD realiza, promove e patrocina reuniões, palestras e cursos; gerencia e sistematiza fontes secundárias de conteúdo político, histórico, social e econômico; lança produções literárias próprias ou de terceiros, e elabora e divulga editais, independentes ou em parceria com instituições congêneres, órgãos públicos e privados, sempre estimulando a produção literária.

Destinado ao público em geral, sejam residentes ou não na capital amazonense, o IDD disponibiliza para consulta uma unidade de informação especializada nas áreas de Ciência Política e de História contemporânea de Manaus, do Amazonas, do Brasil e dos países de língua portuguesa. Seu acervo é composto por livros, jornais digitalizados, diários oficiais, revistas, fotografias, cartografias, material audiovisual e acervos iconográfico e documental.

Comentários: